A reinvenção da marmelada: diferentes gerações no Circo do Povo em Uberaba MG

BATISTA, Cássia Magaly. A reinvenção da marmelada: diferentes gerações no Circo do Povo em Uberaba MG. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, 2019.

Palavras-chave: Circo do Povo, Circo Social, Circo em Uberaba, Palhaços, Artes Circenses.

Resumo: Este trabalho documenta e reflete sobre parte da história de reinvenção do Circo, por meio de entrevistas, memórias, levantamento de reportagens da mídia impressa, e de bibliografia específica sobre o Circo do Povo, de Uberaba, MG, equipamento cultural itinerante inaugurado em 1983, e que ainda está em funcionamento. Partindo da memória da autora – que traça um panorama sobre a influência do Circo-Teatro no imaginário de uma criança moradora de uma pequena cidade do interior do triângulo mineiro (Campo Florido), no final dos anos 1960 e início da década de 1970, e da análise das transformações por que passou o Circo a partir dos anos 1970, tomando como base a cidade de Uberaba MG, é feito um trabalho de reflexão sobre as formas de expressão artística, ensino e aprendizagem da Arte Circense no período. Como recorte de pesquisa, é feita a análise da trajetória de três artistas da cidade, que atuaram ou atuam no Circo do Povo, e que percorreram diferentes caminhos até a profissionalização, ampliando essa análise ao comparar o que ocorria, e ocorre, no âmbito nacional, neste mesmo período.

Link: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28091

5/5