Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador

ARAÚJO, Fábio César Lobato de. Palhaços de rua: transcorpografia na performance de dois vendedores de rua em Salvador. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, 2006.

Palavras-chave: Etnografia; Vendedor de Rua; Performance; Palhaço; Clown; Cômico dell’Arte; Teatralidade; Espetacularidade; Baianedade; Etnocorpografia.

Resumo: Esta dissertação atingiu três objetivos. O primeiro deles consistiu na tentativa em definir a atividade de vendedores ambulantes de rua como Performance do cotidiano. Para tal, buscouse fazer um paralelo da performance desses vendedores com a do Palhaço de Circo, a do Clown e a do Cômico dell? Arte do início do Século XVI. O segundo objetivo compreendeu a descrição e análises das performances de dois vendedores de rua da Cidade de Salvador. Finalmente apresentou-se um processo metodológico pertinente à abordagem artística do trabalho, pois a dissertação teve um caráter teórico-prático. Construiu-se um processo metodológico próprio para o desenvolvimento do trabalho de campo, a qual foi nomeada de Transcorpografia. Foi através da Etnografia que se fez a descrição da performance dos vendedores, levando-se em consideração o corpo, a voz e a música em seus trabalhos. Foi também através desse recurso que se fez a descrição da performance do pesquisador desenvolvendo a Transcorpografia, no habitat de trabalho dos vendedores pesquisados e no palco no espetáculo ?Uma Trilogia Baiana?. A pesquisa em fontes primárias e secundárias resultou no conhecimento de que esses artistas populares criam o seu próprio repertório de trabalho e que sua criatividade é utilizada como recurso de destaque para chamar a atenção do cliente-público. Percebeu-se igualmente, que a utilização de recursos como a Teatralidade e a Espetacularidade em suas Performances são essenciais para que este vendedor consiga vender mais, obtendo um lucro maior que outros vendedores que apresentam o mesmo produto. É a Teatralidade que transforma a performance desses vendedores ambulantes num ato espetacular.

Link: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9615

5/5