Design Cenográfico: a cenografia em pesquisa

Leônidas Garcia Soares, Marion Divério Faria Pozzi (organizadores). Design Cenográfico: a cenografia em pesquisa – volume 1. Porto Alegre: Marcavisual; Especialização em Design Cenográfico Faculdade de Arquitetura, UFRGS, 2021.

Palavras-chave: Cenografia; Figurino; Cenário; Design; Luz cênica; Teatro.

Resumo: A cenografia em pesquisa é um livro que apresenta estudos realizados em três eixos formativos: cenários e objetos cênicos, caracterização visual do intérprete (CVI) e luz cênica. Reúne nove artigos científicos oriundos de Trabalhos de Conclusão da Pós-Graduação/ Especialização em Design Cenográfico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Esta publicação, primeiro volume da Série Design Cenográfico, revisita as trocas, as experiências e os acontecimentos que formaram o caminho da primeira e pioneira edição do curso na Região Sul do Brasil. Tendo iniciado em 2018 de modo presencial e concluído em 2021 no modo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), em plena pandemia do COVID-19. Dessa forma, esperamos contribuir para ampliar a reflexão e o debate da cenografia, em todas as suas áreas de atuação.

Acesse aqui.

Babel: o processo de criação do espetáculo teatral

SCHEFFLER, Ismael. Babel: o processo de criação do espetáculo teatral: catálogo da exposição. Curitiba, UTFPR, 2013.

Resumo: Este catálogo documenta dois importantes projetos de extensão e pesquisa realizados na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, no ano de 2013: o espetáculo teatral Babel e a exposição Babel: o processo de criação do espetáculo teatral. Ambas atividades foram desenvolvidas pelo Programa de Extensão Desenvolvimento Cenográfico, da UTFPR, que foi contemplado com recursos públicos pelo edital do Programa de Extensão, da Secretaria de Ensino Superior, do Ministério da Educação (PRoExt 2013 – SESu/ MEC). A exposição apresenta o percurso criativo do espetáculo Babel, desenvolvido em conjunto com outro programa de extensão da UTFPR, o TUT – Grupo de Teatro da UTFPR, grupo universitário e amador, que, em 2013, completou 40 anos de atividades. Neste catálogo, são apresentados primeiramente os grupos e os agentes que realizaram estas ações culturais. A seguir, é apresentada a trajetória de produção do espetáculo em seus aspectos pedagógicos e criativos, procurando dar ao público em geral acesso a um conhecimento nem sempre disponibilizado: como um espetáculo teatral é produzido. Por fim, é apresentada uma seleção de fotos que retratam o espetáculo Babel.

Acesse aqui.

Questões de cenografia II – cenografia no teatro e em outros contextos

SCHEFFLER, Ismael; LANDAL, Simone (orgs.). Questões de cenografia II: cenografia no teatro e em outros contextos. Curitiba: Arte Final, 2016.

SUMÁRIO:

PARTE I – CENOGRAFIA TEATRAL

  • POSSIBILIDADES CENOGRÁFICAS NO TEATRO DE ANIMAÇÃO: DESDOBRAMENTOS E TRANSFORMAÇÕES DA IMAGEM NO ESPAÇO
    Marcos Araújo de Oliveira
  • A CENOGRAFIA DE ESPETÁCULOS PARA CRIANÇA NO ESPAÇO ESCOLAR
    Élcio Levi Brandão Diniz
  • O TEATRO FORA DO TEATRO: APROPRIAÇÃO DE ARQUITETURAS URBANAS EM ESPETÁCULOS TEATRAIS
    Ana Luiza Suhr Reghelin
  • A ESCRITA CENOGRÁFICA NO TRABALHO DE FERNANDO MARÉS COM A COMPANHIA BRASILEIRA DE TEATRO ENTRE OS ANOS DE 2010 E 2012
    Paulo Vinícius Alves
  • A TIPOGRAFIA COMO ELEMENTO CENOGRÁFICO
    Juliane Brito Scoton
  • O USO DO CARRO COMO DISPOSITIVO CENOGRÁFICO NO ESPETÁCULO ROMEU E JULIETA DO GRUPO GALPÃO
    Victor Hugo Carvalho de Oliveira
  • A APROPRIAÇÃO POR GERALD THOMAS DAS OBRAS DE MARCEL DUCHAMP
    Gina Mara Age do Amaral
  • CENOGRAFIA PARA O PÚBLICO INFANTIL
    Maricélia Romero

PARTE II – CENOGRAFIA APLICADA EM DIFERENTES CONTEXTOS

  • A CENOGRAFIA NO ESPAÇO EXPOSITIVO: ASPECTOS HISTÓRICOS DA CENOGRAFIA EM EXPOSIÇÕES
    Virgínia Escóssia da Rocha Pitta e Simone Landal
  • CENOGRAFIA APLICADA A EXPOSIÇÕES EM MUSEUS DE ARTE. MAR – MUSEU DE ARTE DO RIO DE JANEIRO
    Marina Moraes de Araújo e Simone Landal
  • A RELAÇÃO ENTRE CONCEITOS DE ARQUITETURA DE INTERIORES E CENOGRAFIA EM LOJA CONCEITO
    Keila Rafaela Zeni
  • CENOGRAFIA APLICADA AO VITRINISMO
    Fernnanda Driessen
  • MAGIA TEATRAL EM ATRAÇÕES DE PARQUES TEMÁTICOS
    Juliana Luiza Choma
  • ESPAÇOS PÚBLICOS: UM POTENCIAL CULTURAL
    Anelise Bassani Gueri
  • APÊNDICES:
    A) Ementas das disciplinas do II Curso de Especialização em Cenografia (2013-2014)…
    B) II Seminário de Cenografia
    C) Seminário de Design Cênico: elementos visuais e sonoros da cena
    D) Exposição Maquetes Cenográficas

Acesse aqui.

Questões de cenografia I

SCHEFFLER, Ismael; PORTO ALEGRE, Laíze Márcia (orgs.) Questões de cenografia I. Curitiba: Arte Final, 2014.

Resumo: O livro traz cinco textos de autores diferentes referentes ao campo da cenografia: Ismael Scheffler – Formação em cenografia e os Cursos de Especialização em Cenografia da UTFPR; Maria Cristina Gomes de Araújo – O processo criativo da cenografia no Grupo Obragem de Teatro; Larissa Kaniak Ikeda – Wielopole, Wielopole: um universo de Tadeusz Kantor; Juliana Perrella Longo – O uso da cenografia em museus e espaços expositivos; Luciana Galvão Dombeck: Cenografia aplicada a ambientes comerciais.

Acesse aqui.

A LUZ EM CENA – Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas

A LUZ EM CENA – Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas

Resumo: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas é uma publicação semestral vinculada ao Departamento de Artes Cênicas e ao Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, fundada em setembro de 2020. A revista está alicerçada no diálogo permanente entre professores, acadêmicos, pesquisadores e artistas e tem compromisso com a criação de um corpo temático focado em experiências criativas, promovendo estímulo e suporte teóricos para reflexões sobre diferentes temas abordados nas áreas da iluminação e de aspectos cenográficos. 

A revista tem como objetivo abordar temas vinculados a aspectos estético-poéticos referentes à iluminação para a cena, incorporando a cenografia de modo geral, em suas conexões com o espetáculo. Ficam incluídas abordagens históricas, artísticas, técnicas e pedagógicas, repercutindo diversificadas conexões teórico-filosóficas e abrangendo ações executadas em todo e qualquer espaço que venha a abrigar manifestações artísticas. 

Acesse aqui.

OCO: memórias e olhares

SCHEFFLER, Ismael (org.). OCO: memórias e olhares. Curitiba: Arte Final, 2021

Resumo: O livro trata sobre o espetáculo OCO, produzido e apresentado, em 2019, em Curitiba-PR, pelo projeto de extensão universitária TUT – Teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. O espetáculo envolveu múltiplas linguagens: teatro, teatro de formas animadas, dança, dança-teatro, circo, música, artes visuais, design e arquitetura. Este livro está estruturado em duas sessões. Na primeira, De mãos dadas, é apresentada uma série de textos dos diferentes agentes criativos de OCO, envolvendo depoimentos, entrevistas e artigos que tratam sobre o processo de criação, estando permeado de imagens dos ensaios, da produção e de apresentações. A segunda parte, Olhares de quem viu, apresenta diferentes registros feitos no processo ou nas apresentações, seja por meio de desenhos, fotografias ou por palavras. Essa seção revela também diferentes desdobramentos do espetáculo e algumas repercussões por meio de depoimentos de quem assistiu a OCO.

Acesse aqui.

Direção de cena: noções, processos e diálogos

SOUZA, Rafael Augusto Bicudo de. Direção de cena: noções, processos e diálogos. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, 2019.

Palavras-chave: Coordenação técnica; Direção de cena; Direção de palco; Direção técnica; Processo de criação teatral; Stage management.

Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre direção de cena no Brasil e, por meio de uma série de entrevistas com vinte e dois técnicos e técnicas de palco, registra quem são e como atua uma parcela das lideranças técnicas no País. Em virtude da escassez de referencial bibliográfico e formação a respeito do tema, a escrita resulta da interpretação de algumas fontes bibliográficas (o que inclui as entrevistas citadas) e a experiência do autor – que é diretor de cena. A investigação assume três movimentos específicos que tem o objetivo de refletir sobre a profissão defendendo a importância da sua participação nos processos de criação teatral. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida sobre, para e com diretoras e diretores de cena. A expectativa é que este material reverbere na formação de mais espaços e corpos dispostos à pesquisa e à capacitação de equipes técnicas em artes cênicas.

Acesse aqui.

5/5