A Relação arte – arquitetura no trabalho de Athos Bulcão para o Teatro Nacional de Brasília : concepções e materializações (1958 – 1981)

ADAM, Luciana Fonseca de Melo. A Relação arte – arquitetura no trabalho de Athos Bulcão para o Teatro Nacional de Brasília : concepções e materializações (1958 – 1981). Dissertação (Pós-Gradução em História) – Universidade Federal do Paraná, 2018.

Palavras-chave: Arte-arquitetura; Athos Bulcão; Oscar Niemeyer; Teatro Nacional de Brasília.

Resumo: A presente dissertação busca investigar a relação arte-arquitetura no trabalho de Athos Bulcão para o Teatro Nacional de Brasília, entre os anos de 1958 a 1981. Para tanto os textos de Oscar Niemeyer, autor do projeto do Teatro, contribuem para o entendimento dos objetos artísticos ali desenvolvidos, uma vez que apontam o conteúdo do encargo recebido pelo artista. O contexto histórico formativo de Athos Bulcão, na década de 1940, bem como o desenrolar de suas atividades ao longo da década seguinte, lança luz sobre as suas diretrizes e escolhas plásticas. Nesse sentido, os depoimentos e entrevistas concedidos por ele são ricos de informações acerca de suas referências. Assim, o conteúdo em torno dos textos do arquiteto e daquele incutido na fala do artista esclarecem o objeto artístico em análise. Historicamente o discurso da integração da arte com a arquitetura, que adentrou o Brasil através de Le Corbusier e foi difundido a partir de Lúcio Costa, tem mantido num mesmo conjunto obras de arte autônomas aos edifícios onde se instalam com obras produzidas para o próprio edifício. Nesta dissertação aponta-se como o trabalho de Athos Bulcão constituiu-se a partir da própria arquitetura, demonstrando se através dela, o que extravasa aquela idéia primeira de integração das artes com a arquitetura amplamente difundida no Brasil, tornando presente a necessidade de investigação desses objetos formais históricos a partir dos discursos dos próprios envolvidos: arquiteto e artista.

Link: https://hdl.handle.net/1884/55666

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