Múltiplos olhares: possibilidades de análise da cenografia e especialidade cênica da Cia dos atores

SOUZA, Paula Vilela e. Múltiplos olhares: possibilidades de análise da cenografia e especialidade cênica da Cia dos atores. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – UNIRIO, 2013.

Palavras-chave: Cenografia Contemporânea; Cia dos Atores; focalização do olhar.

Resumo: A presente pesquisa procura investigar os procedimentos da cenografia contemporânea a fim de compreender seus mecanismos e a possibilidade de uma análise ampliada, a partir de artifícios que se instauram desde o processo de criação do espetáculo, até seus desdobramentos no palco e na relação com o espectador. Partindo do estudo de caso de dois espetáculos da Cia dos Atores, grupo teatral carioca interessado em ampliar as possibilidades de construção e desconstrução de um espetáculo como jogo metalinguístico e como possível exercício do fazer teatral, este estudo procurou traçar caminhos possíveis para a compreensão da cenografia e da escrita cênica, – além de sua interação com os outros diversos elementos da cena -, a fim de instrumentalizar o olhar como potência não apenas analítica, mas também constitutiva do espetáculo. Nesse sentido, a fim de traçar um jogo dialético entre a apreensão do espetáculo e possíveis construções a partir da recepção do mesmo, procuramos desenvolver questões que possibilitem novas expansões dentro do campo da análise e da criação cenográfica. Olhar é aprender e também construir. Dessa maneira, a partir dos espetáculos “A bao a Qu”, dirigido por Enrique Diaz em 1990, baseado no conto de Jorge Luís Borges, da obra intitulada “Livro dos Seres Imaginários”, e de “Ensaio.Hamlet”, também dirigido por Diaz em 2004, e baseado na obra clássica de Shakespeare, procuramos traçar um percurso entre a construção cenográfica, sua apreensão e os mecanismos que, advindos dessa apreensão podem instaurar novas compreensões e discursos para o aprendizado e o fazer cênico e cenográfico.

Link: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11228?show=full

5/5