Entre a tradição das máscaras da Commedia dell´arte e a contemporaneidade: desafios e aprendizagens no processo de criação do espetáculo “Do Fundo do Baú” pelo coletivo Os Mascaratis

DANTAS, , Emanuelle Anne da Silva. Entre a tradição das máscaras da Commedia dell´arte e a contemporaneidade: desafios e aprendizagens no processo de criação do espetáculo “Do Fundo do Baú” pelo coletivo Os Mascaratis. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, 2020. 

Palavras-chave: Commedia dell´arte, Máscara, Mask, Jogo, Game, Charlatão, Charlatan, Criação, Creation.

Resumo: Nessa dissertação, procuro apontar os aprendizados e desafios presentes num processo de criação envolvendo máscaras e o gênero teatral da Commedia dell’arte. Trata-sedo processo do espetáculo “Do Fundo do Baú” realizado pelo coletivo teatral Os Mascaratis. Retorno a algumas características do contexto de origem da Commedia dell’arte e,na sequência, minha iniciação à máscara e o treinamento no grupo de pesquisa em máscaras. Situo o surgimento do coletivo Os Mascaratis e de como se dá o processo de montagem do espetáculo. O percurso mostra a importância do treinamento técnico do ator em máscara; o processo coletivizado de criação, sendo especialmente relevante a forma de criação de cada máscara e a inserção dos Charlatães, pois, extrapolando a resolução dramatúrgica, se configura num importante procedimento para a ampliação do jogo entre os atores e a sua relação com a plateia.

Link: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30022

5/5