Teatro de animação e tecnologias : um olhar a partir da Interface sobre o trabalho de algumas companhias do Rio Grande do Sul

SILVA, Leandro Alves da. Teatro de animação e tecnologias : um olhar a partir da Interface sobre o trabalho de algumas companhias do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – UFRGS, 2019.

Palavras-chave: Contemporaneidade; Teatro de animação; Tecnologia.

Resumo: O presente trabalho, fruto de pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), articula duas temáticas centrais: o Teatro de Animação contemporâneo e as tecnologias. A partir de entrevistas com artistas criadores e análise de acervos de algumas companhias – Cia. Caixa do Elefante, Cia. Lumbra, Grupo de Pernas Pro Ar e Grupo Fuzuê Teatro de Animação – busca compreender como estes sistematizam e dão sentido ao uso de tecnologias nas suas obras, especialmente na construção de bonecos e outras formas animadas, de elementos de cenografia e na criação de técnicas, artefatos, dispositivos e arranjos originais para atender às demandas específicas do seu processo criador. Uma questão inicial, compartilhada e dialogada com estes artistas, norteou a pesquisa e sua metodologia: Qual o sentido de tecnologia(s) no campo do Teatro de Animação e como esta(s) se relaciona(m) com as suas práticas contemporâneas? Esta questão foi a motivadora para a construção de um olhar sobre os modos como os criadores do Teatro de Animação pensam a tecnologia nos seus processos de composição da cena na atualidade: na relação com o objeto animado, com o espectador, na sistematização de conhecimentos tecnológicos dentro de cada trabalho, na formação do artista bonequeiro, bem como de sentidos metafóricos da relação entre o humano e o inumano. Buscamos, por fim, através do aproveitamento do conceito de “Interface” encontrar um “elo” para essa polissemia de sentidos propostos, que fomentam o diálogo sobre tradição e inovação na cena do Teatro de Animação, e problematizam o que afinal constitui sua contemporaneidade.

Link: http://hdl.handle.net/10183/201165

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