LAVOURA, César Augusto Vargas. A tradição do teatro amador em Lages e as disputas das posições de poder político: o campo do poder simbólico das artes. Dissertação (Mestrado em Sociologia Política) – UFSC, 2004.
Palavras-chave: Sociologia; Sociologia política; Artes cênicas; Teatro; Representações sociais.
Resumo: Ao estudarmos a história do campo artístico em Lages – SC, percebemos que manifestações de artes cênicas acompanham a formação social da cidade, perpetuando-se até os dias atuais. O reconhecimento da expressividade artística, obtido pelo Grupo de Teatro Galha Azul, considerado, em 1980, como um dos três melhores grupos de teatro de bonecos do mundo, no International Puppet Theater de Bielsko-Biala, na Polônia; a constância e o permanente resgate da memória das manifestações do passado e, sobretudo, a existência do Festival de Teatro de Lages – “FETEL” há trinta anos, asseveram a tradição do teatro amador nas atividades culturais da cidade. Interpretando as mudanças sócio-formais transpostas no discurso cênico, emergem subjacentes as impressões de auto imagem e as diversas perspectivas sobre a cidade. Ao analisarmos o conteúdo das peças produzidas e reproduzidas em Lages, identificamos a estrutura de sentimentos e significados condicionantes de cada período ideologicamente compartilhado. De outro lado, a condição de permanência do teatro amador esteve ligada a determinada teia de relações sociais que estabeleceram nestas manifestações diferenciadas atribuições de capital simbólico, que, tanto engendraram a caracterização das expressões artísticas, quanto influenciaram as posições de poder político na cidade.
Link: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87499