TRAJETÓRIAS DE CRIAÇÃO DO MAM ULENGO DO PROFESSOR BENEDITO EM CHÃO DE ESTRELAS E MAIS ALÉM: ATO, RITUAL, ARTE E CULTURA POPULAR

DUTRA, Patricia Angelica. TRAJETÓRIAS DE CRIAÇÃO DO MAM ULENGO DO PROFESSOR BENEDITO EM CHÃO DE ESTRELAS E MAIS ALÉM: ATO, RITUAL, ARTE E CULTURA POPULAR. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – UFSC, 1998.

Palavras-chave: ATO; RITUAL; ARTE E CULTURA POPULAR.

Resumo: 0 trabalho visa à compreensão daquilo que é característico do mamulengo, teatro de bonecos tradicional e popular em Pernambuco. A caracterização do que representa e do modo como é representado o mamulengo do Professor Benedito e o desempenho do mamulengueiro mestre Dengoso, na comunidade de Chão de Estrelas _ e outras localidades na Região Metropolitana do Recife _ conduz à identificação de características que se repetem na continuidade da própria manifestação artística. Experiências que integraram a pesquisa de campo foram registradas em gravações e fotografias, e também comparadas com outras informações publicadas, documentos e filmes sobre o assunto. O reconhecimento de características comuns aos diferentes mamulengos, aos desempenhos dos mamulengueiros e às condições nas quais eles têm existido, elucida o papel que o mamulengo do Professor Benedito tem desempenhado _ promovendo diversão e cura _ em Chão de Estrelas, e os papéis que estas artes e artistas populares têm representado, movimentando trajetórias de criação de culturas e sociedades ao longo de tempos e espaços pernambucanos. A sugestão sobre a necessidade de reflexões, medidas e ações orientadas para a preservação da manifestação artística _ através da preservação dos trabalhos destes artistas _ justifica-se pela compreensão da relevância dos papéis que mamulengos e mamulengueiros têm continuamente representado.

Link: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77924

5/5