Manipulações: entendimentos e usos da presença e da subjetividade do ator em práticas contemporâneas de teatro de animação do Brasil

PIRAGIBE, Mario Ferreira. Manipulações: entendimentos e usos da presença e da subjetividade do ator em práticas contemporâneas de teatro de animação do Brasil. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – UNIRIO, 2012.

Palavras-chave: Linguística; Letras; Artes; Processos e métodos de construção cênica.

Resumo: Esta tese se propõe a investigar as transformações percebidas nas poéticas cênicas do que se convencionou chamar teatro de animação ou de formas animadas à luz dos modos de apresentação e trabalho do ator operador, compreendendo o recurso do ator à vista como uma recorrência nas práticas das companhias de teatro de animação brasileiras contemporâneas mais propensas a empreender investigações sobre a linguagem. Partindo de indagações acerca da especificidade do teatro de animação como gênero apartado do panorama geral da arte teatral, o estudo considera as transformações recentes percebidas nas práticas de animação como demonstrações de um movimento de indefinição das fronteiras entre as modalidades de apresentação em teatro. Dessa forma o estudo se põe a indagar acerca das funções e entendimentos do ator sobre a cena animada no que diz respeito à sua contribuição para a mobilidade dos conceitos em animação, mas também naquilo que toca aos motivadores temático-dramatúrgicos que a sua presença suscita, e sobre as questões de treinamento e técnica que identificam e/ou afastam o seu trabalho da atuação teatral.

Link: http://hdl.handle.net/unirio/11390

5/5