Análise do estado de conservação do patrimônio histórico de Juiz de Fora: estudo de caso – Cine-Theatro Central, Fórum da Cultura e Palacete Santa Mafalda

SILVA, Bárbara Moura Dias e. Análise do estado de conservação do patrimônio histórico de Juiz de Fora: estudo de caso – Cine-Theatro Central, Fórum da Cultura e Palacete Santa Mafalda. Dissertação (Mestrado em Ambiente Construído) – Universidade Federal de Juiz de Fora, 2016.

Palavras-chave: Preservação, Manutenção, Edifícios tombados, Manifestações patológicas.

Resumo: A preservação do patrimônio histórico-cultural no Brasil encontra uma série de obstáculos, como a escassez de recursos e a ausência de investimentos em manutenção. Diante de tal problema, o presente trabalho tem como objetivo principal analisar e comparar as condições de conservação do patrimônio de Juiz de Fora através do estudo de caso de três edifícios: Cine Theatro Central, Palacete Santa Mafalda e Fórum da Cultura. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas distintas: a primeira procurou a consolidação dos conceitos mais relevantes para o desenvolvimento do trabalho, a segunda abordou o levantamento dos dados técnicos e históricos dos objetos de estudo, incluindo o cadastro das manifestações patológicas disponibilizadas nos laudos técnicos pré-existentes e por fim, a terceira etapa consistiu na análise in loco da situação atual do estado de conservação dos edifícios, identificação da existência de correções dos problemas constantes nos laudos pré-existentes e verificação da hipótese de que grande parte das manifestações patológicas são provenientes da ausência ou inadequação de intervenções de manutenção. Entre as conclusões da pesquisa, foi confirmada a hipótese mencionada, observou-se um número significativo problemas relacionados à erros de projeto, execução e presença de umidade e notou-se que prevalecem os problemas parcialmente solucionados e não solucionados. Foram observadas ainda falhas no programa de manutenção das três edificações e por fim, foram propostas diretrizes para a preservação de edifícios histórico-culturais.

Link: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3278

5/5