POR DENTRO DA CAIXA DOS SONHOS: Procedimentos Artísticos do Radioteatro

PAULA, Leon de. POR DENTRO DA CAIXA DOS SONHOS: Procedimentos Artísticos do Radioteatro. Tese (Doutorado em Teatro) – UDESC, 2015.

Palavras-chave: Elaboração de peças radiofônicas, Radiodramaturgia, Interpretação radiofônica, Sonoplastia e contrarregragem, Trans-historicidade.

Resumo: Nesta pesquisa são apresentados e analisados alguns procedimentos adotados por profissionais do meio radiofônico – radiodramaturgos, radioatores e radiotécnicos (sonoplastas e contrarregras) – como estratégias eficazes no suporte para a elaboração artística dirigida à criação e à execução de peças radiofônicas nas emissoras de radiodifusão. O viés para o posicionamento da pesquisa na adoção dos pontos de vista das três categorias de profissionais a partir do fazer, vinculadas tanto às necessárias atividades prévias à emissão das peças quanto ao momento da própria execução do radioteatro em estúdio, foi determinado pela percepção de que poucas pesquisas publicadas no país são dedicadas a essas áreas do radioteatro e, mais ainda, tratadas pelas artes cênicas como práticas pertinentes também aos seus domínios. Composta por cinco capítulos, o primeiro deles é destinado à escrita dramatúrgica, com ênfase nos textos (roteiros, script’s etc.) das radionovelas, baseados no depoimento do radiodramaturgo Otávio Munir Bacha; Herança de Ódio, de Oduvaldo Viana; O Direito de Nascer (em versão colecionável, editada para venda em bancas de jornais); e transcrição de parte do áudio de A Vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, de 1959, realizada pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. O segundo capítulo contextualiza brevemente as trajetórias dos ainda atuantes radioatores entrevistados Vida Alves, Gerdal dos Santos e Daisy Lúcidi, e é dedicado à voz como corpo do intérprete no rádio. O terceiro trata do desempenho dos técnicos de rádio em seus experimentos para realização dos efeitos sonoros, diante das limitações de recursos disponíveis, pelo depoimento do músico e sonoplasta Nelson Padilha. Em sequência, o quarto capítulo apresenta o cruzamento das habilidades dos profissionais do radioteatro na execução e montagem das peças a serem encenadas em estúdio. E por fim, são levantados no último capítulo alguns questionamentos sobre o papel social das emissoras de rádio e o radioteatro na atualidade brasileira, a partir dos depoimentos de Antunes Severo e Cristiano Ottoni de Menezes: o advento da internet, o papel da convergência midiática e o espaço explorado pelas ondas de rádio são alguns dos tópicos também abordados.

Link: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000012/0000127a.pdf