Um palco iluminado : o teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis – SC – década de 1980

Godois; Ivo. Um palco iluminado : o teatro Álvaro de Carvalho em Florianópolis – SC – década de 1980. Dissertação (Mestrado em Teatro) – UDESC, 2011.

Palavras-chave: Teatro em Santa Catarina; Iluminação Cênica em Florianópolis; Teatro Alvaro de Carvalho; Profissionais de iluminação cênica.

Resumo: Nesta dissertação analiso os processos de aprendizagem sobre iluminação cênica pelo corpo técnico do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, na década de 1980. Aponto o técnico em iluminação do TAC, Carlos Antônio Falcão Cavalcante Lins como uma pessoa fundamental na disseminação deste conhecimento, pesquisa esta composta em três capítulos, sendo que o primeiro capítulo denomina-se Espaço e Entorno: iluminar os arrabaldes, cujo foco está na análise da parte externa da edificação e suas relações circunvizinhas. Neste capítulo abordo as transformações ocorridas na aparência externa desta edificação até a sua configuração final na década de 1980. No segundo capítulo, denominado: O Teatro Visto da Ponte: iluminar os bastidores adentro no espaço que abriga o espectador, ou seja, o lado interno do TAC. Descrevo suas modificações ao longo dos anos, a configuração de um palco com tipologia à Italiana, as escadarias, cabine de operações técnicas, corredores subterrâneos e a caixa cênica onde se executam os efeitos de iluminação, incluindo evolução histórica sobre a iluminação nessa casa. O terceiro capítulo denomina-se: A Luz do Aprendizado: Bastidores do Conhecimento, no qual descrevo os processos de aprendizagem e transmissão dos conhecimentos na área de iluminação cênica na década de 1980. Apresento definições de termos técnicos, os iluminadores que trabalharam na casa, com enfoque no aprendizado desses profissionais de iluminação. No encerramento deste capítulo faço uma abordagem sobre o técnico e iluminador Carlos Falcão, narrando-o como disseminador desses conhecimentos em Florianópolis e por extensão no estado catarinense.

Link: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006c/00006c8a.pdf