SISNANDO, Saulo Alexandre Picanço. Peça-Filme: o efeito cinema e a poética dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando. Dissertação (Mestrado em Artes) – UFPA, 2012.
Palavras-chave: Cinematografia; Gravações de video — Produção e direção; Artes cênicas; Teatro; Arte contemporânea; Peça-Filme; Pará – Estado.
Resumo: O presente trabalho se propõe a fazer uma investigação acerca da influência do cinema nas montagens dos espetáculos teatrais de Saulo Sisnando, seja pela utilização de projeções, como ocorreu na Peça-Filme popPORN – sete vidas e infinitas possibilidades de corações partidos ou pela maneira como o corte cinematográfico se agregou à encenação da Peça-Filme Cartas para Ninguém. Esta dissertação também pretende demonstrar passo a passo os procedimentos de inserção de técnicas cinematográficas na Peça-Filme O misterioso desaparecimento de Deborah Rope (construída em concomitância com esta dissertação), discutindo a possibilidade de uma hibridização tal que vai além (embora também faça uso) da utilização de recursos audiovisuais, como off e projeções de vídeos e filmes, mas apoderando-se cenicamente de conceitos tipicamente cinematográficos como edição, montagem, closes, fades, cortes, planos, contra planos, sequências, enquadramentos, etc., a ponto de atingir um “efeito cinema”, característica indispensável na poética das peças-filme. Este trabalho pretende analisar a Peça-Filme o misterioso desaparecimento de Deborah Rope desde a construção dramatúrgica até a sua execução no palco, quando, à luz da Teoria Realista do Cinema de André Bazin, a peça-filme analisada pelo prisma da montagem e da plasticidade da imagem.