Cenas que revelam o encontro com a vida: a presença de intervenções cênicas no espaço hospitalar como provocadoras de alegria e humanização

PINHEIRO, Patricia Mara de Miranda. Cenas que revelam o encontro com a vida: a presença de intervenções cênicas no espaço hospitalar como provocadoras de alegria e humanização. Dissertação (Mestrado em Artes) – UFPA, 2013.

Palavras-chave: Arte; Teatro; Saúde; Espaço hospitalar; Intervenção cênica; Rio de Janeiro – Estado.

Resumo: Esta pesquisa de Mestrado consiste em verificar as diferentes estratégias de intervenções cênicas no espaço hospitalar, dos grupos: Doutores da Alegria (SP), O Hospital como Universo Cênico (RJ) e Enfermaria do Riso (RJ). Meu objetivo é identificar e analisar, a partir da experiência dos grupos citados, as concepções de arte e saúde que sustentam os grupos em suas intervenções cênicas no espaço hospitalar. Entre os autores que dialoguei, destaco: Barba (2010), Masetti (2011), Foucault (2011), Deslandes (2006), Boal (1996), Boff (1999), entre outros. O modelo metodológico escolhido para este estudo foi de caráter qualitativo, mais especificamente com a abordagem no estudo de caso, dialogando com Yin (2005). Na etapa de coleta de dados, utilizei a análise dos documentos e entrevista semi-estruturada com atores e coordenadores dos grupos. A análise do material de pesquisa foi baseada em três categorias de analise, a saber: a primeira – intervenção cênica e o espaço, pela qual verifiquei que o encontro entre arte e saúde pode provocar um olhar ressignificativo para estes aspectos quando as intervenções cênicas podem aparecer com as mais variadas possibilidades de criações de formas teatrais, engrandecendo o trabalho do artista para a percepção de como a arte pode dialogar dentro do hospital. A segunda – a criação para a intervenção, que diante das análises realizadas, revelou uma riqueza de elaboração, formação, organização, gerando a qualidade do trabalho, em um diálogo com o universo do hospital dentro de possibilidades criativas e materiais, podendo trazer potência para a ação artística no que se refere à arte da cena. E a terceira – ator/palhaço/paciente, quando verifiquei que as intervenções materializadas nos encontros no espaço hospitalar, pode traçar uma direção para um novo reencontro com a saúde, pois o teatro, ao chegar a um hospital, pode estar envolvido em um caminho de cura, no sentido de cuidado: do espaço, das relações, do outro.

Link: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7919