Cenografia natalina para grandes centros comerciais e sua influência sócio-espacial

KUMMER, Ana Emilia Martins. Cenografia natalina para grandes centros comerciais e sua influência sócio-espacial. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) – UTFPR, 2018.

Palavras-chave: Arquitetura; Comércio – Cenografia e cenários; Natal; Composição (Arte).

Resumo: Este trabalho tem como objetivo auxiliar cenógrafos em relação a cenografias comerciais, para escreve-lo fez-se uma pesquisa bibliográfica (de livros, artigos e teses), aliando-o com conhecimento prático da autora, tendo o intuito de se aprofundar o conhecimento teórico sobre o assunto; conceituando e diferenciando arquitetura, de cenografia e de cenografia aplicada (comercial); assim como discorrer sobre o processo de criação, suas etapas e considerações; por fim abordar sobre o evento do natal dentro de centros comerciais. Em suma, a arquitetura assim como a cenografia tende a seduzir, a impressionar e a intimidar, pois ambas trabalham com a mesma matéria prima: o espaço, em escalas e finalidades diferentes, porém, seu processo de criação é semelhante. A cenografia comercial tem como objetivos: atrair, mostrar, criar, expor, promover, seduzir, motivar e vender.

Link: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13321

5/5