Do palco ao cartaz: a memória e a cena dos espetáculos teatrais de Uberlândia de 1994 a 2014

PEREIRA, Tiago Henrique Pimentel. Do palco ao cartaz: a memória e a cena dos espetáculos teatrais de Uberlândia de 1994 a 2014. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, 2017.

Palavras-chave: Artes, Memórias, Comunicação visual, Design (Arte), Teatro, Cartaz, Espetáculo, Memória, Design, Theater, Poster, Spectacle, Memory, Design.

Resumo: Esta pesquisa apresenta o cartaz de teatro com o intuito de desvendar sua participação como elemento artístico no contexto do espetáculo e sua capacidade de conservação da memória teatral por meio de imagens. Para isso, faz um resgate histórico do cartaz como ferramenta de comunicação, entrecruzando seu caminho à sua utilização na divulgação de espetáculos teatrais. Realiza uma análise dos cartazes dos grupos mais atuantes e longevos de Uberlândia: Grupontapé, Trupe de Truões e Confraria Tambor, produzidos entre 1994 a 2014, tecendo inter-relações entre as imagens, o enredo, a proposta cênica e a visualidade dos espetáculos. Descortina a relação do cartaz com os grupos de teatro, sua estrutura produtiva e preferências estéticas. Apresenta também a trajetória pessoal deste pesquisador e suas investidas como ator-designer no contexto teatral local.

Link: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/18959

5/5