SOB A SOMBRA DO ATOR: A formação e treinamento do ator no Teatro de Sombras.

FREITAS FILHO, Welerson. SOB A SOMBRA DO ATOR: A formação e treinamento do ator no Teatro de Sombras. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Uberlândia, 2018.

Palavras-chave: Teatro de sombras, Shadow theater, Artes cênicas, Performing arts, Teatro, Theater, Treinamento, Training, Atores, Actors, Ator, Actor, Atores – Formação profissional, Teatro – Linguagem.

Resumo: Esta pesquisa se propõe a estudar o processo de formação e treinamento do ator no Teatro de Sombras assim como identificar fundamentos e princípios necessários para o trabalho com a linguagem. Para essa pesquisa, cujo caráter é exploratório e qualitativo, foi abordado dois procedimentos: a pesquisa bibliográfica tendo como eixo o estudo sobre o Teatro de Sombras, a formação do ator no Teatro de Animação e as práticas e conceitos de treinamento do ator nos Séculos XX e XXI; e o estudo de caso da Cia. Karagözwk (PR) e a Cia. Lumiato (DF) que trabalham especificamente com a modalidade artística do Teatro de Sombras. As investigações e diálogos sobre os procedimentos de formação e treinamento abordados pelas duas companhias resultam em um estudo que colabora para o preenchimento de lacunas sobre os estudos teatrais sobre o oficio do ator.

Link: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/22470

5/5