A Oficina e a Sala de ensaios: discussões sobre criação compartilhada no teatro de animação

MENDONÇA, Angie. A Oficina e a Sala de ensaios: discussões sobre criação compartilhada no teatro de animação. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, 2015.

Palavras-chave: Arte, Art
Criação Compartilhada, Shared Creation, Teatro de Animação, Animation Theatre, Construção de bonecos, Puppet’s construction, Animação de bonecos, Puppet’s animation, Grupo Faz de Conta, Giramundo.

Resumo: Esta dissertação se propõe a investigar o trânsito do boneco em fase de criação entre a oficina e a sala de ensaio – nomeado para esta discussão como criação compartilhada – decorrendo em possíveis contribuições que a montagem de uma cena pode oferecer para a construção do boneco e as melhorias que a engenharia e plasticidade do boneco podem angariar à cena/espetáculo. Por meio de uma pequena historiografia que visa reconhecer a trajetória dos grupos de teatro de animação contemporâneos brasileiros Giramundo (Belo Horizonte) e Faz de Conta (Uberlândia) serão analisados o surgimento e o estabelecimento de métodos para criação. Para tanto será feito um levantamento dos seus principais espetáculos, das possibilidades de concepção e produção dos bonecos e cenas, das linhas de pesquisa e das características mais marcantes para cada um deles no entendimento do teatro de animação. Não obstante, será considerada a integração das equipes de construção e animação, as dinâmicas de relação entre esses profissionais e o resultado dessa interação.

Link: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29756

5/5