O ciclo da lua do Grupo de Teatro Zabriskie: Luas e luas em Goiânia 1995/2011

TEIXEIRA, Ana Paula. O ciclo da lua do Grupo de Teatro Zabriskie: Luas e luas em Goiânia 1995/2011. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Uberlândia, 2011.

Palavras-chave: Comédia dell Arte, Grupo de Teatro Zabriskie, Grupo de Teatro Zabriskie – Luas e Luas – 1995-2011, História e teatro, Teatro brasileiro, Teatro infanto-juvenil brasileiro, Teatro para crianças, Zabriskie.

Resumo: O Zabriskie é um grupo de teatro localizado na cidade de Goiânia. Esta dissertação focaliza um dos principais espetáculos dessa companhia Luas e luas para entender o processo e as técnicas de criação desenvolvidas durante seus dezoito anos de existência (1993-2011). O estudo relaciona a história do próprio grupo com alguns caminhos e aspectos da história do teatro e da história do Brasil; traça influências recebidas, como elas foram elaboradas em seus trabalhos artísticos e como este grupo se relaciona com seu contexto específico. Estudo o texto, seu desenvolvimento em várias apresentações e como os atores exploram o imaginário no palco, estabelecendo diálogo com algumas reflexões da teoria literária. Discuto elementos da Commedia dell Arte, das técnicas do clown e desenvolvo uma reflexão sobre o teatro épico. Com o estudo dos documentos do acervo artístico dessa companhia, tive acesso a informações do espetáculo, de sua elaboração e da participação de cada um dos integrantes do Zabriskie desde os seus primeiros passos no Teatro-Café Zabriskie. Finalmente, entendendo a prática desse grupo de teatro e como ele elaborou sua proposta estética de espetáculos para crianças como um processo de construção de uma imagem particular no contexto do teatro profissional do estado de Goiás.

Link: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/16403

5/5