Figurino – tecendo processos de criação: pedagogia da indumentária

DEVULSKY, Maria Teresa de Oliveira, SILVA, Adilson Florentino da. Figurino – tecendo processos de criação: pedagogia da indumentária. Dissertação (Mestrado em Música) – UNIRIO, 2018.

Palavras-chave: Pedagogia da indumentária; Figurino; Traje de cena.

Resumo: Este trabalho investiga os fundamentos básicos no campo da forma e dos conhecimentos teóricos necessários para a concepção e a elaboração da indumentária de cena e sua relação com os procedimentos para a formação do designer figurinista, no que concernem as ferramentas para pesquisa, o estudo e o desenvolvimento de processos de criação de uma linguagem visual para o traje de cena. Para a realização desta tarefa, reflete-se sobre as razões primeiras para o uso da vestimenta e a importância desta motivação na memória emocional da humanidade, pensando o figurino como uma manifestação pessoal e social, como expressão artística primeira e mais próxima à pele. Desenvolve-se a observação e a análise do figurino através da forma, postura e movimento, em consonância aos movimentos artísticos, refletindo as mentalidades das épocas unidas às silhuetas e posturas corporais. Centrado na reflexão a respeito de linguagens artísticas que norteiam as concepções de criação de figurinistas de cena, traça paralelos buscando influências e relações com os processos criativos, principalmente dos que são objeto desta pesquisa, investigando as soluções de figurino que contribuem para a encenação. Pretende traçar a partir da prática dos figurinistas e professores de indumentária, objetos de estudo desta pesquisa, uma metodologia de exercícios criativos que brotem da observação e análise dos processos criativos em indumentária de cena. Na escolha de Marie Louise Nery, para iniciar a ideia do Tecer Processos de Criação, foi privilegiado o olhar de seus alunos sobre as experiências vivenciadas e o reflexo na vida profissional destes artistas da cena. Através deste ponto de vista, explora os processos e procedimentos de criação e didáticos da mestra, artista artesã, figurinista, cenógrafa, ilustradora e aderecista Marie Louise Nery. Completando esta investigação, esta pesquisa observa os exercícios acadêmicos desenvolvidos pela professora Elizabeth Filipecki, fruto de uma longa pesquisa e jornada percorrida durante a sua prática profissional como figurinista, acrescida pelo interesse especial de desenvolver uma metodologia pedagógica de exercícios que norteiem as futuras gerações de figurinistas. Finalizando, apresento algumas experiências de exercícios criativos, propostas por esta pesquisadora.

Link: http://hdl.handle.net/unirio/12913

5/5