Buracos de minhoca, janelas imagéticas, cibercenografia: do espaço ao hiperespaço em dispositivos cenográficos

SÁ, Luiz Henrique da Silva e. Buracos de minhoca, janelas imagéticas, cibercenografia: do espaço ao hiperespaço em dispositivos cenográficos. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – UNIRIO, 2017.

Palavras-chave: Cenografia; dipositivo cenográfico; panorama; imersão; enquadramento; buraco de minhoca; mídias ópticas; janelas imagéticas; cibercenografia.

Resumo: Conceitos científicos, filosóficos e teatrais de espaço e de tempo, assim como categorias de condicionamento e de recepção imagética na cenografia teatral ocidental, foram revisados de forma a abordar suas influências em conformações cenográficas sistematizadas (dispositivos cenográficos). Foi delineado um dispositivo panorâmico, que proporciona aos espectadores uma experiência imersiva, e um dispositivo direcionado, que segue a lógica do enquadramento espaço-visual. Influências da física moderna e das geometrias não euclidianas nas artes foram mapeadas para tratar das estéticas teatrais decorrentes da concepção de hiperespaço (espaço de dimensões adicionais) e das teorias sobre viagens através do tempo. Em seguida, o conceito de buraco de minhoca foi metaforicamente utilizado de forma a abordar características espaço-temporais da arte teatral. Foram traçadas práticas midiáticas aplicadas à cenografia, a partir do século XIX, e a metáfora do buraco de minhoca foi estendida a duas possíveis formas de utilização de tecnologias ópticas no teatro: as janelas imagéticas e a cibercenografia.

Link: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/10939?show=full

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