A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco

CORDEIRO, Zahira Souki. A alegoria como conceito: uma leitura Benjaminiana do Barroco. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Minas Gerais, 1992.

Palavras-chaves: Benjamin, Walter, 1892-1940 Crítica e interpretação, Teatro alemão História e crítica, Filosofia, Simbolismo na literatura.

Resumo: Ler a obra de Walter Benjamin, Origem do Drama Barroco Alemão, é uma aventura. Mas, dito assim, isso pouco acrescentaria, pois a leitura de qualquer obra fundamental de um pensador sempre pressupõe dificuldades, riscos e surpresas. No caso dessa obra, a leitura é uma viagem singular que implica em assumir o fragmento como ponto departida. Para Benjamin o mundo se apresenta expondo sua facefragmentada, e sua obra, que pretende espelhar este mundo, é composta de fragmentos. Os avanços e recuos do processo decriação estão ali mantidos. Qualquer retificação posterior que visasse a uma compreensão mais imediata faria com que a obra perdesse o seu poder de sugestão e descoberta. Na verdade, tal retificação poderia vir a destruir as próprias promessas que Benjamin pressentiu na sua intuição.

Link: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-9PBH8W

5/5