Entrando no jogo: ludus e paidia na experiência do participante da Visita-Espetáculo ao Teatro Municipal de São João del-Rei

DIAS, Ana Cristina Martins. Entrando no jogo: ludus e paidia na experiência do participante da Visita-Espetáculo ao Teatro Municipal de São João del-Rei. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

Palavras-chave: Jogo no teatro;
Pedagogia do espectador teatral;
Interatividade no teatro;
Teatro e educação;
Educação patrimonial.

Resumo: Esta Tese tem como objeto a Visita-Espetáculo ao Teatro Municipal de São João del-Rei com enfoque nos cinco anos em que a atividade, apoiada pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ, teve como público preferencial alunos e professores dos ensinos fundamental e médio. Formulada como um itinerário que partia da explanação informativa e terminava no jogo teatral, a visitação tinha como objetivo aproximar o participante do mundo do teatro. As narrativas produzidas durante o deslocamento que se iniciava na parte externa e percorria grande parte do espaço interno do edifício teatral, explorando recantos como a cabine de luz, o palco e os bastidores, faziam cintilar alguns aspectos desse universo, que se tornava mais envolvente à medida em que o passeio ganhava em ludicidade, promovendo, em alguns casos, o maravilhamento gerado pela descoberta de que havia o que se ver para além do que já se via e, em muitos mais, o prazer e a diversão de vivenciar o teatro. Partindo das informações e testemunhos registradas nos mais de 1400 questionários preenchidos pelos alunos e professores presentes em 49 sessões da Visita- Espetáculo, complementadas pelas observações das filmagens e da análise das observações do comportamento do público anotadas em cadernos de campo e pelos depoimentos dos atores, são realizadas reflexões sobre as múltiplas experiências dos participantes em sua relação entre si e também com o espaço do teatro, o conhecimento, o jogo teatral e a encenação, discutindo as ideias de jogo, interatividade, faz-de-conta, ilusão e teatralidade. Essas reflexões abrem caminho para se pensar a possibilidade de uma educação e um teatro em que o aluno/espectador sinta-se convidado a buscar conhecimento e criar, podendo experimentar, dentro de uma relação de cumplicidade e diálogo, várias possibilidades de ação e interpretação, envolvendo-se assim prazerosamente com o conhecimento e a arte geradas nesse processo. Sem a necessidade de colocar o espectador no palco ou o aluno no lugar do professor, mas apenas convidando-os para o jogo, tem-se uma educação em que o erro é parte importante da experiência e um teatro capaz de provocar não apenas múltiplas interpretações, como também estimular a ação.

Link: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/10968

5/5