À luz da linguagem. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à “Scriptura do visível”

SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à “Scriptura do visível”. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) – USP, Escola de Comunicações e Artes.

Palavras-chave: Bauhaus, Diretores de teatro – século 20 – Alemanha, Expressionismo, Iluminação teatral, Técnica teatral.

Resumo: Este projeto de pesquisa tem por objetivo estudar o desenvolvimento da linguagem da iluminação cênica em sua relação com os caminhos da encenação. O eixo central é a transformação da função da iluminação cênica de instrumento da visibilidade a elemento estrutural e estruturante da escrita cênica, constituindo-se como linguagem. Na primeira parte, através da pesquisa da luz no teatro expressionista alemão, pretende-se pontuar os trabalhos exemplares, de forma a descrever esse processo de transformação e suas variáveis, instituindo conceitos para uma análise específica da iluminação cênica. Na segunda parte, usamos desses conceitos para analisar outras poéticas da luz: o trabalho do encenador Erwin Piscator e o teatro da Bauhaus.

Link: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-18112013-155400/pt-br.php

5/5