Gostaria de colaborar indicando materiais para serem incluídos?

Este trabalho contou com recursos do Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Recursos Educacionais Abertos na Graduação UTFPR.

Av. Sete de Setembro , 3165 – Rebouças, Curitiba – PR – 80230-901

Espaço Cenográfico de São Paulo: perspectiva histórica e desdobramentos na formação em cenografia

MENDES, Beatriz. Espaço Cenográfico de São Paulo: perspectiva histórica e desdobramentos na formação em cenografia. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Estadual Paulista, 2020.

Palavras-chave: Teatros – Cenografia e cenários, Teatro brasileiro – História, Teatro na arte, Espaço Cenográfico de São Paulo.

Resumo: Esta dissertação coloca em foco o Espaço Cenográfico de São Paulo. Os objetivos desta pesquisa, de caráter qualitativo, são identificar quais foram as circunstâncias que levaram à idealização e inauguração do Espaço Cenográfico, assim como documentar a sua significativa atuação para a formação em cenografia. A partir de um recorte histórico das propostas experimentais que culminaram na modernização do teatro brasileiro, foram traçados apontamentos sobre a cenografia e seu ensino em São Paulo. Por meio de referências bibliográficas, fotografias e entrevistas, analisamos o panorama nacional do ensino de cenografia e as contribuições do Espaço Cenográfico para a documentação da cenografia brasileira e para o desenvolvimento do profissional da cenotecnia, considerado nesta pesquisa como técnico-artista. Constatamos que, devido ao desinteresse e carência de investimentos públicos e privados para a formação de artistas, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, atualmente, é a única instituição na cidade de São Paulo que oferece uma formação gratuita em cenografia e cenotecnia.

Link: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/194408

5/5