Inventariando “O Mensageiro do Rei” – reflexões e discussões acerca do Teatro Infantojuvenil

PINTO, Lucas de Carvalho Larcher. Inventariando “O Mensageiro do Rei” – reflexões e discussões acerca do Teatro Infantojuvenil. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal de Uberlândia, 2016.

Palavras-chave: Teatro; Tagore; Rabindranath; 1861-1941; O Mensageiro do Rei, Inventário; Teatro infantojuvenil; O Mensageiro do Rei.

Resumo: O presente trabalho apresenta algumas reflexões e discussões acerca do Teatro Infantojuvenil, tendo como pano de fundo ou mote provocador os meandros e desdobramentos da criação do espetáculo O Mensageiro do Rei, apresentado na cidade de Uberlândia-MG, em 2014. Denominado de Inventário criativo, narra minha experiência na montagem do texto original de Rabindranath Tagore, dirigida por Mário Piragibe, na qual assumi o papel de ator-inventariante responsável por unir o conjunto de bens herdados do processo criativo em questão. Neste contexto, materiais como textos rabiscados, croquis de figurinos, desenhos/esboços de cenário, de luz e de Formas Animadas elaborados pela equipe de criação do espetáculo, assim como minhas memórias, são o ponto de partida para apontamentos emergidos no próprio ato do fazer-pensar/pensar-fazer teatral. Inserida em um contexto específico, sob um ponto de vista descritivo, reflexivo e crítico, esta investigação pretende colaborar no pensamento sobre como vem sendo caracterizadas/estruturadas as encenações atuais voltadas para crianças e jovens e o que elas expõem. Inquietações expressas nas seguintes perguntas: Seria possível dizer que há uma configuração ou algumas configurações própria(s) da(s) cena(s) infantojuvenil(is)? De quais modos ela(s) se expressa(m), e sobre/em quais elementos ou princípios se constituem e se pautam? Como estes elementos ou princípios se inter-relacionam e o que podem revelar? 

Acesse aqui.

5/5