No teatro todo corpo é máscara: a prática do mascaramento e seus desdobramentos a partir do trabalho do Théatrê du Soleil

DUARTE, Rudson Marcelo. No teatro todo corpo é máscara: a prática do mascaramento e seus desdobramentos a partir do trabalho do Théatrê du Soleil. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) – Universidade de São Paulo, 2017.

Resumo: A relação entre a linguagem da máscara e o corpo do ator é estudada desde o início do século XX por diversos artistas-pedagogos, como Gordon Craig, Jacques Copeau e Jacques Lecoq. Mas a influência dessas pesquisas no trabalho dos atores do Théatre du Solei entende uma perspectiva diferencial acerca de como esse corpo reage e se deixa afetar durante a experiência com a máscara. Essa pesquisa busca entender os traços significativos dessa escrita do Soleil, realizada com máscara no corpo do atuante e seu mascaramento resultante: o corpo-máscara. Através de estudos sobre o Interacionismo Simbólico de Goffman, da neurociência de Mark Johnson e da sua relação com os trabalhos artísticos integrados de Helena Katz e Christine Greiner, buscamos observar como a relação do corpo com o atravessamento simbólico da máscara pode criar uma cognição e imagética para o ator, ao mesmo tempo esse olhar fora conduzido para uma aproximação com o trabalho artístico com as máscaras no Soleil, para depois realizarmos uma experimentação laboratorial, que nos pudesse fazer entender esses traços em uma prática, que elucidasse tais conceitos e perspectivas.

Acesse aqui.

5/5