Luzes e sombras no Recife Histórico : o design de iluminação urbana e a vitalidade noturna das áreas centrais de interesse histórico

FERREIRA, Ivana Vasconcelos. Luzes e sombras no Recife Histórico : o design de iluminação urbana e a vitalidade noturna das áreas centrais de interesse histórico. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, 2020.

Palavras-chave: Design de iluminação urbana; Iluminação de áreas centrais de interesse histórico; Vitalidade urbana noturna; Iluminação orientada para pessoas.

Resumo: A presente dissertação investiga a relação entre design de iluminação urbana e vitalidade urbana noturna, com o objetivo de entender como se dá essa relação em áreas centrais de interesse histórico. Parte-se da notável diferença entre a vitalidade diurna e a noturna na Área Central do Recife, percebida no início da noite. Este estudo apresenta o potencial de atratividade da luz artificial, para demonstrar a influência da iluminação orientada para as pessoas, no sentido de atender a suas necessidades e expectativas ao circularem e permanecerem nesses lugares à noite. Além disso, a pesquisa explora desde requisitos mínimos e práticos, para uma iluminação urbana atrativa, até os aspectos qualitativos que atendem à percepção e às sensações emocionais das pessoas para apreciação das áreas de interesse histórico. A fundamentação teórica apoiou-se na visão dos designers de iluminação Howard Brandston e Roger Narboni. O estudo envolveu vivências em campo, levantamento fotográfico, análise comparativa da iluminação urbana e aplicação de questionários direcionados a designers de iluminação do Recife e à população local. Os princípios da fenomenologia guiaram a seleção de categorias e subcategorias de análise para a construção do conteúdo teórico. Como resultado, foi proposto uma escala para classificação da vitalidade urbana noturna, a partir da iluminação percebida nos lugares observados.

Link: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40198

5/5