Gravuras rupestres no Vale do Moxotó, Pernambuco-Brasil: um estudo da técnica de execução da cenografia do conjunto gráfico

CORREIA, Maria Fernanda dos Santos Barros. Gravuras rupestres no Vale do Moxotó, Pernambuco-Brasil: um estudo da técnica de execução da cenografia do conjunto gráfico. Dissertações (Mestrado em Arqueologia) – Universidade Federal de Pernambuco, 2016.

Palavras-chave: Arqueologia; Pinturas rupestres; Sítios arqueológicos; Catimbau (Buíque, PE); Parque Nacional do Catimbau; Pré-História.

Resumo: Para a presente pesquisa foram analisadas 78 gravuras rupestres, gravadas em 10 sítios arqueológicos, localizados no Parque Nacional do Catimbau, na bacia hidrográfica do Moxotó. O estudo foi realizado seguindo a metodologia aplicada as categorias de análise do perfil gráfico (temática, técnica e cenografia). Como objetivo, buscamos identificar as possíveis relações gráficas entre os diversos grupos autores, a partir do exame das similaridades nas técnicas de execução utilizada para efetuar as gravuras; Identificar as temáticas prevalentes no interior do parque e, por conseguinte, no Vale do Moxotó; Identificar os possíveis perfis gráficos para a área; e ver a relação entre os significantes pintados e gravados. O trabalho foi iniciado com um levantamento bibliográfico, a elaboração de um protocolo de dados de campo, que facilitou principalmente a identificação das temáticas e morfologias existentes. A pesquisa resultou em alguns resultados, quanto a temática, podemos assegurar que de modo geral , as gravuras circunscritas no vale do moxotó, trata-se de grafismos puros. Identificou-se um possível padrão no estudo da morfologia, as circunferências quando isoladas das demais apresentam incisões internas que as tornam tetrapartidas. Sobre a profundidade embora as rochas suportes tenha relativa maciez, os sulcos são rasos em sua grande maioria. Os dados reunidos no estudo da cenografia e da técnica de execução permitem-nos asseverar que as similaridades entre os grafismos examinados devem a existência de uma espécie de sintaxe comum aos diversos grupos gravadores, uma linguagem não-verbal expressa na forma de gravura; e os dados reunidos sobre as diferenças, apenas, permitem levar para o campo hipotético: as diferenças são produto da improvisação, que acata as pequenas diferenças, no campo da execução, sob o título de ‘inovação’; estes mesmos dados sobre as diferenças, reunidos a partir de uma reduzida amostra, não nos permitem inferir sobre a multiplicidade cultural da região. E por fim sobre a questão da proximidade cenográfica entre os grafismos pintados e gravados, os dados reunidos mostram-se insuficientes para se fazer qualquer tipo de afirmação, mesmo no campo hipotético.

Link: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26908

5/5