FERRAIUOLLI, Adriano de Almeida. A ludicidade e a expressão criativa: o teatro de bonecos na construção de experiências estéticas na Educação básica. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem). Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, 2011.
Palavras-chave: Teatro de Bonecos, Criatividade, Ludicidade, Formação Estética.
Resumo: Esta pesquisa pretendeu investigar e refletir sobre a utilização de vivências em Teatro de Bonecos no contexto escolar, verificando se as mesmas poderiam ser um instrumento potencializador da criatividade, da ludicidade e das relações socioculturais com educandos, do primeiro segmento do Ensino Fundamental, em uma Escola Pública Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ. Investigamos como ocorreu o processo criativo de educandos, frente aos desafios pedagógicos propostos em atividades expressivas em Teatro de Bonecos, tendo em vista a necessidade de uma formação cognitiva e sensível com crianças, que seja capaz de contribuir para a sua formação estética. O suporte teórico utilizado foi sustentado em Vygotsky, Ostrower, Luckesi, Freire, Peixoto, Pereira, entre outros, e as categorias pesquisadas foram a Criatividade, a Ludicidade e a Interação Sociocultural. A metodologia pautou-se em uma abordagem qualitativa, como forma de reflexão e análise, através da utilização de métodos para compreensão do objeto de estudo em um contexto de pesquisa-ação e de observação participante. A análise dos dados coletados apontou o Teatro de Bonecos como uma linguagem estética, que se utiliza da voz, da criação plástica e textual, da expressão lúdica e do poder criativo do corpo. As vivências expressivas em Teatro de Bonecos apresentaram-se como um recurso didático para a Educação, capaz de favorecer significativamente no desenvolvimento da criatividade, da ludicidade e das interações socioculturais com os participantes.
Link: http://www.pgcl.uenf.br/acervo/dissertacoes?nome=teatro+de+bonecos