Através das paredes : a cenografia como escrita alegórica

CASTILHO, Fernando Moreira de. Através das paredes : a cenografia como escrita alegórica. Dissertação (Mestrado em Teatro) – UDESC, 2014.

Palavras-chave: 1. Cenografia. 2. Cenário. 3. Palco italiano. 4. Mimese. 5. Alegoria. 6. Imagem Dialética.

Resumo: Esta pesquisa pretende analisar a cenografia teatral em relação ao espaço cênico enquanto sua imagem e objeto significante. O palco italiano expressa uma forma de representação pautada em padrões clássicos que se tornou hegemônica durante mais de quatro séculos. Enquanto suporte plástico do drama, a cenografia faz a mediação entre texto e visualidade partindo da ¿mimese¿ e se abre à análise da perspectiva, da alegoria barroca e da moldura como condição cênica e arquitetônica. O conceito de ¿alegoria¿ é o centro irradiador da linguagem da cenografia de palco italiano e seu espaço; e o conceito de ¿imagem dialética¿ arremata a crítica. As cenografias do espetáculo Vida e Esta Criança (companhia brasileira de teatro, Curitiba, 2010 e 2012)1 são analisadas a partir destes conceitos e no contexto da história e da teoria do teatro e da arte.

Link: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006e/00006e6d.pdf