Anais do 1º Encontro Poéticas do Inanimado – 2019
Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas-Visuais e Performativas – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
- Beatriz Mendes – O Casulo de Ana Maria Amaral;
- Bettina Girotti – El Gallo Pinto de Javier Villafañe, un archivo ilustrado: la colección de dibujos de niñas y niños argentinos;
- Cássia Macieira – Afecto e percepto: Antologia Mamaluca, do grupo Giramundo Teatro de Bonecos;
- Fábio Medeiros – Intercruzamentos entre o teatro de animação e o cinema de animação;
- Felisberto Sabino da Costa – Sobre poesia e teatro visual na dramaturgia de Ana Maria Amaral;
- Flávia Flávia Ruchdeschel D’ávila – A metamorfose visual no teatro de Philippe Genty;
- Ipojucan Pereira da Silva – O papel do inanimado na constituição da ação concreta;
- Ismael Scheffler – A máscara dinâmica no laboratório de estudo do movimento;
- Ivanildo Piccoli – Cartografia do ensino e pesquisa das linguagens e pedagogias das máscaras no Brasil;
- Joana Vieira Viana – Relações entre ator animador à vista do público e forma animada no teatro de animação contemporâneo;
- Chico Machado – A gênese operativa de uma dramaturgia da cenografia;
- Jorge Dubbati – El teatro como acontecimiento de fronteras. Filosofía del Teatro y teatro liminal;
- Lucas Larcher – Cenografias, figurinos, bonecos e outras (muitas) coisas… Escritos sobre as visualidades e as formas animadas no teatro infanto-juvenil;
- Maria Madeira – Parangotíteres: do sensível ao inteligível;
- Michel Farah Valverde – Imagens do “sendo” humano: a poética visual do espetáculo As Estrelas são para Sempre? Do grupo Katharsis;
- Newton Armani de Souza – Teatro Didático da Unesp. Aproximações entre o teatro de formas animadas e a performance;
- Osvaldo Antonio Anzolin – Em cena o inanimado;
- Renata Mendonça Sanchez – Fazer viver um corpo-máscara através da vocalidade;
- Rossana Della Costa – Possibilidades para o teatro de formas animadas na formação de professores;
- Tácito Freire Borralho – O contexto histórico das poéticas do imaginário no Brasil e a importância de Ana Maria Amaral para o teatro de Animação no país;
- Tânia Gomes Mendonça – O projeto de difusão do teatro de bonecos na primeira metade do século XX: uma história conectada entre Brasil e Argentina;
- Wagner Cintra – Considerações acerca do tempo em Dicotomias Fragmentos Skizofrê