Anais do 1º Encontro Poéticas do Inanimado​

Anais do 1º Encontro Poéticas do Inanimado​ – 2019

Grupo de Pesquisa Poéticas Cênicas-Visuais e Performativas – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

  • Beatriz Mendes – O Casulo de Ana Maria Amaral;
  • Bettina Girotti – El Gallo Pinto de Javier Villafañe, un archivo ilustrado: la colección de dibujos de niñas y niños argentinos;
  • Cássia Macieira – Afecto e percepto: Antologia Mamaluca, do grupo Giramundo Teatro de Bonecos​​;
  • Fábio Medeiros – Intercruzamentos entre o teatro de animação e o cinema de animação;
  • Felisberto Sabino da Costa – Sobre poesia e teatro visual na dramaturgia de Ana Maria Amaral;
  • Flávia Flávia Ruchdeschel D’ávila – A metamorfose visual no teatro de Philippe Genty;
  • Ipojucan Pereira da Silva – O papel do inanimado na constituição da ação concreta;
  • Ismael Scheffler – A máscara dinâmica no laboratório de estudo do movimento;
  • Ivanildo Piccoli – Cartografia do ensino e pesquisa das linguagens e pedagogias das máscaras no Brasil;
  • Joana Vieira Viana – Relações entre ator animador à vista do público e forma animada no teatro de animação contemporâneo;
  • Chico Machado – A gênese operativa de uma dramaturgia da cenografia;
  • Jorge Dubbati – El teatro como acontecimiento de fronteras. Filosofía del Teatro y teatro liminal;
  • Lucas Larcher – Cenografias, figurinos, bonecos e outras (muitas) coisas… Escritos sobre as visualidades e as formas animadas no teatro infanto-juvenil;
  • Maria Madeira – Parangotíteres: do sensível ao inteligível;
  • Michel Farah Valverde – Imagens do “sendo” humano:  a poética visual do espetáculo As Estrelas são para Sempre? Do grupo Katharsis;
  • Newton Armani de Souza – Teatro Didático da Unesp. Aproximações entre o teatro de formas animadas e a performance;
  • Osvaldo Antonio Anzolin – Em cena o inanimado;
  • Renata Mendonça Sanchez – Fazer viver um corpo-máscara através da vocalidade;
  • Rossana Della Costa – Possibilidades para o teatro de formas animadas na formação de professores;
  • Tácito Freire Borralho – O contexto histórico das poéticas do imaginário no Brasil e a importância de Ana Maria Amaral para o teatro de Animação no país;
  • Tânia Gomes Mendonça – O projeto de difusão do teatro de bonecos na primeira metade do século XX: uma história conectada entre Brasil e Argentina;
  • Wagner Cintra – Considerações acerca do tempo em Dicotomias Fragmentos Skizofrê 

https://poeticascenicas.wixsite.com/home/anais-2019