Dossiê Teatro de Animação – Revista Urdimento

Revista Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas – Dossiê Temático Teatro de Animação – v. 2 n. 32 (2018)

Editorial – Vera Collaço, Valmor Nini Beltrame 004-006

Editorial del Dossier – Formación en Teatro de Animación: Los buenos vientos de Targoviste, Rumania– Tito Lorefice 007-011 (Español (España)) / Dossier Editorial – Training in Animation Theater: The good winds of Targoviste, Romania – Tito Lorefice 007-011 (English)

PRO-VOCAÇÃO MARIONETES Encontros Internacionais de Formação nas Artes da Marionete – Irina Niculescu 012-027 / PRO-VOCATION MARIONNETTES Les Rencontres Internationales sur la Formation aux Arts de la Marionnette – Irina Niculescu 012-027 PDF (Français (France))

Ser ou não ser… um marionetista – Anca Doina Ciabotaru 028-034 / To Be or Not to Be… a Professional Puppeteer – Anca Doina Ciabotaru 028-034 (English)

Diálogos entre tradição e contemporaneidade no processo de criação de Jongo Mamulengo – Adriana Schneider Alcure 035-047 / Dialogues between tradition and contemporaneity in the Jongo Mamulengo creation process – Adriana Schneider Alcure 035-047 (English)

Tradição e inovação: provocações – Cariad Astles 048-055 / Tradition and innovation: provocations – Cariad Astles 048-055 (English)

A marionete, ou a mimeses complexa// A complexidade das “figuras” no teatro enquanto “mimese” – Didier Plassard, Cristina Grazioli 056-072 / La marionnette, ou la mimésis complexe// La complexité des « figures » dans le théâtre en tant que « mimesis » – Didier Plassard, Cristina Grazioli 056-072 (Français (France))

Disciplinaridade versus interdisciplinaridade – Fabrizio Montecchi 073-082 / Disciplinarity versus interdisciplinarity – Fabrizio Montecchi 073-082 (English)

A Formação nas Artes da Marionete no contexto da companhia Arketal em Cannes, França – Greta Bruggeman 083-094 / La Formation aux Arts de Marionnette dans le cadre de la Compagnie Arketal à Cannes France – Greta Bruggeman 083-094 (Français (France))

Processos de transmissão de tradições: campos de tensão entre rigores e rupturas – Izabela Brochado 095-102 / Processes of transmission of traditions: fields of tension between rigors and ruptures – Izabela Brochado 095-102 (English)

Objeto, corpo, espaço, e… Provocações sobre dramaturgia e formação no Teatro de Animação – Mario Ferreira Piragibe 103-111

Como plantar um boneco no coração de alguém? – Desafios para o ensino do teatro de animação na Universidade – Miguel Vellinho 112-124

How to seed a puppet in someone’s heart? – Challenges of teaching puppetry techniques at the University – Miguel Vellinho 112-124 (English)

Bonecos e audiovisual, uma proposição pedagógica – Paulo Balardim 125-142

Até que ponto a experiência artística, em particular a de Teatro de Marionetes, permite o surgimento de habilidades pessoais? – Philippe Choulet 143-158 / Dans quelle mesure l’expérience artistique, en particulier celle du théâtre de marionnettes, permet-elle l’émergence des compétences personnelles? – Philippe Choulet 143-158 (Français (France))

Máscara, corpo e cidade: fricções de uma reescritura cênica – Alexandre Borin Antunes, Inês Alcaraz Marocco 159-174

Puesta en escena objetual e interactiva – Ana María Alvarado 175-182 (Español (España))

Mulheres & O Mamulengo– um estudo de caso em Glória do Goitá – PE Barbara Duarte Benatti, Izabela Brochado 183-196

Temas dramatúrgicos sobre Teatro de Objetos: o Retorno a Juberlano – Caroline Holanda 197-215

Corpo-sombra e alguns princípios necessários para o trabalho da atriz no Teatro de Sombras – Fabiana Lazzari de Oliveira 216-237

Proposições da direção teatral para uma pedagogia com recursos do teatro de animação e/ou da dramaturgia da imagem – Fábio Henrique Nunes Medeiros 238-257

Laboratório Objetos Performáticos: Das performances itinerantes ao teatro de sombras no campo expandido – Gilson Moraes Motta 258-278

A máscara neutra e Jacques Lecoq: considerações históricas, plásticas e pedagógicas – Ismael Scheffler 279-304

Practicar la desorganización del mundo – La experiencia del Taller de dramaturgia en teatro de objetos – Javier Swedzky 305-312 (Español (España))

O objeto e a produção de imagens. Memória/imaginação no processo criativo do espetáculo “A Vida Nos Traz Presentes Inesperados” – José Oliveira Parente 313-329

A formação do dalang em Bali: o marionetista no teatro de sombras wayang kulit – Juliana Coelho de Souza Ladeira 330-347

“E eis-nos vogando sobre um mar de encantamento!” O Teatro de Animação como referência para o ator e o bailarino – Leandro Alves da Silva, Clóvis Dias Massa 348-363

O lugar dos objetos cênicos nas encenações de Eid Ribeiro junto ao Armatrux – Luciano Flávio de Oliveira 364-383

Contribuições à leitura do objeto em cena – Maria de Fátima Souza Moretti 384-396

Objetos obsoletos como elementos de composição dramatúrgica em Automákina- universo deslizante do Grupo Teatral de Pernas Pro Ar (RS) – Maysa Carvalho Gonçalves, Paulo Balardim 397-409

Camadas de gestos: estratégias para problematizar a relação entre corpo e e objeto no Teatro de Animação – Roberto Douglas Queiroz Gorgati 410-424

A força poética na memória dos objetos – Sandra Vargas 425-434

Las imágenes y objetos en la escena expandida – Silvia Elena Maldini 435-445 (Español (España))

Margareta Niculescu: percurso e ideias sobre a formação profissional do marionetista – Valmor Níni Beltrame 446-460

O teatro visual como teatro performativo – Wagner Cintra 461-475

https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/572