A escrita cenográfica no trabalho de Fernando Marés com a Companhia Brasileira de Teatro entre os anos de 2010 e 2012

ALVES, Paulo Vinícius. A escrita cenográfica no trabalho de Fernando Marés com a Companhia Brasileira de Teatro entre os anos de 2010 e 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014.

Palavras-chave: Teatros – Cenografia e cenários; Evolução – Cenografia e cenários; Teatro – Curitiba (PR); Companhias de teatro.

Resumo: Este texto apresenta uma revisão da cenografia no teatro a partir do início do século XX, propondo, numa abordagem histórica, a fim de articular a compreensão do conceito de “escrita cenográfica” ou “dramaturgia cenográfica” do trabalho que o cenógrafo Fernando Marés desenvolveu com a Companhia Brasileira de Teatro de Curitiba entre os anos de 2010 e 2013. O artigo enfoca a abordagem da cenografia como dramaturgia visual de um espetáculo, tornando a espacialidade como signo atuante para a construção e a recepção da cena teatral. Apresenta-se um recorte específico de pensadores e propulsores da evolução cenográfica no século XX, para então relacioná-los com o trabalho de Fernando Marés. Destaca-se, nessa base histórico teórica, os estudos de Roubine (1998) e Lehmann (2007).

Link: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13655

5/5