- XXVI edição
- Organização UFSC
- 18 a 20 de outubro de 2024
- Link para o evento
O grupo PETECO participou de forma remota dos GDTs, encontro de tutores e assembleia. Além disso, publicou um artigo no evento.
FERREIRA, Antonio Carlos Farias; RATUSZNEI, Lucas Milani; TAVEIRA, Victor. Inteligências artificiais discriminadoras: de que forma é possível que essa manifeste viés?. In: ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DOS GRUPOS PET (SULPET), 2024. Anais […]. Programa de Educação Tutorial – Engenharia de Computação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2024.o Paraná, 2024. Paraná, 2024.
O uso de ferramentas de inteligência artificial é atrativo pela sua capacidade de automatizar processos que antes teriam de ser realizados por seres humanos. Logo, pode-se imaginar que a utilização desse tipo de tecnologia em atividades de educação e pesquisa torna, consequentemente, esses trabalhos mais facilitados ou eficientes. Porém, deve-se promover um uso crítico desse tipo de tecnologia, uma vez que os modelos até então propostos, ao utilizarem dados que contém viés discriminatório, passam a reproduzir um comportamento que reflete preconceito ou discriminação.