Luíza Sampaio, Felipe Costa e Cesar Tacla, representantes do PETECO (UTFPR, Curitiba), visitaram a feira de ciências da Escola Polivalente, situada no bairro Boqueirão, Curitiba, a convite das professoras Gisele Harder e Keiti Yassoyama.
As/os estudantes da Escola Polivalente e de algumas escolas vizinhas apresentam seus trabalhos utilizando banners, slides, maquetes, vídeos e/ou outros artefatos (ex. manequim para massagem cardíaca, o Roberto). Os trabalhos, categorizados por áreas como artes, letras, história, tecnologia, saúde, ciências, dentre outras, demonstram a diversidade de interesses das/dos estudantes. Certamente, são produções que complementam a formação e trazem motivação para o ambiente escolar.
Interessante notar que muitos trabalhos seguem a estrutura de trabalhos científicos, com introdução, objetivos, metodologia, experimentos, resultados e conclusão. Outros são mais livres quanto à estrutura, porém nota-se que estão fundamentados na literatura acadêmica.
Abaixo, fotos de alguns projetos selecionados aleatoriamente.
Em especial, na área de tecnologia, há um aplicativo que auxilia a educação de jovens e adultos, uma plataforma para estudantes que realmente desejam aprender e um trabalho sobre Inteligência Artificial e seus usos na educação (Pedro). Nesses casos, chama a atenção o fato de que os/as estudantes apresentam uma visão crítica sobre o uso de tecnologias, escapando do tecnocentrismo. Ao apresentar seus trabalhos, todos/as demonstraram conhecer os limites dos artefatos tecnológicos e colocaram bastante ênfase na atuação humana que pode ser melhorada com apoio das ferramentas informáticas.