Palestra com transmissão ao vivo no YouTube do Dagee: “Empregabilidade e Mundo do Trabalho na Contemporaneidade”

Dando continuidade aos eventos comemorativos do aniversário de 14 anos do Dagee, no dia 10 de dezembro (10/12), às 10h30, acontecerá uma palestra sobre “Empregabilidade e Mundo do Trabalho na Contemporaneidade”, ministrada pelo Professor Doutor Gean Carlos Tomazzoni, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Dagee (Departamento Acadêmico de Gestão e Economia).

A palestra terá como tópicos principais informações sobre estágio (o professor Gean é o atual PRAE do Estágio Não Obrigatório do curso de Administração da UTFPR) e dicas para construção de um currículo exemplar no LinkedIn.

Participe e convide seus amigos para acompanhar a transmissão ao vivo!

Curso de Administração da UTFPR-CT celebra 14 anos!

A programação teve início com a presença do CRA-PR e showcase do Bears Cheerleading

Teve início nessa quarta (27) os eventos em comemoração do aniversário de 14 anos do curso de Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. O aniversário do curso, ofertado pelo Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE), ainda terá uma série de ações até o final do semestre letivo (2024.2), e no decorrer de todo ano de 2025.

A abertura, que ocorreu no período da manhã, contou com a palestra “Profissional de Administração”, com o Dr. Fabrício Palermo Pupo, Conselheiro e Diretor de Formação Profissional do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), na ocasião representando o Dr. Marcello Crispiniano Padula, presidente do Conselho. Também estiveram presentes a Assessora de Desenvolvimento Estratégico da UTFPR, Profª Vanessa Ishikawa Rasoto, na ocasião representando o Reitor, Prof Everton Lozano, o Chefe do Departamento de Gestão e Economia, Prof Paulo Daniel, a Coordenadora do Curso de Administração, Profª Georgiana Luna Batinga, e representando o corpo discente, o acadêmico Ielon Henrique.

No mesmo dia, no período noturno, foi realizado um Showcase do Bears Cheerleading, projeto de extensão do DAGEE, que comemora 10 anos de fundação. O evento contou com a participação da atleta Nathalia Lopes, cheerleader do Coritiba Crocodiles e vice-campeã mundial no ICU Worlds 2023 pela seleção brasileira de cheerleading. Também estiveram presentes no evento a Assessora de Desenvolvimento Estratégico da UTFPR, Profª Vanessa Ishikawa Rasoto, na ocasião representando o Reitor, Prof Everton Lozano, o Chefe do Departamento de Gestão e Economia, Prof Paulo Daniel, o Prof Gean Carlos Tomazzoni, vice coordenador do projeto de extensão, e a Técnica Administrativa Vania Lima, representando também a coordenação do projeto.

O Showcase do Bears e a fala dos presentes foi transmitido ao vivo e pode ser assistido no canal do Youtube do DAGEE.

Os eventos que compõem a comemoração dos 14 anos do curso continuarão durante todo o semestre de 2024.2, sendo o próximo a palestra “Linhas de Crédito e Empreendedorismo”, com Lorize Voloxki, analista de desenvolvimento da Fomento Paraná. Siga @cursodeadministracaoutfpr no instagram e fique por dentro dos próximos eventos.

Resultado Preliminar: Seleção de bolsista para Projeto de Extensão “Administração: Promovendo o Conhecimento”

A coordenadora do projeto de extensão “Administração: Promovendo o conhecimento”, Prof. Aurea Cristina Magalhães Niada, torna público o resultado preliminar da seleção de bolsista para atuar no planejamento, organização e gestão do projeto e atividades relacionadas.

Professor Paulo Daniel Batista de Sousa fortalece parceria entre DAGEE e WEG S.A. com abertura da 4ª turma do curso de Especialização em Engenharia da Produção, ofertado pelo Departamento de Gestão e Economia da UTFPR – Curitiba.

No dia 20 de outubro, o professor Paulo Daniel Batista de Sousa esteve na sede da empresa WEG S.A., em Jaraguá do Sul-SC, para a abertura da 4ª turma de Especialização em Engenharia da Produção.

A empresa WEG é uma das maiores do Brasil, com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 36.900 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Fundada em 1961 e produzindo inicialmente apenas motores elétricos, a WEG ampliou suas atividades a partir da década de 80, com a produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes.  A empresa se consolidou não só como fabricante de motores, mas como fornecedora de sistemas elétricos industriais completos, além de atuar nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade e geração e distribuição de energia. Com tal histórico, não é difícil compreender o motivo da companhia se caracterizar como uma das mais inovadoras do país, atingindo uma receita líquida de quase R$ 8 bilhões.

Na ocasião, o professor Paulo aproveitou a oportunidade para visitar o novo centro de treinamento e qualificação da empresa.
No encontro estiveram presentes o diretor de recursos humanos, Sr. Juliano Saldanha Vargas; a chefe da seção de desenvolvimento profissional, Carolina Rolim Soares e o analista de treinamento e coordenador local do curso, Augusto Cesar Marutti.

O compromisso configurou mais uma oportunidade para consolidar a parceria de décadas entre a empresa e a UTFPR, por meio de uma série de convênios firmados entre as duas organizações.
Especificamente neste caso, a parceria entre WEG e UTFPR por meio do Departamento de Gestão e Economia – DAGEE-CT foi firmada desde 2015, fruto da abertura da primeira turma do curso de especialização, coordenado pelo professor Paulo Daniel.
O departamento se alegra com a manutenção deste vínculo e deseja sucesso para a nova turma de Especialização.

Saiu o resultado da 1ª chamada do vestibular 2023/2

Os aprovados vão receber o login e a senha de acesso à Plataforma Eletrônica da UTFPR. Por meio dela, podem fazer a matrícula de 19 a 21 de julho, com o envio de informações e da documentação exigida no anexo III do edital, incluindo as declarações.

Cada documento deve ser digitalizado em um único arquivo com todas as páginas, frente e verso, legíveis e na íntegra, sem cortes. Nos casos em que há impossibilidade de enviar alguns documentos, pode ser enviada a ‘declaração 7’ com a justificativa, para apresentação posterior.

No dia 24, vai ser divulgado o status da matrícula. Se ficar algo pendente, os candidatos vão poder enviar o que faltou entre os dias 25 e 26.

Depois disso, a situação de matrícula é atualizada no dia 27, com a possibilidade de recurso entre os dias 28 e 29. No dia 31, é publicado o resultado da etapa 1 de matrículas.

Após concluir esta fase, é preciso apenas confirmar a matrícula no Portal do Aluno nos dias 1º e 2 de agosto. Então, as aulas começam no dia 9 do mesmo mês.

Confira o cronograma resumido
19 a 21/07 –  Envio da documentação (Requerimento de Matrícula)
24/07 – Status de matrícula
25 e 26/07 – Substituição de documentos, quando necessário
27/07 – Status atualizado de matrículas
28 e 29/07 – Prazo para recurso contra indeferimento
31/07/2023 – Resultado da etapa 1 de matrícula
01 e 02/08 – Confirmação como calouros da UTFPR
09/08 – Início às aulas 

A Universidade é um espaço seguro para pessoas LGBTQIAPN+?

Espaços Seguros é o tema do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ no Projeto Cafezíneos. Durante o mês de junho, estão sendo publicados diversos relatos de estudantes e egressos da universidade sobre o tema.

Para fechar o mês, o projeto recebe as convidadas Ivana (Assessoria de Assuntos Estudantis) e Xênia (Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil) para uma conversa ao vivo sobre como a universidade pode ajudar pessoas LGBTQIAPN+ no dia a dia universitário e sobre o papel da assessoria e dos núcleos de apoio estudantil.

🗓️ Quando: quarta-feira (28 de junho), às 18h30

📍 Onde: Ao vivo em www.instagram.com/cafezineos

✅ Certificado: haverá emissão de declarações de participação

Haverá espaço para perguntas do público. Participe!

Ative o lembrete no próprio Instagram: https://www.instagram.com/p/CtzlfM0PYLF/

Palestra Gestão e Sustentabilidade: ESG, marcas fortes e um mundo melhor

Caríssimos(as),

Convidamos todos para participar de uma palestra com a Prof. Célia Linsingen, com tema: Gestão e Sustentabilidade: ESG, marcas fortes e um mundo melhor, organizada pela Prof. Aurea Niada, docente do curso de Administração.

O evento ocorrerá no Miniauditório da sede Centro da UTFPR Curitiba, no dia 22/06/2023, das 10h20 ao meio-dia.

link para inscrições é https://www.even3.com.br/gestao-e-sustentabilidade-esg-marcas-fortes-e-um-mundo-melhor-355820/

Descrição

Consumidores exigentes e conscientes. Marcas ampliadas e ativas. Empresas mais sustentáveis e éticas. Este é o cenário que envolve o mercado hiper competitivo e conectado que vivemos. Temas e práticas sociais, ambientais e de governança (ESG) são acionadas para melhorar (salvar) a vida no planeta e equilibrar as diferenças e distâncias sociais.

Nesta palestra vamos discutir como unir inovação e sustentabilidade na gestão de empresas e marcas para que todos e todas – inclusive o planeta – saiam no lucro.

Prof. Célia Linsingen

– Executiva de Marketing com vinte anos de experiência na indústria de bens de consumo. Desenvolveu, lançou e gerenciou mais de 100 produtos comercializados em todo o território nacional.

– Consultora e mentora em Estratégia de Marketing, Branding e Inovação para empresas de vários segmentos e portes com ênfase em nova economia.

– Mentora residente em Marketing Estratégico na HOTMILK (Ecossistema de Inovação da PUCPR).

– Professora convidada em programas de Pós-Graduação da PUC-PR, ESIC e CONQUER.

– Doutoranda e Mestre em Administração (Marketing: Comportamento do consumidor), MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação, Pós-graduação como Especialista em Marketing e Graduação em Farmácia Industrial e Bioquímica.

– Podcaster: 1. Livros de Negócios e 2. Tendências de Mercado e Consumo.

– Multiplicadora do Sistema B Brasil.

– Conselheira do Instituto Capitalismo Consciente, filial Paraná.

– Prêmio de Profissional de Marketing do Paraná em 2009.

Semana do Meio Ambiente 2023 – UTFPR Curitiba

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente e na UTFPR Curitiba teremos a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 02 e 07 de junho.

Neste ano, as atividades acontecerão na sede Ecoville (Blocos B e C) e na sede Centro, no Escritório Verde, além de opções on-line. Na programação, há palestras, rodas de conversa, oficinas, visita técnica, divulgação de projetos de sustentabilidade e campanhas beneficentes.

A programação completa e inscrições estão disponíveis pelo Even: https://www.even3.com.br/semana-do-meio-ambiente-utfpr-ct-2023/

O cartaz de divulgação está neste link: https://drive.google.com/file/d/13K03aq08Yubx-Nsjetb3cM5GHlTDXJWB/view?usp=sharing

Participem e divulguem! Contamos com a presença da nossa comunidade!


Organização: Comissão PLS Campus Curitiba + Comissão PLS Central + Projeto de Extensão Mídias Sociais como Ferramenta Extensionista + Escritório Verde + Grupo TEMA – Tecnologia e Meio Ambiente (PPGTE)

Apoio: CAABS (Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária) + Estre Ambiental + Econsultoria + Instituto Barigui + DAQBI (Departamento Acadêmico de Química e Biologia) + Projeto de Extensão “O Mundo das Abelhas: conhecer para proteger, apreciar para conservar” + Projeto de Extensão “Meninas nas Ciências”

Evento aborda planejamento e governança pública

Papel das cidades na garantia de direitos aos cidadãos é tema do seminário

O X Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP), acontece nos dias 10 e 11 de maio. A temática da edição de 2023 será pensar o papel das cidades na garantia de direitos aos cidadãos. O evento será híbrido podendo ser assistido de forma presencial, no miniauditório da sede Centro, ou pelo YouTube.

O seminário promoverá o diálogo e a difusão de produções científicas geradas na academia, assim como reunirá especialistas em administração pública do Brasil e do exterior, servidores públicos, acadêmicos e profissionais interessados em discutir as funções e ações da governança pública, nos diversos poderes do Estado, para a concretização de direitos fundamentais no território, partindo de suas possibilidades e reconhecidas limitações.

Serviço

X Seminário de Boas Práticas em Planejamento e Governança Pública

Data: 10 e 11 de maio de 2023

Horário: 9h às 16h30

Participação gratuita

Presencial no Miniauditório da sede Centro do Campus Curitiba (Av. Sete de Setembro, 3165 – Rebouças)

On-line via YouTube do Programa

– no dia 10/05 pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=zfAmKWTF7mI

– no dia 11/05 pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=K-1H_3Fr_5I

Fique por dentro dos detalhes das provas do vestibular 2023/2

Candidatos podem consultar o programa de provas e a tabela de pesos

Já fez a inscrição no Vestibular da UTFPR 2023/2?
Então, se liga nos detalhes das provas, que vão ser realizadas no dia 4 de junho, das 14h às 19h, em uma das 13 cidades onde ficam as sedes da Universidade. Confira os detalhes sobre cada uma delas a seguir.

Prova de Redação
Vai ter uma redação dissertativa-argumentativa sobre um tema atual, a partir da leitura de um ou mais textos, entre 15 e 20 linhas. A nota vai até 100, divididos em 20 pontos em cada critério: abordagem do assunto, ponto de vista, contextualização, estrutura textual e linguagem.

Atenção! Há a previsão de zerar, caso:
– fuja da temática proposta;
– tenha menos de sete linhas ou cópia da referência;
– ou esteja com a folha de redação em branco, ainda que a de rascunho esteja preenchida.

Prova de conhecimentos gerais
Além disso, vão ter mais 60 questões objetivas, incluindo: Física (8), Língua Portuguesa (8), Matemática (8), Química (8), Biologia (6), Língua Estrangeira – Espanhol ou Inglês (6), Filosofia e Sociologia (4), Geografia (4), História (4), e Literatura Brasileira (4). Cada uma deve ter cinco alternativas, no formato múltipla escolha, com apenas uma a ser assinalada no Cartão-Resposta. Para ver o conteúdo a ser cobrado, consulte o programa de provas.

Também vale lembrar que cada curso tem um peso diferente aplicado a cada disciplina, de acordo com a tabela do Anexo II, do edital.

Quer saber mais? Todas as informações para a prova constam no edital e anexos.
Também é possível visitar o Espaço do Candidato para encontrar os principais pontos do processo seletivo, incluindo o Programa de provas. Caso precise tirar alguma dúvida, basta entrar em contato com a instituição organizadora: 
suporte@funtefpr.org.br

Sobre o processo
As inscrições para o vestibular para ingresso no 2º semestre de 2023 vão até 9 de maio, com o pagamento da taxa até a data seguinte. Os candidatos podem concorrer em até duas opções, entre as 107 graduações disponíveis, com 3.006 vagas disponíveis.