Disciplina de Gestão de Projetos do curso de Administração da UTFPR realiza ação em parceria com a ONG “Minha Vida Mudou”.

Em 15 de fevereiro a turma de Gestão de Projetos do curso de Administração da UTFPR realizou uma ação em parceria com a ONG “Minha Vida Mudou”.
O professor do Dagee Higor Leite, responsável pela iniciativa, propõe todo semestre uma avaliação prática em que os alunos da disciplina, com seu auxílio, colocam em ação os conhecimentos teóricos adquiridos.

Este ano a ação escolhida foi auxiliar com a renovação e pintura do espaço da ONG “Minha Vida Mudou”.  Dentro do escopo da disciplina, os estudantes são responsáveis por todo o planejamento e arrecadação do valor necessário para realizar o projeto. Nesta edição, o valor arrecadado pelos alunos foi de R$3.668,00!

Objetivando entender um pouco mais sobre a ação e o modo como ela foi planejada, entrevistamos dois alunos que participaram da ação e a presidente da ONG parceira. Elaboramos algumas perguntas para nortear os entrevistados, que concordaram em publicar seus depoimentos, os questionamentos foram os seguintes:

1 – Gostaria de saber um pouquinho sobre a iniciativa de modo geral e como foi viver essa experiência dentro de uma disciplina do curso de Administração.

2 – Como foi o processo de organização para levantar os fundos necessários para realizar a pintura e como foi a escolha e o contato com a ONG contemplada? O calendário acadêmico gerou alguma complicação para as etapas da obra?

3 – Para finalizar, gostaria que você falasse um pouco mais sobre a sua participação e sobre o impacto desta ação na sua formação profissional, compartilhando suas impressões gerais.

Confira a seguir os depoimentos dos envolvidos:

Depoimento 01:

Joice Vieira, 27 anos

8° período do Curso de Administração da UTFPR

“1 – A iniciativa foi sugerida pelo professor Higor, da disciplina de elaboração e gestão de projetos, como parte de nossa avaliação, o que foi incrível, pois pela primeira vez em 3 anos e meio de curso, realizamos uma atividade externa com cunho social.
A realização do projeto, além de ter sido integrador, no quesito de compreender custos, prazos e demandas necessárias, também reforçou um dos pilares nos quais a universidade é pautada: EXTENSÃO, levando serviços para fora das paredes da academia.

2 – A organização foi sugerida pelo professor, onde a turma foi dividida em grupos, e cada um deles deveria criar uma estratégia para a arrecadação de fundos.
Em meu grupo, tivemos a ideia de vender brownies, que foram feitos pelo Mauricio, um de nossos integrantes. Nos intervalos entre aulas, saímos pelo pátio oferecendo a outros alunos, além de termos feito sucesso no DAGEE com os doces.
A ong escolhida, MINHA VIDA MUDOU, foi contato direto do professor Higor, que já atua na mesma como professor voluntário, e o pintor que nos auxiliou, também é voluntário no mesmo lugar.

3 – Para mim, como pessoa e profissional, a experiência de ter participado desse projeto foi de extrema importância, visto o impacto da realização de todas as etapas para compreender a elaboração e a gestão de um projeto real, em que os resultados gerarão também impactos na vida das crianças que são beneficiadas pelo projeto, que oferta modalidades esportivas na região do CIC.
Lidar com as diferenças entre orçamentos, os reajustes de preços na virada do ano, e a necessidade de arrecadar mais dinheiro do que o previsto inicialmente foram pontos desafiadores, que exigiram ações rápidas, e que com certeza influenciarão positivamente os próximos projetos nos quais eu for envolvida em meu trabalho ou vida pessoal.”

Depoimento 02:

Davi Cruzeta de Moura, 21 anos

7° período do Curso de Administração da UTFPR

“Participar do projeto na ONG Minha Vida Mudou, através da disciplina de Gestão de Projetos, foi realmente uma experiência muito boa! Pudemos combinar a prática da matéria em si com a prática do voluntariado, de amar o próximo, que pra mim é fundamental nas nossas vidas. Agradeço o Professor Higor por nos proporcionar esse momento e nos permitir, como turma, realizar uma ação que impacta outras vidas através dos nossos conhecimentos acadêmicos. Toda a organização e planejamento foram cruciais para conseguirmos realizar o trabalho lá, então desde o levantamento dos recursos, que minha equipe realizou vendendo brownies, até a organização das tarefas no dia foram primordiais para que o projeto pudesse acontecer. Saímos dessa matéria entendendo isso: um projeto precisa de planejamento. E com essa oportunidade, pudemos planejar, captar recursos, repensar os custos, dividir tarefas, definir pessoas responsáveis, enfim, muita coisa que aprendemos em sala de aula e pudemos ver acontecendo na prática. Um desafio foi o calendário acadêmico, que iniciou em um ano e terminou em outro. Ficamos receosos sobre os orçamentos aumentarem muito com a virada do ano, mas graças a Deus, a equipe envolvida e aos fornecedores, pudemos manter o valor que foi orçado em Dezembro no projeto de Fevereiro! Mas enfim, a participação nesse projeto foi gratificante, saio com o sentimento de que cumprimos o trabalho, de que fizemos nosso melhor tanto no aspecto acadêmico quanto na execução do trabalho social ali.”

Depoimento 03:

Rita de Cassia Dalbello

Presiente da ONG Minha Vida Mudou

“O primeiro contato foi estabelecido por meio do professor Higor Leite, durante uma conversa na qual surgiu o interesse pelo trabalho desenvolvido pelos estudantes da UTFPR em nossa instituição. Esse interesse foi prontamente aceito, e imediatamente iniciou-se o processo. A gestão de todo o trabalho foi excelente, desde o primeiro contato até a conclusão da obra, sem intercorrências. A participação e colaboração de todos os envolvidos ao longo do processo foram fundamentais.

O resultado final teve um impacto extremamente positivo nos frequentadores da instituição, que ficaram surpresos, felizes e profundamente gratos pela transformação do espaço que utilizam diariamente. O trabalho realizado gerou grande interesse na continuidade da parceria, e sempre que houver oportunidade, a ONG está disposta a participar de novos projetos da disciplina e/ou da universidade.

A nossa instituição e todos os membros da ONG expressam imensa gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo professor Higor, pelos estudantes da disciplina de Gestão de Projetos do curso de Administração e pela UTFPR. A ação gerou um impacto significativo e mobilizou diversas pessoas para que tudo fosse realizado da melhor maneira possível. Alunos, voluntários e parceiros da ONG se empenharam para agilizar as solicitações feitas pela equipe da disciplina de forma antecipada.

Essa ação revitalizou a instituição, trazendo uma nova energia e iluminando um espaço coletivo de uso diário. O ambiente agora reflete harmonia, cuidado e afeto para todos que o utilizam. Crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, professores e voluntários sentiram-se renovados, com a ONG pronta para enfrentar 2025 com uma nova identidade. O espaço, que agora está mais aconchegante e acolhedor, será utilizado para o desenvolvimento de atividades como esportes, cultura, arte e lazer.

A ONG se sente honrada pela escolha e pela parceria estabelecida, e agradece imensamente pela dedicação, capricho e esforço de todos os envolvidos, sejam professores, alunos ou a universidade. Agradecemos pela busca de recursos, materiais e mão de obra necessária para concretizar esse projeto. Estamos de portas abertas e à disposição para colaborar sempre que precisarem.”

Confira a seguir algumas fotos da ação e do antes e depois:

A Segunda Edição do Pitch Day Tecnológica está chegando!

Dia 27 de Fevereiro, às 8h no miniauditório da UTFPR, você aprenderá a desenvolver sua proposta de negócio. O evento será aberto ao público e contará com declaração de participação para quem for prestigiar! 

São seis especialistas avaliando projetos e compartilhando insights com base em experiências reais de mercado. É uma oportunidade incrível para desenvolver o seu lado empreendedor, participe!

Palestra com transmissão ao vivo no YouTube do Dagee: “Empregabilidade e Mundo do Trabalho na Contemporaneidade”

Dando continuidade aos eventos comemorativos do aniversário de 14 anos do Dagee, no dia 10 de dezembro (10/12), às 10h30, acontecerá uma palestra sobre “Empregabilidade e Mundo do Trabalho na Contemporaneidade”, ministrada pelo Professor Doutor Gean Carlos Tomazzoni, com transmissão ao vivo no canal do YouTube do Dagee (Departamento Acadêmico de Gestão e Economia).

A palestra terá como tópicos principais informações sobre estágio (o professor Gean é o atual PRAE do Estágio Não Obrigatório do curso de Administração da UTFPR) e dicas para construção de um currículo exemplar no LinkedIn.

Participe e convide seus amigos para acompanhar a transmissão ao vivo!

Curso de Administração da UTFPR-CT celebra 14 anos!

A programação teve início com a presença do CRA-PR e showcase do Bears Cheerleading

Teve início nessa quarta (27) os eventos em comemoração do aniversário de 14 anos do curso de Administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. O aniversário do curso, ofertado pelo Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE), ainda terá uma série de ações até o final do semestre letivo (2024.2), e no decorrer de todo ano de 2025.

A abertura, que ocorreu no período da manhã, contou com a palestra “Profissional de Administração”, com o Dr. Fabrício Palermo Pupo, Conselheiro e Diretor de Formação Profissional do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), na ocasião representando o Dr. Marcello Crispiniano Padula, presidente do Conselho. Também estiveram presentes a Assessora de Desenvolvimento Estratégico da UTFPR, Profª Vanessa Ishikawa Rasoto, na ocasião representando o Reitor, Prof Everton Lozano, o Chefe do Departamento de Gestão e Economia, Prof Paulo Daniel, a Coordenadora do Curso de Administração, Profª Georgiana Luna Batinga, e representando o corpo discente, o acadêmico Ielon Henrique.

No mesmo dia, no período noturno, foi realizado um Showcase do Bears Cheerleading, projeto de extensão do DAGEE, que comemora 10 anos de fundação. O evento contou com a participação da atleta Nathalia Lopes, cheerleader do Coritiba Crocodiles e vice-campeã mundial no ICU Worlds 2023 pela seleção brasileira de cheerleading. Também estiveram presentes no evento a Assessora de Desenvolvimento Estratégico da UTFPR, Profª Vanessa Ishikawa Rasoto, na ocasião representando o Reitor, Prof Everton Lozano, o Chefe do Departamento de Gestão e Economia, Prof Paulo Daniel, o Prof Gean Carlos Tomazzoni, vice coordenador do projeto de extensão, e a Técnica Administrativa Vania Lima, representando também a coordenação do projeto.

O Showcase do Bears e a fala dos presentes foi transmitido ao vivo e pode ser assistido no canal do Youtube do DAGEE.

Os eventos que compõem a comemoração dos 14 anos do curso continuarão durante todo o semestre de 2024.2, sendo o próximo a palestra “Linhas de Crédito e Empreendedorismo”, com Lorize Voloxki, analista de desenvolvimento da Fomento Paraná. Siga @cursodeadministracaoutfpr no instagram e fique por dentro dos próximos eventos.

Resultado Preliminar: Seleção de bolsista para Projeto de Extensão “Administração: Promovendo o Conhecimento”

A coordenadora do projeto de extensão “Administração: Promovendo o conhecimento”, Prof. Aurea Cristina Magalhães Niada, torna público o resultado preliminar da seleção de bolsista para atuar no planejamento, organização e gestão do projeto e atividades relacionadas.

Professor Paulo Daniel Batista de Sousa fortalece parceria entre DAGEE e WEG S.A. com abertura da 4ª turma do curso de Especialização em Engenharia da Produção, ofertado pelo Departamento de Gestão e Economia da UTFPR – Curitiba.

No dia 20 de outubro, o professor Paulo Daniel Batista de Sousa esteve na sede da empresa WEG S.A., em Jaraguá do Sul-SC, para a abertura da 4ª turma de Especialização em Engenharia da Produção.

A empresa WEG é uma das maiores do Brasil, com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 36.900 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Fundada em 1961 e produzindo inicialmente apenas motores elétricos, a WEG ampliou suas atividades a partir da década de 80, com a produção de componentes eletroeletrônicos, produtos para automação industrial, transformadores de força e distribuição, tintas líquidas e em pó e vernizes eletroisolantes.  A empresa se consolidou não só como fabricante de motores, mas como fornecedora de sistemas elétricos industriais completos, além de atuar nas áreas de comando e proteção, variação de velocidade e geração e distribuição de energia. Com tal histórico, não é difícil compreender o motivo da companhia se caracterizar como uma das mais inovadoras do país, atingindo uma receita líquida de quase R$ 8 bilhões.

Na ocasião, o professor Paulo aproveitou a oportunidade para visitar o novo centro de treinamento e qualificação da empresa.
No encontro estiveram presentes o diretor de recursos humanos, Sr. Juliano Saldanha Vargas; a chefe da seção de desenvolvimento profissional, Carolina Rolim Soares e o analista de treinamento e coordenador local do curso, Augusto Cesar Marutti.

O compromisso configurou mais uma oportunidade para consolidar a parceria de décadas entre a empresa e a UTFPR, por meio de uma série de convênios firmados entre as duas organizações.
Especificamente neste caso, a parceria entre WEG e UTFPR por meio do Departamento de Gestão e Economia – DAGEE-CT foi firmada desde 2015, fruto da abertura da primeira turma do curso de especialização, coordenado pelo professor Paulo Daniel.
O departamento se alegra com a manutenção deste vínculo e deseja sucesso para a nova turma de Especialização.

Saiu o resultado da 1ª chamada do vestibular 2023/2

Os aprovados vão receber o login e a senha de acesso à Plataforma Eletrônica da UTFPR. Por meio dela, podem fazer a matrícula de 19 a 21 de julho, com o envio de informações e da documentação exigida no anexo III do edital, incluindo as declarações.

Cada documento deve ser digitalizado em um único arquivo com todas as páginas, frente e verso, legíveis e na íntegra, sem cortes. Nos casos em que há impossibilidade de enviar alguns documentos, pode ser enviada a ‘declaração 7’ com a justificativa, para apresentação posterior.

No dia 24, vai ser divulgado o status da matrícula. Se ficar algo pendente, os candidatos vão poder enviar o que faltou entre os dias 25 e 26.

Depois disso, a situação de matrícula é atualizada no dia 27, com a possibilidade de recurso entre os dias 28 e 29. No dia 31, é publicado o resultado da etapa 1 de matrículas.

Após concluir esta fase, é preciso apenas confirmar a matrícula no Portal do Aluno nos dias 1º e 2 de agosto. Então, as aulas começam no dia 9 do mesmo mês.

Confira o cronograma resumido
19 a 21/07 –  Envio da documentação (Requerimento de Matrícula)
24/07 – Status de matrícula
25 e 26/07 – Substituição de documentos, quando necessário
27/07 – Status atualizado de matrículas
28 e 29/07 – Prazo para recurso contra indeferimento
31/07/2023 – Resultado da etapa 1 de matrícula
01 e 02/08 – Confirmação como calouros da UTFPR
09/08 – Início às aulas 

A Universidade é um espaço seguro para pessoas LGBTQIAPN+?

Espaços Seguros é o tema do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ no Projeto Cafezíneos. Durante o mês de junho, estão sendo publicados diversos relatos de estudantes e egressos da universidade sobre o tema.

Para fechar o mês, o projeto recebe as convidadas Ivana (Assessoria de Assuntos Estudantis) e Xênia (Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil) para uma conversa ao vivo sobre como a universidade pode ajudar pessoas LGBTQIAPN+ no dia a dia universitário e sobre o papel da assessoria e dos núcleos de apoio estudantil.

🗓️ Quando: quarta-feira (28 de junho), às 18h30

📍 Onde: Ao vivo em www.instagram.com/cafezineos

✅ Certificado: haverá emissão de declarações de participação

Haverá espaço para perguntas do público. Participe!

Ative o lembrete no próprio Instagram: https://www.instagram.com/p/CtzlfM0PYLF/

Palestra Gestão e Sustentabilidade: ESG, marcas fortes e um mundo melhor

Caríssimos(as),

Convidamos todos para participar de uma palestra com a Prof. Célia Linsingen, com tema: Gestão e Sustentabilidade: ESG, marcas fortes e um mundo melhor, organizada pela Prof. Aurea Niada, docente do curso de Administração.

O evento ocorrerá no Miniauditório da sede Centro da UTFPR Curitiba, no dia 22/06/2023, das 10h20 ao meio-dia.

link para inscrições é https://www.even3.com.br/gestao-e-sustentabilidade-esg-marcas-fortes-e-um-mundo-melhor-355820/

Descrição

Consumidores exigentes e conscientes. Marcas ampliadas e ativas. Empresas mais sustentáveis e éticas. Este é o cenário que envolve o mercado hiper competitivo e conectado que vivemos. Temas e práticas sociais, ambientais e de governança (ESG) são acionadas para melhorar (salvar) a vida no planeta e equilibrar as diferenças e distâncias sociais.

Nesta palestra vamos discutir como unir inovação e sustentabilidade na gestão de empresas e marcas para que todos e todas – inclusive o planeta – saiam no lucro.

Prof. Célia Linsingen

– Executiva de Marketing com vinte anos de experiência na indústria de bens de consumo. Desenvolveu, lançou e gerenciou mais de 100 produtos comercializados em todo o território nacional.

– Consultora e mentora em Estratégia de Marketing, Branding e Inovação para empresas de vários segmentos e portes com ênfase em nova economia.

– Mentora residente em Marketing Estratégico na HOTMILK (Ecossistema de Inovação da PUCPR).

– Professora convidada em programas de Pós-Graduação da PUC-PR, ESIC e CONQUER.

– Doutoranda e Mestre em Administração (Marketing: Comportamento do consumidor), MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação, Pós-graduação como Especialista em Marketing e Graduação em Farmácia Industrial e Bioquímica.

– Podcaster: 1. Livros de Negócios e 2. Tendências de Mercado e Consumo.

– Multiplicadora do Sistema B Brasil.

– Conselheira do Instituto Capitalismo Consciente, filial Paraná.

– Prêmio de Profissional de Marketing do Paraná em 2009.

Semana do Meio Ambiente 2023 – UTFPR Curitiba

No dia 05 de junho é comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente e na UTFPR Curitiba teremos a Semana do Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 02 e 07 de junho.

Neste ano, as atividades acontecerão na sede Ecoville (Blocos B e C) e na sede Centro, no Escritório Verde, além de opções on-line. Na programação, há palestras, rodas de conversa, oficinas, visita técnica, divulgação de projetos de sustentabilidade e campanhas beneficentes.

A programação completa e inscrições estão disponíveis pelo Even: https://www.even3.com.br/semana-do-meio-ambiente-utfpr-ct-2023/

O cartaz de divulgação está neste link: https://drive.google.com/file/d/13K03aq08Yubx-Nsjetb3cM5GHlTDXJWB/view?usp=sharing

Participem e divulguem! Contamos com a presença da nossa comunidade!


Organização: Comissão PLS Campus Curitiba + Comissão PLS Central + Projeto de Extensão Mídias Sociais como Ferramenta Extensionista + Escritório Verde + Grupo TEMA – Tecnologia e Meio Ambiente (PPGTE)

Apoio: CAABS (Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária) + Estre Ambiental + Econsultoria + Instituto Barigui + DAQBI (Departamento Acadêmico de Química e Biologia) + Projeto de Extensão “O Mundo das Abelhas: conhecer para proteger, apreciar para conservar” + Projeto de Extensão “Meninas nas Ciências”