Desvendando o Cérebro – Identificando atrasos no desenvolvimento das crianças

Introdução

Bebês e crianças pequenas aprendem e se desenvolvem mental e mecanicamente por meio de brincadeiras, interagindo com outros indivíduos (adultos e crianças) e objetos. A partir destas interações, é possível observar marcos cruciais do desenvolvimento, como: observar seu entorno, mover braços e pernas, reagir a sons e barulhos, sorrir, sentar-se, segurar objetos e levá-los à boca, dar pequenos passos, e assim sucessivamente com outras ações importantes, dos 2 meses de idade aos 5 anos. 

Entretanto, como frisa a Sociedade Paraibana de Pediatria, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em tradução de cartilha da iniciativa Act Early, do Center of Disease Control and Prevention (CDC), “não se pode esperar. Caso o seu bebê não esteja alcançando os marcos de desenvolvimento, ou perdendo/regredindo em habilidades já aprendidas, deve-se agir logo. É importante conversar com o médico/pediatra responsável pelo bebê, compartilhar as preocupações e realizar uma triagem de desenvolvimento. Também pedir um encaminhamento para especialistas avaliarem o desenvolvimento do bebê e procurar programas de intervenção precoce para auxiliar no desenvolvimento”. 

É necessário também levar em consideração histórico familiar de condições, e presença ou ausência de dismorfismos faciais, anormalidades cerebrais vistas em ressonância magnética (MRI) e fraqueza generalizada, podendo levar ao diagnóstico de distrofias e atrofias musculares, doenças neurodegenerativas, e demais doenças raras (NORITZ et al., 2013). 

📄Alguns sinais de atraso no desenvolvimento motor e cognitivo: 

  • Atrasar para rolar, sentar, engatinhar,  andar e falar (quando comparado com demais bebês e crianças de mesma idade);
  • Dificuldades com controle motor fino;
  • Dificuldades em entender o que outros dizem.

#Cérebro #Bebês #1000dias #desenvolvimento

Confira a postagem no Instagram do Projeto Estímulo: https://www.instagram.com/p/DEfcTIwxPLM/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

FONTES:

Araújo, LA; Melo, F; Solé, D; Constantino, CF, Silva, LR. Cartilha de desenvolvimento: 2 meses a 5 anos. Sociedade Brasileira de Pediatria & Sociedade Paraibana de Pediatria. Disponível online em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_24327e-Cartilha_de_Desenvolvimento-2m-5anos_compressed.pdf. 

Center of Disease Control and Prevention (CDC). Learn the signs, act early (2024). Disponível online em: https://www.cdc.gov/ncbddd/actearly/index.html. 

Developmental delay in Children (2023). Disponível online em: https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/14814-developmental-delay-in-children  
Noritz, GH; Murphy, NA & Neuromotor Screening Experts Panel. Motor delays: Early identification and evaluation. American Academy of Pediatrics (APA). Pediatrics, vol. 131, n. 6, p. 1-12, 2013. Disponível online em: https://publications.aap.org/pediatrics/article/131/6/e2016/31072/Motor-Delays-Early-Identification-and-Evaluation.

Texto por: Juliana da Silva Wrobleski

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *