O desenvolvimento da fala nas crianças é um processo gradual e fascinante que se inicia nos primeiros meses de vida. Durante essa fase, os pequenos começam uma jornada de aquisição da linguagem que envolve não apenas a ampliação do vocabulário, mas também a formação de frases e o aprimoramento da pronúncia.
Esse processo é influenciado por uma combinação de fatores biológicos ambientais. Do ponto de vista biológico, o desenvolvimento cerebral desempenha um papel fundamental, com áreas específicas do cérebro ativando à medida que a criança ouve e prática a fala. Por outro lado, os fatores ambientais, tais como a interação com adultos e a exposição a uma linguagem rica e variada, são igualmente cruciais. Conversas, leituras em voz alta e músicas contribuem significativamente para a riqueza experiência linguística da criança.
Além disso, a qualidade da interação que a criança tem com os adultos ao seu redor pode impactar diretamente seu desenvolvimento linguístico. Estimulá-la a se expressar, fazer perguntas e ouvir ativamente promove um ambiente favorável ao aprendizado da linguagem. À medida que a criança se desenvolve, a habilidade de se comunicar se torna um meio vital de socialização e expressão pessoal, refletindo o crescimento cognitivo emocional que ocorre ao longo dos primeiros anos de vida. Assim, entender e apoiar esse processo é essencial para garantir que as crianças atinjam seu potencial pleno na linguagem. A seguir um breve resumo sobre as etapas do desenvolvimento da fala.
Etapas do desenvolvimento da fala ao longo da infância:
● 0 a 3 meses: A comunicação se dá principalmente através do choro,
com diferentes entonações para expressar diversas necessidades.
● 4 a 6 meses: A criança começa a emitir sons mais variados, como
balbucios, e responde a estímulos sonoros.
● 7 a 11 meses: Os balbucios se tornam mais complexos, com a
utilização de sílabas e até mesmo a repetição de palavras simples.
● 1 a 3 anos: O vocabulário se expande rapidamente, com o surgimento
das primeiras palavras e a formação de frases curtas. A criança
começa a compreender e responder a perguntas simples.
● 2 a 3 anos: O vocabulário continua crescendo e a criança passa a
formular frases mais longas e complexas. Embora possam ocorrer
erros gramaticais, a fala se torna cada vez mais compreensível.
● 3 a 5 anos: A criança domina a estrutura básica da linguagem,
utilizando pronomes e conectivos para expressar ideias mais
complexas.
● 8 a 10 anos: O desenvolvimento da fala se completa, com a aquisição
de um vocabulário amplo e a capacidade de se comunicar de forma
fluente e sofisticada.
Esses aspectos são analisados e registrados por instituições como o Instituto NeuroSaber e o Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Elas enfatizam a importância da interação familiar no desenvolvimento da linguagem e destacam a necessidade de consultar um fonoaudiólogo caso haja um atraso significativo, como dificuldades de compreensão articulação, após os 3 anos.
Confira a postagem no Instagram do Projeto Estímulo:
https://www.instagram.com/p/DCUI-Z6R-3v/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Fontes:
https://fonoaudiologia.org.br/wp-content/uploads/2019/09/Prancha-de-Des
envolvimento-Revisada-em-2023.pdf
https://institutoneurosaber.com.br/artigos/etapas-do-desenvolvimento-da-l
inguagem-ate-os-5-anos/
Texto por: Gabriela Mazzutti