Por Eduardo Falce
Alexandra Szafir (1966 – 2016)
A advogada criminalista Alexandra Szafir foi diagnosticada com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) no ano de 2005, mas esse acontecimento não foi suficiente para abalar sua motivação e ideais. Apesar de sua condição adversa, Alexandra persistiu em sua luta pelos direitos humanos, direito à ampla defesa e direito a um julgamento justo até seu falecimento no mês de novembro de 2016.
Ana Beatriz Nogueira (1967 – presente)
Conhecida por seus trabalhos icônicos nas novelas “Rei do Gado”, “Caminho das Índias” e “Malhação: Vidas Brasileiras”, a renomada atriz Ana Beatriz Nogueira relatou em entrevistas que recebeu com grande preocupação seu diagnóstico de Esclerose Múltipla em 2009. Apesar das dificuldades inerentes à doença, os tratamentos garantem até os dias de hoje uma boa qualidade de vida para a referida atriz da Globo. Assim, mesmo sendo portadora de uma doença neurodegenerativa, o esforço e dedicação de Ana Beatriz permitem que ela continue trabalhando em alto nível como uma referência no cenário de artes cênicas nacional.
Ágatha Oliveira Giacomelli
Ágatha Oliveira Giacomelli, pós-doutoranda pelo Laboratório de Neurociências do Instituto de Química da USP, é uma pesquisadora bastante referenciada em seu ramo acadêmico e possui vários artigos relativos à Neuro degeneração, especialmente sobre a Doença de Parkinson. Seus estudos foram reconhecidos internacionalmente por neurocientistas e, inclusive, alguns deles foram publicados pela renomada revista científica Nature.