Desenvolvimento da memória:
O conjunto de notas que produzem sons harmônicos, de diferentes formas, é um grande estimulante da criatividade, uma vez que a necessidade de improvisar é algo comum nessa atividade.
Além disso, a mistura de sons e instrumentos, deixa ainda mais rica essa experiência.
A memória também é trabalhada, já que os treinos e estudos constantes estimulam não só a atenção, mas também a memorização, o que previne o surgimento de doenças futuras – como por exemplo a Doença de Alzheimer.
Melhoria na Coordenação Motora
Só o fato de ler uma partitura e interpretá-la em forma de som em um instrumento, fazendo diversos movimentos ao mesmo tempo, é de grande valia quando se trata de desenvolvimento motor.
Um bom exemplo são os instrumentos de cordas e teclas que exigem a execução de várias notas para compor um único som.
Concentração
Não é novidade que crianças têm mais dificuldade em se concentrar na realização de tarefas, o que pode prejudicá-las futuramente. Assim, o contato com a música nesse período é fundamenta para o estímulo do foco, uma vez que atividades como cantar, dançar ou tocar exigem atenção para que sejam executadas.
Estímulo das Funções Cerebrais
Além dos outros benefícios, há também, o estímulo das funções cerebrais – isso porque o ritmo, o timbre, o som são propriedades que estimulam a audição.
O ato de ler a partitura estimula não só a atenção, mas também a visão.
A habilidade de ler, interpretar e tocar, sucessivamente, é essencial para o desenvolvimento cerebral, já que essas múltiplas ações fazem uma comunicação entre os dois lados do cérebro.
Bem-estar e Alegria
O estudo musical é também um grande aliado na prevenção e na luta contra a solidão, depressão e ansiedade, doenças essas que estão cada vez mais afetando crianças.
O contato com a música, de todas as formas, ajuda a trabalhar os sentimentos, incentiva a comunicação das crianças, o que é extraordinário e traz alegria e saúde emocional.
Vale lembrar, que a socialização é um fator importante na primeira infância, no que diz respeito ao desenvolvimento motor, cerebral e social. Sendo assim, a criança que tem acesso à musicalização é beneficiada em todos esses campos.