ExperimentAnima

Dossiê

DOSSIÊ

14h - 15h

Palestra inaugural - Homenagem a Roberto Miller

Com Roberto Maia e Eduardo Calvet

Devaneios animados

Boa tarde a todos!

Hoje, 24 de agosto de 2021 iniciamos o segundo dia do II Encontro Nacional de Animação Experimental, uma iniciativa organizada pelo Núcleo de Design de Animação.  O Núcleo, um projeto de extensão gratuito e aberto à comunidade em geral, é administrado pelos professores do Departamento de Design da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Enfim, um ano se passou! E diferente da primeira, a segunda edição do Encontro Nacional de Animação Experimental envolveu mais pessoas e mais meses para ser concretizada. 

Apesar da nossa realidade política e econômica caótica e termos ainda que enfrentar a crise epidemiológica e a falta de apoio cultural, conseguimos juntar gente sensível, experiente, engajada e com muito talento na área de Animação. Por essa razão, o ExperimentAnima 2021 está melhor, mais bonito, mais tudo!!! Consistente e criativo como um evento técnico-científico tem que ser. 

Acredite, muitos profissionais e estudantes se empenharam e deram o melhor de si para que você tivesse um evento gratuito, de qualidade e aberto a todos. A equipe, com mais de 40 pessoas oriundas das mais diversas partes do Brasil é formada, em grande parte, por voluntários que estão em constante processo de aprendizagem! Por isso, considere e avalie sob essa ótica. 

No início, o evento ocorreu em 02 dias, este ano virou 03 e que, no fim das contas, se transformou em 05…com isso, nossa programação se estendeu e passou para 23 a 27 de agosto, sem contar com as 05 lives pré-evento. Esta forte adesão na participação, mostra o interesse do público pelos assuntos abordados e realça a necessidade de abrirmos mais lugares de fala para discutirmos a animação em suas diferentes vertentes teóricas e esferas produtivas. E a universidade é o um ótimo espaço para promover esse diálogo, unindo com uma boa conversa a experiência do mercado de trabalho e o rigor científico. 

Com este propósito, o ExperimentAnima se afirma como evento capaz de gerar esses entrelaçamentos, incentivando e colaborando para o desenvolvimento coletivo do setor. Neste ano podemos ressaltar algumas novidades: 

– [ ] O site mais completo e estruturado com conteúdo das duas edições. Apresenta o “Espaço virtual” que acumula e divulga diversos registros sobre a área de animação, evidenciando os pesquisadores e suas pesquisas, iniciativas, livros, além de materiais publicados em outros meios.

– [ ] O canal do YouTube com o conteúdo organizado por palestra, o que proporciona uma busca rápida e direcionada.

– [ ] O lançamento da galeria de Animadores, uma iniciativa criada para promover a valorização do profissional e a divulgação de suas obras.

– [ ] O lançamento dos anais de 2020 que se encontra disponível no site para consulta. Este documento de registro formaliza todo o movimento da primeira edição e reforça o legado do evento.

– [ ] A construção das salas de atividades proporcionadas por  universidades parceiras, uma atividade que incentiva a aproximação, o compartilhamento de informações e a colaboração entre os pólos educativos.

– [ ] A mudança na modalidade de apresentação dos trabalhos, que era individual e este ano, passa a ocorrer no formato de mesas para estimular a discussão e a troca de ideias.

Você gostou de tudo isso, mas acha que poderia ser melhor? Então, te aconselho a participar ativamente no próximo ano para nos ajudar a transformar a realidade proposta! 

Por fim, ao ouvinte que nos acompanha, desejo que aproveite o conteúdo, as pessoas, o momento, pois é isso que importa!

Já para a equipe de organização, comitês científico e da mostra e a todos que colaboraram neste evento agradeço pelo esforço, dedicação e envolvimento.

 

Elisangela Lobo Schirigatti 

Coordenadora geral

Experimental é toda experiência vivida não só pelo artista…
mas também pelo seu público.

A criação de mundos,
sejam eles ficcionais ou
próximos do real,
figurativos ou abstratos,
sons, imagens, tato, odores,
tudo é uma experiência…

A vida é uma experiência
vivida por cada um de nós…

Somos prisioneiros de nossos corpos
e só podemos viver o mundo através dos meios de comunicação,
que são as extensões da nossa
consciência.

E por meios de comunicação
não falo aqui (só) das redes sociais
ou do cinema e da televisão.

Estou falando da visão, da audição,
do olfato, do tato e do gosto…

Sim, do gosto das películas,
na sala escura, a gente usa o paladar para saber qual é o lado certo
para inserir a película no projetor.

Enfim, não falo aqui só
do gosto das películas,
mas do gosto pelas películas,
hoje, simuladas pelo computador
simulacro da realidade
uma nova experiência
experimental.

Esse é um evento em homenagem à todos aqueles que promovem uma nova experiência
e àqueles que vivem novas experiências todos os dias.

Por isso, nosso homenageado,
deste ano, é Roberto Miller.

O artista brasileiro que transformou o porão de sua casa num laboratório e projetou o nome do Brasil no mundo da animação experimental.