Programação 2024
Programación 2024/ 2024 Program
Aqui você encontra as informações sobre todas as Lives e Oficinas que irão acontecer durante o ExperimentAnima 2024!
Ouvinte
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Mostra 2024
Confira a programação completa da mostra de animações. Evento gratuito e com certificado de presença!
LIVES PRÉ-EVENTO
25/07
17h (BRT)
Apresentação do projeto ABRALA e dos Anais 2022
com Bruno Azzani (PUCPR), Elisangela Lobo (UTFPR), Marcelo Públio (UTFPR) e João Lucas Marçal (UTFPR)
01/08
15h (BRT)
Preservação e restauração de animações
com Rafael de Luna Freire (LUPA-UFF), Marcos S. Saboia (Cinemateca de Curitiba) e Aarão Marins (Mapa Filmes)
08/08
17h (BRT)
Iniciativas na área da animação na Zona da Mata em Minas Gerais
com Carla Silva Machado (UEMG), Andrea Toledo (UEMG), M. Cláudio Santos Rodrigues (Instituto Fábrica do Futuro/UEMG) e Nayara Bernardes (SEBRAE-MG)
15/08
15h (BRT)
Reflexões Sobre o Uso da IA Generativa no Campo da Animação
com Eliane Gordeef (Quadro Vermelho Produções/CIEBA-FBAUL/LAAD-EBA-UFRJ) e Flávio Carvalho (PUCPR)
22/08
17h (BRT)
Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro
com Luiz Fernando de Alencar (Immagini Produções)
26/08 - SEGUNDA
14h - 15h: Domando a Máquina: que a Inteligência Artificial faça o mundano e a pessoa o criativo
Marlene Nascimento e Fede Bergé, da Universidade de Buenos Aires, apresentam como utilizar o ChatGPT em tarefas automatizadas num contexto de produção de animação de baixo custo.
Marlene Nascimento (Universidad de Buenos Aires): Graduada em Comunicação Audiovisual na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Brasil. Doutora em Design pela Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da UBA. Professora universitária na disciplina Audiovisual. Com ampla experiência na didática do projeto.
Fede Bergé (Universidad de Buenos Aires): Atualmente Diretor Criativo/Gerente de Canal na Telos Media e Professor titular de Princípios e Bases da Animação na Universidade de Buenos Aires.
Como entender e utilizar o ChatGPT para automatizar tarefas mundanas em um contexto de produção animada de baixo orçamento, com animadores e artistas ao redor do mundo.
15h: Reunião extraordinária com os ex-integrantes do Núcleo Regional de Cinema de Animação de Minas Gerais
Maurício Gino (UFMG)
Antonio Fialho (UFMG)
Simon Brethé (UFMG)
Ex-integrantes do Núcleo já confirmados até o momento: Tania Anaya, Adriane Puresa, Claudia Paoliello, Osmar Koxne, Marco Anacleto, Cristiane Zago, Edward Carvalho e Magda Rezende.
O Núcleo de Design de Animação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, a Escola de Belas Artes e o curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da Universidade Federal de Minas Gerais irá promover a reunião extraordinária dos ex-integrantes do Núcleo Regional de Cinema de Animação de Minas Gerais. O reencontro, durante a Mostra de Animação do ExperimentAnima 2024, visa marcar um registro oficial dos participantes, depois de 36 anos da existência do Núcleo. Os primeiros 30 minutos serão destinados a um bate-papo descontraído com o público que está na mostra sobre dúvidas das produções exibidas. Depois disso, será promovida uma conversa livre sobre curiosidades da iniciativa daquela época e a entrega oficial dos arquivos digitais aos seus respectivos autores.
16h - 17h: Universidade das Crianças - animação na divulgação da ciência para um público infantil
Com Maurício Gino, Débora d’Ávila Reis e Simon Pedro Brethé, venha conhecer um projeto de extensão que busca responder dúvidas de crianças de todo o Brasil utilizando a animação!
Maurício Gino: Graduado em Comunicação Visual pela Fundação Universidade Mineira de Arte – FUMA (1989), e em Belas Artes – Habilitação em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1996). Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG (2003) e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009). É professor associado da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em CINEMA DE ANIMAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: animação; analogias e metáforas; imagem e objetos de aprendizagem.
Débora d’Ávila Reis: Professora Titular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Atualmente é pesquisadora na linha Divulgação Científica e Educação Inclusiva do programa de pós-graduação do Departamento de Morfologia e na linha Educação e Museus do mestrado profissional em Educação e Docência – PROMESTRE da Faculdade de Educação da UFMG. Foi coordenadora do do Programa Institucional UFMG Jovem e do projeto do MEC intitulado “Mídias digitais para o ensino e divulgação da ciência”. Foi idealizadora e coordenadora do projeto de extensão Universidade das Crianças. Esteve como coordenadora de Ações Educativas do Museu Espaço do Conhecimento no período de 2010 a 2015 e foi Diretora de Divulgação Científica da UFMG. Publicou vários trabalhos sobre imunopatologia das formas cardíaca e digestiva da doença de Chagas e sobre as relações entre sistema nervoso e sistema imune na Fibromialgia e no desenvolvimento da forma digestiva da doença de Chagas.
Simon Pedro Brethé: Professor e coordenador do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais – CAAD da Escola de Belas Artes – UFMG. Atua também como co-coordenador de arte do projeto de extensão Universidade das Crianças da FAE/ICB – UFMG
Universidade das Crianças – projeto de extensão universitária que utiliza a animação na divulgação da ciência para um público infantil. Pretende-se falar sobre os processos de criação das animações no projeto de extensão do Universidade das crianças, da pergunta, à criação do roteiro ao filme final. Como funcina as discussões da equipe multidisciplinar na realização das animações que promovem a divulgação científica para e com as crianças.
18h - 19h: Mesa de Trabalhos: Iniciativas e ações aplicadas ao ensino / Desafios e necessidades na pré-produção
Apresentação de 6 trabalhos científicos, dentro do tema de iniciativas e ações aplicadas ao ensino, e desafios e necessidades na pré-produção.
Maria Luiza Correa da Silva: Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestra em Cinema e Artes do Vídeo pelo PPG – Cineav, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisadora de cinema e literatura de horror latino-americano feito por mulheres, roteirista e animadora.
João Pedro Felipe Silva: Sou mestrando no Programa de Pós-graduação em Multimeios, do Instituto de Artes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na qual, me graduei em licenciatura em Artes Visuais. Atuei na coordenação e desenvolvimento de projetos de extensão universitária como os projetos Ciências e Arte nas Férias (CAF) e Visualidade Animada da 10 edição do programa Aluno-Artista. Fui aluno especial no PPGMPA da ECA USP na disciplina de animação e cultura midiática. Participei da realização de oficinas de animação com estudantes da rede pública de ensino e comunidades indígenas com o Núcleo de Animação de Campinas (NCAC). Colaboro no projeto da LESMA (La Extraordinária Semana de Mostras Animadas) e sou membro da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) e do Nyama, grupo de profissionais negros ligados a animação.
Charles A. P. Bicalho: Formado em Design Gráfico no Instituto de Arte e Projeto (INAP) em Belo Horizonte. Mater of Arts pela University of New Mexico (UNM) nos Estados Unidos. Especialização para cinema, TV e novas mídias pelo Centro Universitário UNA em Belo Horizonte. Doutor em Estudos Literários pela UFMG. Produtor, roteirista, editor e diretor em audiovisual. Membro fundador da Pajé Filmes. Professor e pesquisador efetivo da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).
Anna Clara Moreira Back: Anna Clara é estudante de design na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Da sua paixão pela leitura e desenho, adquiriu apreço pela parte editorial do design bem como da ilustração infantil, além de se aventurar na área de animação. Também gosta de estar em contato com diferentes culturas e estudar outros idiomas como inglês, francês e coreano, além de estar sempre em busca de novas formas de expressar e aprimorar sua criatividade.
Maria Luiza Maciel Serva Sena: Maria Luiza Maciel Serva Sena é uma estudante de 22 anos do curso de Design Gráfico da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, Goiás, Brasil. Apaixonada por animações desde jovem, se decidiu a seguir o caminho da arte e se especializar nela por meio do design. Durante sua trajetória, executou pequenos testes de animação quadro a quadro e digital levando consigo a sina de contar histórias que tocassem e entretessem um público por meio da movimentação de personagens inanimados 2d. Durante seu Trabalho de Conclusão de Curso, defendido no primeiro trimestre de 2024, teve a chance de apresentar o resultado dos seus estudos que uniam a animação e a educação como meio de conscientizar sobre abordagens educacionais e a importância da participação de pais e da união com a natureza e sociedade para o crescimento da criança. Pegou para si o Método Montessori, de Maria Montessori (1903), como objeto de estudo que levou consigo para dentro de suas criações, uma vez que defende que a educação e a conscientização são as chaves para a mudança na sociedade. Dessa união surgiu seu primeiro grande curta 100% autoral chamado Caio – Pétalas.
– Cuidado com a Cuca: O folclore brasileiro como meio para o horror em um curta-metragem animado (Maria Luiza Correa da Silva; Liara Belmira)
– As animações brasileiras como fontes da história nacional (João Pedro Felipe Silva)
– Kakxop Pahok: as crianças cegas – projeto de finalização de um curta-metragem Maxakali (Charles A. P. Bicalho)
– Konãgxeka e Mãtãnãg: dois cases da produtora Pajé Filmes (Charles A. P. Bicalho)
– A influência do eurocentrismo nas representações culturais nos videogames (Anna Clara Moreira Back; Marcelo Abilio Públio)
– Animação Infantil como Mecanismo de Conscientização Educacional (Maria Luiza Maciel Serva Sena)
20h - 21h: Mesa de Trabalhos: Soluções na linha comercial ou publicitária / Cases / Processos
Apresentação de 6 trabalhos científicos, dentro do tema de soluções na linha comercial ou publicitária, cases e processos
Ana Maria Hoffemann de Carvalho: Ana Carvalho é formada em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente cursa licenciatura em Física na UTFPR. Participante do Núcleo de Design de Animação da UTFPR. Interessada na história da animação e imagem animada.
Nilton Malta Soares: Mestrando em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e graduado em Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), tem experiência em diferentes áreas de produção e pós-produção de vídeo, passando por lugares como a TV Cultura de São Paulo. Também, atua na realização de curta-metragens independentes de animação. Atualmente, trabalha como apoio técnico no curso de Audiovisual no Senac-SP.
Davide Casagrande: Davide é Bacharel em Design pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com especialização em animação 2D. No mercado, ele se distingue como animador e motion designer, destacando-se por sua criatividade e habilidades técnicas avançadas. Durante sua trajetória acadêmica, Davide foi agraciado com a Láurea Acadêmica, em reconhecimento ao seu desempenho excepcional. Um dos marcos notáveis de sua carreira foi trabalhar na concepção e realização do Projeto Nova Aurora, uma iniciativa inovadora desenvolvida em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que trouxe novas perspectivas e avanços significativos ao curso de design da UFPB. Além disso, Davide realizou um projeto para o Banco Itaú de uma minissérie e trabalhou por dois anos em um dos maiores estúdios de animação de João Pessoa, o Mold Studio. Estas experiências consolidaram Davide como um profissional comprometido com o desenvolvimento e a inovação na área de design e animação.
Victor Jiménez é formado em Cinema e Audiovisual na UFPE, onde liderou uma pesquisa em Inovação Social na UFPE em parceria com a UFPB no desenvolvimento de uma linha de produção Inclusiva para Cinema, inserindo a comunidade surda desde P&D até atuação e produção. Já dirigiu e produziu mais de 7 filmes e atualmente é produtor na TuBah Filmes, fazendo desenvolvimento de longas e séries. No Projeto Nova Aurora, atuou na criação do Departamento de Pesquisa e Aplicação Avançada de IA Generativa de Imagens para Animação, onde numa equipe de programadores e artistas, foi pensado e desenvolvido métodos inéditos de como utilizar IA como ferramenta para animadores na linha de produção de Cinema.
Amanda Melo da Costa: Graduada em Expressão Gráfica na UFPE e Graduanda em Design de Animação na UniAeso – Recife, possui experiência em animação cut-out e frame a frame, ilustração digital e direção de arte. Participou da elaboração de dois jogos na equipe de arte e animação. Fluente em inglês.
Amanda Laís Lunardi Lima: Amanda Lunardi é graduanda do curso de Bacharelado em Design, bolsista de iniciação científica do Núcleo de Design e Animação e foi responsável pela triagem de pesquisas científicas no evento do EXPERIMENTANIMA 2024. Possui formação em dança pelo Curso de Dança Moderna da Universidade Federal do Paraná. Atualmente participa do Grupo de Pesquisa Design & Cultura. Apaixonada pelas artes no geral e cada vez mais pelo o universo que envolve o design!
Silvia Regina Coelho Canevari: Silvia Regina Coelho é aluna graduanda no curso de design gráfico da UTFPR, atualmente participando do projeto institucional de voluntariado na iniciação científica e tecnológica (PIVIC/PIVIT).
– O fenômeno GIF (Ana Maria Hoffemann de Carvalho; Marcelo Abilio Públio)
– Rotoscopia: técnica e estilo, do pré-cinema ao pós-cinema (Nilton Malta Soares)
– Projeto Nova Aurora: Ícone Nacional em Inovação Social e Tecnológica (Davide Casagrande; Victor Lucas Jiménez Marques; Kléber da Silva Barros)
– Jaxy Jaterê: Cosmologia Guarani Em Trailer Animado (Amanda Melo da Costa; Tiago José da Silva; George André Pereira de Souza)
– Cadeia produtiva da animação e suas problemáticas. (Amanda Laís Lunardi Lima; Marcelo Abilio Públio; Elisangela Lobo Schirigatti)
– O papel da animação no funcionamento das interfaces (Silvia Regina Coelho Canevari; Marcelo Abilio Públio)
27/08 - TERÇA
14h - 15h: Comitê da Mostra de Animação - ExperimentaLA
Nesta live, Sávio Leite, Eliane Gordeeff, Jani Mendonça e Bruno Azzani discutem as animações presentes na mostra de animação do ExperimentaLA. Você pode assistir as animações durante a semana do dia 26 de agosto, todos os dias, no Miniauditório da UTFPR. Confira a página da mostra 2024 para saber mais 😉
Sávio Leite: Estudou Comunicação e é Mestre em Artes Visuais pela UFMG. É diretor de curtas-metragens, professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA e coordenador de workshops de vídeo e imagem, tendo colaborado ainda em vários projetos cinematográficos. Seus trabalhos foram apresentados e premiados em importantes festivais ao redor do mundo. Nominado três vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Foi júri em festivais na Finlândia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Armênia e em diversos outros no Brasil. Fundador e um dos diretores da Múmia ? Mostra Udigrudi Mundial de Animação. Organizador dos livros: Subversivos: o desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais, 2013 e Maldita Animação Brasileira, 2015, Diversidade na Animação Brasileira. Traduziu os livros : Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau – Teoria e prática de um Cinema Junto ao Povo, 2018; A forma realizada – O cinema de Animação de Dean Luiz Reyes, 2020. Publicou o livro: Uma Introdução ao Cinema Underground Americano de Sheldon Renan, 2022. Em 2017 lançou a coletânea em dvd MUMIA de animações Mineiras.
Eliane Gordeeff é animadora, professora e pesquisadora (CIEBA, Portugal/LAAD, Brasil) com doutorado em Multimédia Universidade de Lisboa (Portugal). Membro da ASIFA, Society Animation Studies e Casa da Animação, em 2018, editou o livro Aesthetic Interferences: The Stop Motion Technique in the Animation Narrative e tornou-se correspondente em Portugal, Espanha e Brasil do zippyframes.com. Gordeeff produziu e animou mais de 16 curtas de animação autorais. tendo mais de 70 textos publicados (acadêmicos e não acadêmicos), a maioria deles, online no Researchgate.org, onde conta com mais de 13 mil leitores. Também coordena um “índice” de textos acadêmicos editados e publicados no Brasil: academicosdaanimação.blog.br, e faz parte da comissão acadêmica do ExperimentAnima 2024, e da organização do SeAnima 2024.
Jani Mendonça: Pós-doutoranda do programa de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) na linha 1: Análise de Produtos Audiovisuais. Doutora pela Universidade Tuiuti do Paraná na linha Comunicação e Linguagens: Estudos do Cinema e Audiovisual com a pesquisa “A narrativa multidimensional: uma proposta de atualização e ruptura estrutural de séries de animação a partir de Hora de Aventura” (2020). Mestre em Letras na linha Linguagem Literária e Interfaces Sociais: Estudos Comparados com a investigação “Caleidoscópio de sonhos, memórias, sentidos: vivos olhares em Hoje é Dia de Maria” (2014). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Unicesumar (2014); Especialista em Gestão do Design pela Universidade Estadual de Londrina (UEL,2011); Especialista em Assessoria de Comunicação, pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2013); É especialista em Cinema com Ênfase em Produção Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); Dubladora pela Escola de Dublagem Curitiba; Formada em Letras, com habilitação em Línguas Estrangeiras (Inglês), pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2009). Estuda atuação no Barracão Teatro EnCena. Estuda Animação 2D na VIU ESCOLA DE CRIATIVIDADE de Fortaleza. Confira o CV completo aqui
Bruno Azzani é Animador, Motion designer, Mestre de RPG e em Comunicação (UEL), é formado em Tecnologia de Design Gráfico (UTFPR) e Licenciatura em Pedagogia (UNIP). Esse devir maricona, tenciona sua formação base, em rede, com interseccionalidades como gênero/sexualidade, raça e classe. Nos anos recentes dança com as perspectivas Cuir e com (anti)medologia da cartografia sentimental a respeito de artefatos como animação, design e educação, sobre tudo voltado as corporalidades dissidentes, em especial as crianças viadas. Atualmente é docente da Escola de Belas Artes na PUCPR.
Nesta live, o Comitê da Mostra do ExperimentAnima 2024 discute as animações que fazem parte da mostra de animações do ExperimentaLA 2024, apontando aspectos técnicos e temáticos dos curtas enviados para o evento. Você pode assistir as animações presencialmente, no Miniauditório da UTFPR – sede centro, dos dias 26 a 30 de agosto.
16h - 17h: Conversa com Alain Bidard sobre a produção do filme "Opal" (2021)
Uma conversa com Alain Bidard, diretor premiado da Martinica! Conheça como foi o processo de produção do seu último longa, “Opal”. O longa também faz parte da Mostra 2024! A apresentação é presencial, no Miniauditório da UTFPR – sede centro.
Alain Bidard é um diretor premiado da Martinica, francês e caribenho, especializado em curtas e longas-metragens animados que misturam elementos culturais afro-caribenhos e globais. Até hoje, Alain Bidard ganhou mais de 270 prêmios e recebeu 550 indicações em todo o mundo.
A conversa acontece no Miniauditório – Alain Bidard, diretor francês e caribenho da Martinica, compartilha com o público como foi produzir Opal, filme que produziu totalmente sozinho, e mostra como foi o processo de divulgação e premiação do filme pelo mundo. Após a conversa, o seu filme será exibido no Miniauditório. É gratuito, o filme será legendado, e será exibido apenas presencialmente, então não perca essa oportunidade!
16h - 17h: Mesa de Trabalhos: Processos e técnicas de animação autoral / Precursores da animação experimental
Apresentação de 6 trabalhos científicos, dentro do tema de processos e técnicas de animação autoral e precursores da animação experimental.
Viktor Danko Perkusich Novaes: Viktor Danko, licenciado e bacharel em Comunicação Social – Cinema e Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi em 2014, obteve o título de Mestre em Comunicação pela mesma universidade em 2018, com sua dissertação focada em “Aspectos Autorais nas Animações de Hayao Miyazaki”, como bolsista CAPES. Autor do livro “A Animação Japonesa Através dos Tempos”, fez parte do projeto @Br.animation. Atualmente, é professor de Cinema e Audiovisual na São Judas – Unimonte e na FIAP – CAMPUS ACLIMAÇÃO, onde leciona técnicas de produção e edição de imagens, Motion Graphics e storytelling para diversas mídias.
Beatriz Avila Vasconcelos: Doutora em Letras Clássicas (Universidade Humboldt de Berlim). Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná. Pesquisa sobre funcionamentos da linguagem no cinema, abordando as relações entre imagem cinematográfica e história da cultura e da arte e as conexões entre cinema, atenção e linguagem poética, com especial interesse por cinemas experimentais e de animação. Escreve poesia e dramaturgia.
João Apolinário Paulino Mendes: João Apolinário Mendes é diretor do “OLHO Festival de Cinema de Animação” e do “Fórum de Animação”. É Vice-Presidente da “Casa da Animação” (associação dedicada à divulgação do cinema de animação português), professor de Animação na “Escola Artística Soares dos Reis” e na “Universidade Católica Portuguesa”. Participa na organização do “Ink and Motion – International Conference on Animation and Comics” e do “Simpósio Arte e Animação”. No seu trabalho explora as passagens entre o cinema de animação e as marionetas tendo colaborado com as companhias “Teatro de Marionetas do Porto” e “Redcloud Marionetas”, com as quais participou de seis peças de teatro, em 2010 fundou a produtora de audiovisuais “HUSMA”, onde trabalhou como produtor e realizador. Está atualmente a realizar o doutoramento em “Ciência e Tecnologia das Artes” na “Universidade Católica Portuguesa”, é metre em “Animação por Computador” pela mesma instituição.
Lucas Raphael do Nascimento Prestes: Bacharelando em Cinema e Audiovisual pela UFPE, é pesquisador em animação, diretor e produtor.
Elisangela Lobo Schirigatti: Elisangela Lobo Schirigatti – É designer e docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Curitiba/PR, onde leciona as disciplinas de fotografia e animação. Foi coordenadora do Núcleo de Design de Animação (@nucleo.designanimacao) de 2020 a 2022, mantendo-se na vice-coordenação. Faz parte da coordenação do Encontro Nacional de Animação Experimental – ExperimentAnima. É membro da Red Académica Latinoamericana sobre Estudios de Animación – Sur a Sur. Compõe o comitê científico do Fórum Académico Internacional sobre Animación – FAIA e do Simpósio da Casa da Animação em Portugal. É autora do livro Competences of animation designers: Perceptions based on a sample of Brazilian professionals (2021), resultado do pós-doutorado na ESPM/SP em 2018. Na pesquisa coordena o projeto Cadeia Produtiva da Animação, onde estuda as competências dos profissionais de animação, o registro e divulgação da animação brasileira – ABRALA, o ensino da animação e a atuação da mulher na animação (@ela.animaUTFPR). Além disso, colabora com o Grupo de Estudos em Animação da UTFPR e realiza no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG seu segundo pós-doutorado, sobre a animação mineira – ABRALA MG (https://utfpr.curitiba.br/abrala/).
Marcos Buccini: Marcos Buccini é doutor em Comunicação pela UFPE. Desde 2002, atua como realizador e pesquisador na área de animação. Coordenou o Núcleo de Animação AESO entre 2005 e 2007. De 2008 a 2019, atuou como professor efetivo do Núcleo de Design da UFPE, coordenando o Maquinário – Laboratório de Animação. Hoje ministra disciplinas de animação no Curso de Cinema e Audiovisual, na mesma instituição. Em 2017, lançou o livro História da Animação em Pernambuco.
– Categorizando a filmografia de Miyazaki através da coleta e análise de dados sobre seus personagens (Viktor Danko Perkusich Novaes)
– Atenção poética na animação abstrata The Aroma of Tea, de Michaël Dudok De Wit (2006) (Beatriz Avila Vasconcelos)
– Técnica como sentido na obra de Pierre Hébert (João Apolinário Paulino Mendes)
– A poética na animação: uma investigação pela obra de José-Manuel Xavier (Lucas Raphael do Nascimento Prestes; Marcos Buccini Pio Ribeiro)
– Animação experimental em Minas Gerais: o abstracionismo e a irreverência de Angelo Marzano (Elisangela Lobo Schirigatti; Maurício Silva Gino)
– O medo abstrato: experimentalismo na animação de horror (Marcos Buccini)
18h - 19h: Mesa de Trabalhos: Animação experimental e arte
Apresentação de 6 trabalhos científicos, dentro do tema de animação experimental e arte.
Maria Antônia Amaral Petrassi: Bacharelada em animação, e animadora 2D fulltime. Amante de stop motion e apaixonada por animação experimental!
Dora Teixeira de Oliveira Andrade: Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná (Unespar – Campus de Curitiba II/FAP).
Gustavo de Melo França: Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Mestre pela linha Cultura, Economia e Políticas da Comunicação do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Bacharel em Design Gráfico pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Design Gráfico, Comunicação e Audiovisual. Realiza pesquisas nos seguintes temas: história da animação, com foco principal na relação entre autoria e estilo nas produções animadas japonesas; moda e a construção da aparência das personagens nos audiovisuais; e processos de hibridismos culturais nas produções da indústria criativa. Membro atual do grupo de pesquisa A-Tevê (UFBA) e do Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (UFS).
Daniela Klem Ribeiro: Graduanda do curso de Cinema e Audiovisual da UNESPAR e pesquisadora de Iniciação Científica, com financiamento da Fundação Araucária. Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte Cultura e Subjetividades (GPACS – CNPq/Unespar).
Ana Júlia Olivier Rocha: Ana Júlia Olivier Rocha é graduada em Cinema e Audiovisual pela UNESPAR-FAP (2024). Também trabalha com críticas, análises e pesquisas na área de cinema. Seus textos críticos estão presentes nos sites Portal Pop 3 e Club do Filme. Suas pesquisas acadêmicas foram apresentadas em encontros como MusiMid (São Paulo) e Cinema em Perspectiva (Curitiba). Pesquisadora e entusiasta na área de animação já participou do projeto de extensão do Núcleo Design de Animação da UTFPR e da oficina de animação 2D ofertada, também, por eles. Participa do grupo de pesquisa voltado para a preservação do acervo de filmes nacionais o RUAAv.Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema. Escritora e roteirista, já publicou um livro de contos “O Sol e a Lua” (2019). Diretora de videoclipes, dirigiu o clipe “Agora que acabou” da cantora Mohani. Direção de arte para o curta-metragem “Paredes de Vidro” (2022). Como pesquisadora tem interesses nas áreas do cinema, análise audiovisual, história, música, bruxaria e performance.
Samuel Baptista Mariani: Samuel Mariani é formado em Midialogia pela Unicamp e é mestrando do PPGMPA da ECA – USP, membro do MidiAto: Grupo de Estudos de Linguagem: Práticas Midiáticas. Trabalha como animador, montador e explorador de IA no Estúdio Celestina. É colaborador da Coala Filmes, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e do Dia Internacional da Animação do Brasil.
– Animação Experimental Híbrida – Quebra de Estilos como Expressão Artística (Maria Antônia Amaral Petrassi)
– A Experiência Poética na Animação: Momentos de Ma e de “Fechar os Olhos” em Vidas ao Vento, de Hayao Miyazaki (Dora Teixeira de Oliveira Andrade)
– A animação japonesa e o construtivismo (Gustavo de Melo França)
– A Atenção Poética no Cinema Experimental de Animação e sua Construção na Periferia (Daniela Klem Ribeiro; Beatriz Avila Vasconcelos)
– Análise da experimentação visual feita por Miyazaki em “O Menino e a Garça” referenciando o pós-impressionismo. (Ana Júlia Olivier Rocha)
– Um lugar na animação experimental para a arte generativa feita com Inteligência Artificial? (Samuel Baptista Mariani)
20h - 21h: Novas publicações sobre animação na EBA/UFMG
Nesta apresentação, Mariana Tavares e Maurício Gino apresentam 3 livros recentemente publicados que trazem pesquisas sobre o cinema de animação e sobre a história da Escola de Belas Artes – UFMG.
Profa. Dra. Mariana Tavares: Foi Professora Visitante no DFC/EBA/UFMG (2021-2023). Desenvolveu residência Pós-Doutoral na EBA/UFMG com bolsa PNPD-CAPES (5 anos – 2014-2019) cuja pesquisa deu origem ao livro Escola de Belas Artes, UFMG: 65 Anos de Ensino-Aprendizagem em Artes (Ed. Ramalhete, 2024). Organizou o livro Pesquisas em Animação – Cinema & Poéticas Tecnológicas (em conjunto com Maurício Silva Gino, Ramalhete, 2019) e é também autora do livro Helena Solberg, do Cinema Novo ao Documentário Contemporâneo (É Tudo Verdade/Imprensa Oficial de SP, 2014) e de capítulos em livros sobre o Cinema Brasileiro – Feminino e Plural (Papirus, 2017) e Curta-metragem brasileiro: 100 filmes essenciais, Ed.Letramento, 2019. É realizadora, com trabalhos premiados no documentário: Toque do Samba (2014) e Giramundo, uma História de Títeres e Marionetes (2001) e em videoarte, Horizonte Subterrâneo (1997) e Vocabulário (1995).
Dr. Maurício Gino: Graduado em Comunicação Visual pela Fundação Universidade Mineira de Arte – FUMA (1989), e em Belas Artes – Habilitação em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1996). Mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG (2003) e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009). É professor associado da Escola de Belas Artes da UFMG e coordenador do Núcleo de Audiovisual do Espaço do Conhecimento UFMG. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em CINEMA DE ANIMAÇÃO, atuando principalmente nos seguintes temas: animação; analogias e metáforas; imagem e objetos de aprendizagem.
A professora e pesquisadora Mariana Tavares irá apresentar três livros recentes escritos por professores da EBA-UFMG que trazem pesquisas sobre o cinema de animação e sobre a história da Escola de Belas Artes – UFMG que é pioneira no ensino da animação em Universidade brasileira. Os livros “Pesquisas em Cinema de Animação: Conexões Internacionais” (2024) e “Pesquisas em Animação: Cinema & Poéticas Tecnológicas” (2019) apresentam uma seleção de trabalhos apresentados no 2º e 1º Seminário Pesquisas em Animação, na UFMG. O livro “Escola de Belas Artes: 65 Anos de Ensino-Aprendizagem em Artes” (2024) aborda a história da EBA e conta também com a colaboração de professores que compartilham metodologias de Ensino-Aprendizagem em Artes. Todos os livros foram editados pela Ed. Ramalhete de Belo Horizonte.
28/08 - QUARTA
14h - 15h: Projetos extensionistas e pesquisas em animação
Nesta live, Beatriz Avila Vasconcelos apresenta o projeto de extensão Animaê da Unespar, e Sérgio Nesteriuk compartilha o trabalho de pesquisa em animação.
Beatriz Avila Vasconcelos: Doutora em Letras Clássicas (Universidade Humboldt de Berlim). Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo da Universidade Estadual do Paraná. Pesquisa sobre funcionamentos da linguagem no cinema, abordando as relações entre imagem cinematográfica e história da cultura e da arte e as conexões entre cinema, atenção e linguagem poética, com especial interesse por cinemas experimentais e de animação. Escreve poesia e dramaturgia.
Sérgio Nesteriuk: Pesquisa, desde 1996, o universo dos games, animação, produção sonora e audiovisual. Foi produtor artístico e cultural no MIS- Museu da Imagem e do Som e na Fundação Memorial da América Latina. Sócio (e ex-diretor de Educação) da Associação Brasileira de Cinema de Animação, Sociedade Brasileira de Computação, Design Research Society, Society for Animation Studies e da Digital Games Research Association. Cofundador do Seanima- Seminário Brasileiro de Estudos em Animação. Consultor de roteiro e dramaturgia do ANIMATV (SAv/MinC; TV Brasil; TV Cultura) e de outros projetos realizados por estúdios e produtoras. Júri de concursos, prêmios e editais, e consultor ad hoc da Fapesp, Finep e Ancine. Realizador premiado pelo Projeto Rumos Itaú Cultural, ProAC e PRODAV/FSA. Curador do festival internacional de jogos do BIG Festival. Autor do livro Dramaturgia de Série de Animação (ANIMATV, 2011) e coorganizador de Gamificação em Debate (Blucher, 2018) e Desafios da Transmídia – processos e poéticas (Estação das Letras e Cores, 2018). Editor do DATJournal. Professor da PUC-SP (2003-2014). Lecionou na Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisual para Multiplataformas da UFSCar, onde também realizou seu pós-doutorado. Professor dos bacharelados em Design de Games e em Animação, Coordenador do PPG Design (Mestrado e Doutorado) da Universidade Anhembi Morumbi (2018-2022). Coordenador Adjunto da Área de Arquitetura, Urbanismo e Design da CAPES (2022-2026).
16h - 17h: Mesa de TCCs aprovados: Animação experimental e saúde / Animação e sociedade
Apresentação de 3 TCCs aprovados, dentro do tema de animação experimental e saúde, e animação e sociedade.
Murilo de Carvalho e Silva: Murilo é Animador 2D e ilustrador paraibano, se graduou em Design Gráfico pelo IFPB, se destacando pelo trabalho “No Fundo do Poço”, unindo animação, design social e luto, além de participações de projetos de pesquisa e extensão como o livro publicado “Mapeando o Design” e do site do “projeto a.no.tar”. Já trabalhou em estúdios como Split Studio, Mold Studio e Sagui Studio como animador.
Luísa Monteiro Teixeira: Designer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi contemplada com uma bolsa de 1 ano na Auckland University of Technology (Nova Zelândia) e especializou-se em Animação e Cenários Digitais pela Belas Artes de São Paulo. Atua nas artes visuais, ilustração e motion design e considera-se uma artista multimídia. Encontrou na intersecção entre arte e política uma forma de se expressar e, por meio de suas obras, almeja que nossa imaginação seja cada vez mais coletiva.
Ana Luísa Luy da Silva:
“Olá! Sou Ana Luisa Luy da Silva, e aos 23 anos, estou imersa no mundo do design e da animação. Minha jornada acadêmica me levou à Universidade Federal do Paraná (UFPR) onde desde o início, esses campos despertaram minha curiosidade e paixão.
Recentemente, tive a oportunidade de explorar meus interesses no meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Decidi concentrar meus esforços em um projeto que unisse design autoral e animação para abordar uma questão crucial: a emergência climática mundial. Desenvolvi um curta-metragem animado com técnicas de design autoral, buscando conscientizar e inspirar mudanças positivas em relação ao meio ambiente.”
– NO FUNDO DO POÇO: A criação de um color script para animação sobre os estágios do luto (Murilo de Carvalho e Silva)
– Recortes em movimento: como a animação de recorte é utilizada na expressão dos videoclipes musicais de Babulina’s Trip (2013) e Puro Disfarce (2019) (Luísa Monteiro Teixeira)
– DESestações: Um curta-metragem sobre a emergência climática mundial. (Ana Luísa Luy da Silva)
18h - 19h: Ophicina Digital: estrutura, projetos e desafios
Prof Luiz Nazario: Historiador do cinema, crítico de cultura e escritor, com décadas de colaboração na imprensa paulista, o Professor Titular da Escola de Belas Artes da UFMG Luiz Nazario formou-se em História pela USP (1979), com Mestrado (1989) e Doutorado (1994) em História Social pela mesma universidade, sob a orientação da grande historiadora Anita Novinsky, Pioneira da Ciência no Brasil. Com o apoio do DAAD e da CAPES pesquisou durante dois anos nos arquivos de cinema da Alemanha para a tese: “Imaginários da Destruição: O Papel da Imagem na Preparação do Holocausto” (1994), considerada a primeira na área de Cinema e História em todo o Brasil. Pesquisador Bolsista PQ-1D do CNPQ entre 2003 e 2018 com os projetos “Animação Expressionista” e “Cinema e Holocausto”, escreveu e dirigiu o primeiro longa-metragem em animação de Minas Gerais, a “Trilogia do Caos” (2001-2016), produzida com dois Prêmios de Incentivo à Produção, da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte, e da Associação Curta Minas / CEMIG, animada por jovens artistas da Escola de Belas Artes. Autor de diversos livros, dentre os quais “Da Natureza dos Monstros” (1988), “As Sombras Móveis” (1999), “Autos-de-fé como Espetáculos de Massa” (2005),” Todos os Corpos de Pasolini” (2007) e “O Cinema Errante” (2013), acompanhou em 1993 o Curso de Ensino do Holocausto no Museu Yad Vashem, em Israel, com o apoio da Associação Universitária Judaica e, como Professor Residente, o Curso ISGAP-Oxford Summer Institute on Critical Antisemitism Studies 2019, no Saint John College, na Universidade de Oxford, Reino Unido, com bolsa integral do ISGAP e apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG e PROEX-CAPES.
Marcelo La Carretta: Doutor em Técnicas Audiovisuais pela EBA-UFMG (2012), com tese baseada na memória nostálgica criada através das diversas mídias audiovisuais. Mestre em Técnicas Audiovisuais pela EBA-UFMG (2005); Graduação em Cinema de Animação pela EBA-UFMG (2003). Professor e coordenador de pesquisa em advergames e serious games da PUC Minas, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Ilustração, Animação, GameDesign e Design Multimídia físico e digital. Autor do livro “Como Fazer Jogos de Tabuleiro: Manual prático”, referência nacional hoje no ensino de métodos para prototipação de Jogos de Tabuleiro. Coordenador do Festival de Artes do SBGames desde 2017. Atua pedagogicamente e profissionalmente em GameDesign para Jogos de Tabuleiro e Jogos Digitais, Ludologia e Gamificações, Design, Comunicação Visual, Ilustração, Animação, Motion Design, Técnicas de Produção Multimida e Audiovisual como um todo.
Marco Antônio Anacleto: Atualmente é Ilustrador Científico do Centro de Coleções Taxonômicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. É também curador das exposições anuais no Projeto ICB em Obras de Arte, com acervo de ilustrações e imagens que relacionam arte com ciência e natureza. Professor do Curso de Ilustração Científica em Projetos de Extensão Universitária pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Possui Especialização em Ilustração Científica, pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM – Uberaba, em 2014. Ex-professor do Curso Superior de Formação Específica em Produção para Mídia Digital – Web e Multimídia do Centro Universitário UNI-BH (2003 – 2005). Iniciou a carreira como ilustrador científico na Escola de Veterinária da UFMG, onde atuou no período entre 1978 a 1986. Possui mestrado em Artes Visuais, área de pesquisa em IMAGEM E SOM pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Graduado em DESENHO pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Graduado em CINEMA DE ANIMAÇÄO pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (1991); com participação ativa nas produções de filmes animados do Núcleo de Animação de Minas, em parceria com a Embrafilme e National Film Board of Canada (1987-1993). Atuou em projeto de pesquisa teórica e prática – Animação Expressionista – usando modelos digitais 3D para a produção da trilogia de animação no estilo expressionista, no Laboratório Ophicina Digital, no Depto. de Fotografia Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG, período 1998 a 2012. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em direção de arte, direção de fotografia, coordenação técnica em produções de filmes de animação, 3D designer e Motion designer. Atua principalmente nos seguintes temas: artes plásticas, artes gráficas, ilustração científica, artes digitais, cinema de animação, comunicação visual, design gráfico, e design em contexto de filme e vídeo.
Soraia Nogueira Garabini: Formada em Artes (EBA/UFMG, 2001), especialista em Artes Visuais (SENAC, 2019), Mestre em Artes Visuais (EBA/UFMG, 2004) e Doutora (EBA/UFMG, 2015) em Arte e Tecnologia da Imagem. Atua desde 2010 como Técnica de Nível Superior em Artes Visuais concursada no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte – MIS BH onde desenvolve ações voltadas para a Preservação Audiovisual, tais como o desenvolvimento de exposições e peças gráficas relacionadas ao processamento de acervo; pesquisas relacionadas aos itens preservados; produção de vídeos e animações; reparo, elaboração de laudos e análise de acervos fílmicos. Tem experiência também como professora na área de Design Gráfico e Audiovisual.
20h - 21h: Por dentro de um estúdio de animação
Nesta apresentação você conhece um pouco mais sobre o dia a dia de um estúdio de animação! Com Camila Kauling, do Animaking Studio, Camila Kraus do Belli Studio, e Itamony Barros da Mono Estúdio, elas trazem suas experiências com animação dentro de um estúdio: como é o trabalho, como funciona a produção e criação de uma animação, e apresentam também as produções originais de cada estúdio 🤩
Camila Kauling: Formada em Design Gráfico pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2007. Recém-formada entrou no projeto de longa metragem em Stop Motion “Minhocas” até a sua conclusão em 2012, onde passou por diversos setores. Em 2011 concluiu sua pós-graduação em Animação em Stop Motion na University of the West of England. Trabalhou nos estúdios da Aardman em meados de 2012, onde participou da série “Shaun the Sheep”. Em agosto de 2012 iniciou sua participação como diretora e animadora do curta-metragem em Stop Motion “Super Plunf”. Em 2016, retornou para Animaking como Diretora, criando e produzindo diversas séries e publicidades, como as séries “AnimaCriança – Lendas Brasileiras”, “Chapeuzinho de todas as cores”, “Liga dos Mascotes”, “Passado da Hora – História Universal”, “Passado da Hora – História de Santa Catarina” e “PopCorn”.
Camila Kraus é Analista de Marketing na Belli Studio. Tem Doutorado em Ciências Contábeis e Administração – FURB, Mestrado em Turismo e Hotelaria – UNIVALI, Pós em Administração e Marketing – UNINTER e Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – FUR
Itamony Barros é Produtora Executiva na Mono Animation. É graduada em Produção Audiovisual (PUCRS) e especialista em Gestão Cultural (SENAC-RS). Atua no mercado audiovisual há 18 anos, em diversas frentes de produção, realizou obras de curta, média, longa-metragem, séries e minisséries, de diversos formatos, compreendendo obras de ficção, documentário e animação premiadas no Brasil e Exterior. Gerenciou por 04 anos as áreas de Educação e Novos Negócios no Anima Mundi, fez parte do Comkids Prix Jeunesse Ibero Americano, festival com foco em conteúdo para a infância, foi gestora do Polo Audiovisual do Rio Grande do Sul – APL Audiovisual, atuou em instituições como Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro e FUNDACINE- RS. Seus trabalhos recentes incluem as séries “Diário de Pilar” (NatGeo Kids/2020) e a segunda temporada de “Mundo Ripilica” (Discovery Kids/2021). Atualmente está produzindo duas séries de animação, uma delas, “PIPAS”, com estreia marcada para Agosto deste ano no Gloobinho!
A palestra começa fazendo um overview do portifólio da Animaking, passando por diversos projetos com técnicas diferentes, assim como experiências dentro do estúdio, como é o dia-a-dia, making of das produções de passeio por dentro do estúdio. Com o objetivo de instruir os jovens que estão entrando para o mercado, a palestra visa exclarecer as múltiplas áreas e funções de uma produção de animação, considerando todas as técnicas de animações da produtora. Finalizamos com uma lista de dicas para se apresentar para o mercado de trabalho, um primeiro passo para trabalhar dentro de um estúdio de animação.
Vamos conversar sobre como a Belli trabalhou a sala de roteiristas das séries Boris e Tuca, como foi o processo de desenvolvimento dos personagens, as vozes originais, a etapa final da animação e um pouco sobre os desafios da dublagem.
29/08 - QUINTA
14h - 15h: Homenageado ExperimentAnima 2024: Marcelo Marão
Nesta live, com a participação de Marcos Magalhães, Marcelo Marão é o homenageado do IV Encontro Nacional de Animação Experimental! Confira a página do homenageado para saber mais sobre Marão!
Marcelo Marão é formado na Escola de Belas Artes da UFRJ e diretor de animação, tendo realizado catorze curtas metragens (EU QUERIA SER UM MONSTRO, O ANÃO QUE VIROU GIGANTE, ATÉ A CHINA e outros) e participado de mais de trezentas animações para publicidade, internet, TV e cinema. Foi Presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC durante sete anos e desde 2003 é um dos coordenadores do Dia Internacional da Animação e sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados. Marão foi homenageado no 20º Anima Mundi e também recebeu retrospectivas nos festivais Baixada Animada, Iguacine, Animanima (Sérvia), ReAnimania (Armênia), Anima BR (Angola) e ANIMAGE (PE). BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS é seu primeiro longa-metragem de animação.
Marcos Magalhães é Cineasta de animação autor de filmes de animação com diversas propostas artísticas, como Meow! (Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes), Animando (filmado no National Film Board of Canadá), DoiS (realizado na USC em Los Angeles, Estrela de oito pontas (animado por Fernando Diniz) e criador do Ratinho de massinha do Castelo Rá-Tim-Bum, entre muitos outros. Professor Doutor em Animação na PUC-Rio. É um dos Fundadores e Diretores do festival ANIMA MUNDI.
16h - 17h: Apresentação de Teses na área da Animação
Soraia Nogueira Garabini, do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, e Christiane Quaresma, professora da Unicap, apresentam suas teses em relação à animação
Soraia Nogueira Garabini: Formada em Artes (EBA/UFMG, 2001), especialista em Artes Visuais (SENAC, 2019), Mestre em Artes Visuais (EBA/UFMG, 2004) e Doutora (EBA/UFMG, 2015) em Arte e Tecnologia da Imagem. Atua desde 2010 como Técnica de Nível Superior em Artes Visuais concursada no Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte – MIS BH onde desenvolve ações voltadas para a Preservação Audiovisual, tais como o desenvolvimento de exposições e peças gráficas relacionadas ao processamento de acervo; pesquisas relacionadas aos itens preservados; produção de vídeos e animações; reparo, elaboração de laudos e análise de acervos fílmicos. Tem experiência também como professora na área de Design Gráfico e Audiovisual.
Christiane Quaresma é professora de animação no curso de Jogos Digitais da Unicap. É formada em Design pela UFPE e mestre pelo PPGCOM-UFPE, com pesquisa em história e teoria da animação, com foco no experimental. Doutora pelo mesmo programa, com pesquisa em animação, corpo e gesto.
A apresentação de Soraia Nogueira Garabini pretende abordar as relações entre os processos da animação e o restauro digital fílmico das quais envolve os conceitos, as perdas e as ações de preservação dos artefatos e películas de animação e os processos da animação e a formação do animador nas práticas de restauro.
A apresentação de Christiane Quaresma é baseada em pesquisa realizada durante o doutorado em Comunicação pela UFPE e aborda o papel específico da animação no contexto das artes representativas do corpo, com foco nos estudos do gesto. Visualiza esta relação a partir de uma perspectiva socioantropológica pautada nos imaginários sobre o corpo e como estes reverberam no campo estético. Com base nisso, a pesquisa investigou a desconstrução gestual na arte animada experimental.
18h - 19h: Festivais e mostras de cinema e de animação no Brasil: Estratégias, Estrutura e Desafios
Nesta live você conhece 3 festivais diferentes do Brasil! A Ananda Guimarães apresenta a Mostra MOSCA, Antonio Gutierrez e Julio Cavani o Festival Internacional de Animação ANIMAGE, e Camila Nunes o Festival Lanterna Mágica.
Ananda Guimarães é diretora da Mostra MOSCA e Sócia-fundadora da Romã Produtora Cultural
Antonio Gutierrez (Gutie) é jornalista e produtor cultural com 30 anos de carreira. Criador e diretor dos festivais ANIMAGE (Festival Internacional de Animação de Pernambuco), Rec-Beat (música) e Continuum (Festival de Arte e Tecnologia do Recife).
Julio Cavani é jornalista, diretor de cinema, escritor e crítico de arte com 20 anos de carreira. Dirigiu os curtas História Natural e Deixem Diana em Paz. Finalista do Prêmio Cristina Tavares. Jurado e crítico de diversos festivais de cinema. Curador do ANIMAGE desde 2015.
Camila Nunes, produtora baiana, é formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás. É diretora do Festival Internacional de Animação Lanterna Mágica e atua principalmente nos mercados goiano e baiano. Multipotencial, além das produções audiovisuais, ministra oficinas de Stop Motion e de Introdução à Linguagem Cinematográfica nas principais cidades desde 2013: Salvador, Brasília e Goiânia.
Ananda Guimarães apresenta a Mostra MOSCA, sua história, as conquistas e os desafios durante todos os anos de mostra.
Antonio Gutierrez e Julio Cavani apresentam a importância do Festival ANIMAGE para a animação no Brasil.
20h - 21h: Espacial Filmes
Igor Bastos, CEO da Espacial Filmes, apresenta a história da sua empresa e compartilha sua experiência na área da animação.
“Sempre fui apaixonado por conteúdo audiovisual. Jogos, filmes, séries e multimídia. Por isso decidi ir estudar Cinema de Animação e Artes Digitais na UFMG, onde misturava tecnologia e inovação com arte, duas coisas que eu amo. Desde 2016 então participei do máximo de projetos audiovisuais que consegui. Colaborei com festivais como o MUMIA (Mostra Mundial Undigrungi de Animação) o 2º maior festival de Animação do Brasil. Fundei a Espacial Filmes, e sou o Diretor mais Jovem do Brasil a Dirigir um longa-metragem de animação na história do Brasil com o filme Placa-mãe. Agora estou no meu segundo Longa-metragem. Também sou presidente da ABRANIMA (Associação Brasileira de Produtoras de Animação) uma das 12 entidades importantes do Audiovisual.”
30/08 - SEXTA
14h - 15h: Grupo Giramundo: Caminhada histórica e iniciativas
Marcos Malafaia e Ulisses Tavares apresentam o Grupo Giramundo, um grupo de teatro de bonecos de Beo Horizonte, criado em 1970 e que atua até hoje. Conheça a trajetória do grupo, os desafios e as conquistas!
Marcos Malafaia (Belo Hte, 1965). Formado em Sociologia (UFMG 1990) e especialista em Arte Educação (UEMG 2008). Mestrando em Estudos Culturais Contemporâneios Universidade FUMEC. Integrante do grupo Giramundo teatro de bonecos desde 1987, em sucessivas funções: marionetista, produtor, roteirista, cenógrafo, figurinista, diretor. Atualmente ocupa a presidência do grupo. Dirigiu os espetáculos do Giramundo: “Pinocchio” (2005), “Vinte Mil Léguas Submarinas” (2007), “Torres Andantes” (2011) e “Alice no País das Maravilhas” (2013). Criou as exposições Giramundo: “Brasil em Bonecos”, “Os Bichos”, “Gêneros do Teatro de Bonecos”, “Heróis e Vilões”, “Uma Volta ao Giramundo” e “Autômatas”, Integrou oficinas: “Teatro de Animação de Materiais” (Werner Knöedgen, Escola Superior de Teatro de Stuttgard, 1989); “Concepção e Encenação” (Margareta Niculescu, diretora do Institut International de la Marionnete, 1994); “Cenografia e Tecnologia/Espaço e Imagem” (Álvaro Apocalypse – 1994); “Techniques traditionelles, Technologies Nouvelles” (Sally Jane Norman – 1994). Desde 2005, coordena o Departamento de Arte Gráfica Giramundo e o Banco de Imagem Giramundo. Desde 2002, atua como professor no curso de Design da Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade FUMEC.
Ulisses Tavares (Belo Horizonte, MG, 1971). Artista bonequeiro, designer de bonecos, desenvolvedor de projetos, produtor, diretor de espetáculos, cenógrafo, escritor, locutor, videoartista e fotógrafo.
O Giramundo é um grupo de teatro de bonecos, sediado em Belo Horizonte, formado em 1970 e ativo até hoje. Em sua trajetória, criou mais de 40 espetáculos, formando um dos maiores acervos de bonecos das Américas. Sua estrutura institucional inclui teatro, museu, escola e estúdio de animação, eixos de sua atividade atual. O Giramundo ampliou os limites técnicos e formais do teatro de bonecos brasileiro, servindo de ponto de referência para muitos alunos e grupos. O Giramundo também é um estúdio de animação que produz filmes desde 2005. A princípio, as animações serviram para compor a nova cena do Giramundo, misturando bonecos e projeções animadas. Hoje, a expertise do grupo na construção e manipulação de bonecos faz do Estúdio de Animação Giramundo um produtor de filmes para diversas finalidades.
16h - 17h: Processos Manuais para se criar animação: Pontes entre tradição e tecnologia
Christine Veras, professora assistente na University of Texas at Dallas, apresenta o experimenta.l, um laboratório que integra técnicas manuais e digitais, e os trabalhos que foram realizados.
Dra. Christine Veras é professora assistente na Bass School of Arts, Humanities, and Technology da UT Dallas. Seu trabalho combina história, teoria e prática. Ela é originalmente do Brasil e possui experiência de ensino e pesquisa em Singapura, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra e Estados Unidos. Como diretora do experimenta.l Animation Lab, ela promove a colaboração interdisciplinar e o uso de técnicas práticas para criar animação. Veras também é a inventora do Silhouette Zoetrope (também conhecido como Silhotrope), um dispositivo patenteado de ilusão ótica animada que agora faz parte da coleção de três museus internacionais.
Esta apresentação destaca o trabalho interdisciplinar desenvolvido no laboratório de animação experimenta.l. Ela mostra processos práticos para integrar técnicas tradicionais de animação e tecnologia de maneiras diversas. Os projetos apresentados incluem a adaptação de phenakistoscópios em projeções de animação em formato de planetário e o uso de imagens históricas de domínio público de “Steamboat Willie” da Disney, transformadas em animação de papel recortado. A apresentação demonstra como a abordagem prática do laboratório amplifica técnicas históricas de animação. Também revela como essa abordagem prática expande os limites da animação para novos territórios por meio de projetos colaborativos que incentivam experimentação e pesquisa.
17h30: Bate-papo com Marcelo Marão, diretor de Bizarros Peixes
Um bate-papo com Marão, sobre a produção de seu primeiro longa-metragem “BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS”. A conversa acontece no Miniauditório, logo após a exibição do longa. Confira a programação da mostra de animações aqui.
Marcelo Marão é formado na Escola de Belas Artes da UFRJ e diretor de animação, tendo realizado catorze curtas metragens (EU QUERIA SER UM MONSTRO, O ANÃO QUE VIROU GIGANTE, ATÉ A CHINA e outros) e participado de mais de trezentas animações para publicidade, internet, TV e cinema.
Foi Presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC durante sete anos e desde 2003 é um dos coordenadores do Dia Internacional da Animação e sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados. Marão foi homenageado no 20º Anima Mundi e também recebeu retrospectivas nos festivais Baixada Animada, Iguacine, Animanima (Sérvia), ReAnimania (Armênia), Anima BR (Angola) e ANIMAGE (PE).
BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS é seu primeiro longa-metragem de animação.
Marcelo Marão, do Marão Filmes, vem bater um papo com os espectadores da sua nova produção, BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS, que também foi seu primeiro longa-metragem, contando como foram os bastidores da produção, da criação e realização do filme.
18h - 19h: UMA COMPOSIÇÃO NORMAL
Gabriel Bitar, mais conhecido pelo seu trabalho no longa “Tito e os Pássaros” ensina como explorar técnicas artísticas manuais e misturar com técnicas digitais. Não perca!
Gabriel Bitar, diretor e artista brasileiro, mais conhecido por seu trabalho no longa-metragem de animação “Tito e os Pássaros”, filme que participou em mais de 150 festivais e ficou no Short List do Oscar de 2019, onde ele foi responsável pela direção, direção de arte e composição. Experimentando novas técnicas e processos alternativos, Gabriel dirigiu diversos videoclipes, curta-metragens e uma obra seriada infantil feita em animação de plastilina para o Canal Futura. Seu mais recente curta-metragem, “Em Busca da Terra – Música Prometida”, ganhou prêmio de Melhor Curta de Animação Brasil, no Festival Mumia em Belo Horizonte no final de 2022. Ao longo de sua carreira teve a oportunidade de participar em dezenas de longa-metragens, como o recente “Racionais, das ruas de São Paulo para o mundo”, produzido para a Netflix. Gabriel também trabalhou com animação e direção de arte em filmes como: Tropicália, Cidade Cinza, Raul e Tim Maia. Foi quatro vezes ganhador do Festival do Minuto com filmes experimentais. Tem um trabalho pessoal de pintura, gravura, fotografia e realiza performances com projeções feitas com animação ao vivo e Live Paint. Com o coletivo Várzea Ilustrada chegou a se apresentar no Circuito SESC de Artes em 2013, visitando 15 cidades do interior paulista. Ele é sócio da Veranito, um pequeno estúdio de São Paulo, onde foi realizada a etapa de composição do filme Tito e os Pássaros.
Nesta palestra, Gabriel Bitar explora a integração de animações stopmotion e técnicas artísticas tradicionais, como pastel seco, carvão, gravura calcográfica, escultura, pintura a óleo e aquarela, com aplicativos 3D utilizando a “Normal” para adicionar volume a fotografias. Entre 2017 e 2024, Bitar desenvolveu uma série de ensaios visuais e filmes autorais que destacam a poesia dos materiais e processos manuais. Ele enfatiza o papel do artista como artesão e a importância de explorar e expandir as formas de produção artística. A palestra oferece uma visão inspiradora sobre como técnicas tradicionais podem enriquecer a composição gráfica moderna, transformando a materialidade em uma poderosa expressão visual.
20h - 21h: Mirá: Núcleo de animação da Escola de Belas Artes da UFBA
Taygoara Aguiar, responsável pelo projeto de extensão Mirá, o núcleo de animação da UFBA, apresenta a história do projeto, os desafios e suas iniciativas, com 3 eixos de atuação diferentes.
Taygoara Aguiar: Formado em Design, possui especialização em arte-educação e doutorado em Artes Visuais. Coordena o curso de graduação em Design da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e é responsável pelo Mirá: núcleo de animação da EBA/UFBA. Através do Mirá, contribui com o estudo e a prática da animação por meio da realização de ações de pesquisa e preservação da memória da animação baiana, atividades formativas, realização de eventos e produção de filmes e séries de animação, em parceria com produtoras e animadores de Salvador.
O Mirá: núcleo de animação da Escola de Belas Artes da UFBA, é um projeto de extensão da Universidade pública que atua desde 2016 desenvolvendo desenhos animados em paralelo a atividades de formação e preservação da memória da animação baiana. Divididas em 3 (três) eixos, atualmente estas ações abragem a realização de cursos livres, a manutenção de um acervo de animações produzidas no estado da Bahia e a realizações de sessões de cineclube itinerantes. Essa apresentação tem como objetivo compartihar a história, os processos e as estratégias de gestão que permitem ao Mirá desenvolver animações de qualidade, apesar dos desafios enfrentados pela Universidade pública nos últimos anos.
OFICINAS
26/08 - Design de Personagens Humanóides - Uma visão básica
A apresentação se baseará nos temas básicos sobre design de personagens para animação, levando em consideração a complexidade do design, poses, charactersheets, construção de personalidade e demonstração desta personalidade no design, moodboards, roupas, características faciais e corporais, diversidade, etc. A segunda parte da aula, pretendo analisar em conjunto com os estudantes trabalhos enviados por eles mesmos de exemplo, aprimorando a interação e abrindo espaço para dúvidas.
Dia 26/08, das 14h às 16h, na sala CC-202 na UTFPR – Av. Sete de Setembro, 3055 – Rebouças, Curitiba – PR
Gabby Bel é graduanda de Bacharelado de Design, especializando em Concept Art, Design Gráfico e Fotografia. Bolsista CNPQ no projeto InterAntar.
A atividade será em conjunto com a oficina de personagens da Gabby Bel e dará suporte ao conteúdo teórico. Consiste em demonstrar a construção de um personagem, baseando-se em características como personalidade e comportamento. Faremos isso através de uma atividade prática com os participantes, enquanto auxiliamos e mostramos exemplos de personagens já criados.
Dia 26/08, das 14h às 16h, na sala CC-202 na UTFPR – Av. Sete de Setembro, 3055 – Rebouças, Curitiba – PR
Gabby Bel: Sou ilustradora e desenvolvedora de jogos, amo criar e produzir ilustrações baseadas em narrativas, tanto de personagens quanto de cenários. Meu maior interesse está no desenvolvimento visual de jogos e quadrinhos, onde posso contar histórias através da arte.
27/08 - Como criar cenários com personalidade
Participe dessa oficina com Yoshi Itice!
Yoshi compartilha seus mais de 10 anos de experiência no mercado de narrativas gráficas e ensina como construir cenários com personalidade e peso que encantam as pessoas e as fazem se sentir dentro de um ambiente vivo e fantástico.
Dia 27/08, das 14h às 16h, na sala CC-201 na UTFPR – Av. Sete de Setembro, 3055 – Rebouças, Curitiba – PR
Yoshi Itice é de Curitiba/PR, formado em Design Gráfico pela UFPR e pós graduado em Histórias em Quadrinhos pela OPET/PR. Trabalha com ilustração e histórias em quadrinhos desde 2010. Publicou diversas séries de tirinhas em formato digital para web e mais de 15 obras impressas. Dentre elas “Last RPG Fantasy”, vencedor do troféu Ângelo Agostini de Melhor Publicação Independente de 2012; a série em cinco volumes “Eventos Semiapocalípticos” que será republicada pela editora JBC; e a Graphic MSP “Do Contra – Herança”, do selo de publicações da Mauricio de Sousa Produções e publicada pela editora Panini.
28/08 - Música e animação, como a música pode inspirar a experimentação
Participe dessa oficina com Eliane Gordeeff!
Através de estudo de casos e de compartilhamento de experiências, a música é apresentada como um elemento poderoso para inspirar e fomentar ideias. É uma oficina livre para todos, inclusive para quem só deseja criar um roteiro ou desenvolver uma ideia.
Dia 28/08, das 14h às 16h, online através do Google Meet (link da sala será disponibilizado apenas para os inscritos).
Eliane Gordeeff é animadora, professora e pesquisadora (CIEBA, Portugal/LAAD, Brasil) com doutorado em Multimédia Universidade de Lisboa (Portugal). Membro da ASIFA, Society Animation Studies e Casa da Animação, em 2018, editou o livro Aesthetic Interferences: The Stop Motion Technique in the Animation Narrative e tornou-se correspondente em Portugal, Espanha e Brasil do zippyframes.com. Gordeeff produziu e animou mais de 16 curtas de animação autorais. tendo mais de 70 textos publicados (acadêmicos e não acadêmicos), a maioria deles, online no Researchgate.org, onde conta com mais de 13 mil leitores. Também coordena um “índice” de textos acadêmicos editados e publicados no Brasil: academicosdaanimação.blog.br, e faz parte da comissão acadêmica do ExperimentAnima 2024, e da organização do SeAnima 2024.
29 e 30/08 - Papel Vivo
A oficina “Papel vivo” busca duas frentes principais: passar informações básicas sobre animação em Stop Motion e suas maneiras de criação; e colocar as mãos na massa explorando os movimentos possíveis e impossíveis do corpo humano, a partir das técnicas apresentadas. Com bonecos de papel, os participantes poderão gravar uma animação própria, pensando como montar o movimento a partir de imagens estáticas: como fazer um boneco de papel andar, correr, dar cambalhotas e dançar?
São dois dias de oficina, 29/08 e 30/08, das 9h às 11h, de maneira híbrida: dia 29/08 será um encontro online (com link da reunião enviado para os inscritos), e dia 30/08 presencial na sala CC-201 na UTFPR – Av. Sete de Setembro, 3055 – Rebouças, Curitiba – PR
João Klimeck é graduando de Cinema e Audiovisual na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Focando seus trabalhos artísticos em animação, desenvolve projetos de Stop Motion em Mixed Media (utilizando de diferentes materiais). Participou, em 2023, da terceira edição da mostra de videoarte stopmotion / MSVM, e, em 2024, teve sua videoarte de animação em papel na exposição “Fogo-Fátuo e Azul” organizada no Laboratório Experimental de Interlocução Audiovisual (Lab. L.E.I.A.).