ExperimentAnima

Exposição Virtual

Pesquisa em Animação - Bass School of Arts, Humanities, and Technology da University of Texas at Dallas

É com grande entusiasmo que inauguramos esta exposição virtual, fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos de pós-graduação durante o curso de História da Animação, realizado entre janeiro e maio de 2024 Bass School of Arts, Humanities, and Technology da University of Texas at Dallas. Durante esse período, os alunos se dedicaram a pesquisas aprofundadas sobre uma variedade de tópicos relacionados à história da animação.

Nesta exposição, selecionamos seis pesquisas excepcionais para serem apresentadas no formato de pôster científico, inicialmente exibidos na galeria de arte da nossa escola no Texas, e agora disponíveis aqui, na galeria virtual do Experimentanima. Cada pôster é acompanhado pelo artigo completo, permitindo que você se aprofunde nas análises e pesquisa de cada aluno.

A pesquisa em animação é um campo vital que conecta história, cultura, tecnologia e estética de formas únicas. Nosso objetivo com esta exposição é tornar essa área de estudo mais acessível e visível, destacando a diversidade de abordagens que a animação oferece como objeto de investigação acadêmica.

 

Entre os temas abordados, você encontrará:

“Doom! Invasor Zim como Rasquache: Seu Impacto na Animação e na Estética Latinx” / “Doom! Invader Zim as Rasquache: Its Impact on Animation and Latinx Aesthetics” pelo aluno de doutorado Luke Hernandez.

“Étienne-Jules Marey:  Zootrópio Tridimensional e a Tradução da Forma” / “Étienne-Jules Marey: Three-Dimensional Zoetrope and the Translation of Form” pelo aluno de doutorado Logan Acton.

“Figuras Horripilantes: A Vasta Nébula de Influências de Mad God (Tippett, 2022)” / “Horrifying Figures: Mad God’s (Tippett, 2022) Vast Nebula of Influences” pela aluna de doutorado Rachel Catlett.

“Um Olhar Crítico na Representação de Mulheres Negras como Personagens Principais nas Animações da Warner Bros.” / “A Critical Look at the Representation of Black Women as Main Characters in Warner Bros. Animation” pela aluna de mestrado Alissa Clarke.

“Uma Cilada para filmes Live Action? Mudanças e Tendências dos Filmes Animados com Live Action” / “Who Framed Live Action? Live Action Animated Film Shifts and Trends” pela aluna de mestrado Allanah Ahr.

“TEMPORADA DE COMÉDIA: A Evolução da Comédia nas Animações de Chuck Jones” / “Comedy Season: The Influence of Comedy in the Work of Chuck Jones” pelo aluno de mestrado Jonathan Max Wheeler.

A curadoria e supervisão dos trabalhos exibidos nesta exposição foram realizadas pela Dra. Christine Veras, professora da Bass School of Arts, Humanities, and Technology da University of Texas at Dallas.

Doom! Invasor Zim como Rasquache: Seu Impacto na Animação e na Estética Latinx / Doom! Invader Zim as Rasquache: Its Impact on Animation and Latinx Aesthetics

Autor/Designer: Luke Hernandez
Aluno de doutorado da Bass School of Arts, Humanities, and Technology da University of Texas at Dallas
lah190004@utdallas.edu

Trabalho elaborado durante a disciplina de História da Animação para alunos de pós-graduação no primeiro semestre de 2024, orientados pela Dra. Christine Veras

Resumo da pesquisa:
Neste artigo e poster defendo o argumento que a estética e a narrativa da série animada Invasor Zim criada por Jhonen Vasquez incorporam uma estética Rasquache. Essa abordagem ao infame programa nos ajuda a entender por que o desenho animado teve um impacto único, não apenas na animação dos anos 2000, mas também no futuro das estéticas Latinx e do rasquache.

Link para o artigo completo (em inglês): https://utdallas.box.com/s/eq24lix5opnda27gu9h7oo4z4ucvbtj5

Étienne-Jules Marey: Zootrópio Tridimensional e a Tradução da Forma / Étienne-Jules Marey: Three-Dimensional Zoetrope and the Translation of Form

Autor/Designer: Logan Acton
Aluno de doutorado da Bass School of Arts, Humanities, and Technology da University of Texas at Dallas
lha051000@utdallas.edu

Trabalho elaborado durante a disciplina de História da Animação para alunos de pós-graduação no primeiro semestre de 2024, orientados pela Dra. Christine Veras

Resumo da pesquisa:
Étienne-Jules Marey (1830–1904) é uma figura crucial nos estudos do movimento animal e humano do século XIX. Mais especificamente, seu uso do zootrópio tridimensional e a trajetória de pesquisa que levou a este e outros resultados esculturais abraçaram as forças únicas de diferentes mídias: a transição do corpo para a imagem e de volta ao corpo (na forma de pássaros fundidos) ampliou a compreensão em cada etapa, ao mesmo tempo em que sinalizava uma certa aceitação da natureza estética, talvez poética, de seu objeto de estudo. Nest artigo investigo como Marey utilizou o zootrópio para devolver movimento às imagens que havia congelado através do processo cronofotográfico e sua influência no contexto da arte.

Link para o artigo completo (em inglês):
https://utdallas.box.com/s/cgwd52f5tevk3r0w76sbb38aefmam32a

Figuras Horripilantes: A Vasta Nébula de Influências de Mad God (Tippett, 2022) / Horrifying Figures: Mad God’s (Tippett, 2022) Vast Nebula of Influences

Autor/Designer: Rachel Catlett
Aluna de doutorado da Bass School of Arts, Humanities, and Technology da University of Texas at Dallas
rxc210073@utdallas.edu

Trabalho elaborado durante a disciplina de História da Animação para alunos de pós-graduação no primeiro semestre de 2024, orientados pela Dra. Christine Veras

Resumo da pesquisa:
Se uma obra de arte é a soma de suas partes, então o épico de stop-motion de Phil Tippett, Mad God, tem uma soma muito grande. Este longa-metragem de terror animado é na verdade um monstro Frankenstein composto por influências que vão desde a Divina Comédia de Dante até as pinturas religiosas caóticas de Hieronymus Bosch, passando por artistas de quadrinhos como Moebius e Richard Corben, até as teorias psicanalíticas de Freud. O que torna essas influências especialmente potentes é a posição autoral única de Tippett, seu diretor, que acumulou essas influências ao longo de muitos anos de dedicação ao seu trabalho. Tippett criou Mad God ao longo de três décadas, em grande parte sozinho, nas horas livres de seu trabalho diurno como celebrado artista de SFX/VFX em grandes franquias de Hollywood. Neste artigo analiso e identifico em seu filme traços dessa pletora de influências que reforçam aspectos do gênero de horror em animação para adultos.

Link para o artigo completo (em inglês):
https://utdallas.box.com/s/rxurzu953dagm4yuad755g3icdrk3754

Um Olhar Crítico na Representação de Mulheres Negras como Personagens Principais nas Animações da Warner Bros. / A Critical Look at the Representation of Black Women as Main Characters in Warner Bros. Animation

Autor/Designer: Alissa Clarke
Aluna de mestrado da Bass School of Arts, Humanities, and Technology da University of Texas at Dallas
acc230000@utdallas.edu

Trabalho elaborado durante a disciplina de História da Animação para alunos de pós-graduação no primeiro semestre de 2024, orientados pela Dra. Christine Veras

Resumo da pesquisa:
A animação, hoje banida, Coal Black and de Sebben Dwarfs foi uma das primeiras animações americanas a colocar uma mulher negra como personagem principal. Dirigida por Bob Clampett para os estúdios Warner Brothers em 1942, a personagem chamada So White permanece como a única mulher negra animada pela Warner Brothers a ter assegurada a posição de personagem principal. Introduzida como uma lavadeira feliz criada como uma versão jazzy da estereotipada mammy, So White contribui para uma estrutura racista maior dentro da indústria de animação Americana, atrapalhando a progressão positiva de representação para futuras mulheres negras como personagens animados. Nesse artigo analiso a problemática representação no filme através de sua personagem principal, pontuando o que precisa mudar na indústria mesmo que possamos constatar a melhoria da representação de mulheres negras em animação.

Link para o artigo completo (em inglês):
https://utdallas.box.com/s/mj5b52bzrx32k2hnjhju4zraalbh1sm6

Uma Cilada para filmes Live Action? Mudanças e Tendências dos Filmes Animados com Live Action / Who Framed Live Action? Live Action Animated Film Shifts and Trends

Autor/Designer: Allanah Ahr
Aluna de mestrado da Bass School of Arts, Humanities, and Technology da University of Texas at Dallas
aga220009@utdallas.edu

Trabalho elaborado durante a disciplina de História da Animação para alunos de pós-graduação no primeiro semestre de 2024, orientados pela Dra. Christine Veras

Resumo da pesquisa:
Filmes Live-action combinados com animação existem desde o início do cinema. Uma definição exata do que é considerado animação e o que é considerado live-action como filme híbrido é ainda fonte de debates constantes. Uma das mais reconhecidas definições estabelecidas pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences afirma que se um filme possui 75% de seu tempo total com personagens animados ou animação, então o filme pode ser considerado animação. O desenvolvimento tecnológico ocorrido com o passar dos anos na criação de filmes e a estilização de filmes animados resultaram numa inversão, influenciando uma nova tendência contemporânea de filmes live-action animados se desenvolveu. Neste artigo investigo as conexões dessa forma híbrida de animação com exemplos históricos e seu impacto em filmes mais recentes.

Link para o artigo completo (em inglês):
https://utdallas.box.com/s/m4ntt5d3g8iukko0waca317h9797jtf3

TEMPORADA DE COMÉDIA: A Evolução da Comédia nas Animações de Chuck Jones / COMEDY SEASON: The Evolution of Comedy in the Works of Chuck Jones

Autor/Designer: Jonathan Max Wheeler
Aluno de mestrado da Bass School of Arts, Humanities, and Technology da University of Texas at Dallas
jmw230002@utdallas.edu

Trabalho elaborado durante a disciplina de História da Animação para alunos de pós-graduação no primeiro semestre de 2024, orientados pela Dra. Christine Veras

Resumo da pesquisa:
Através de sua abordagem inovadora da comédia e roteiro, Chuck Jones deixou uma marca inegável no campo da animação. Ao examinar alguns de seus trabalhos produzidos durante a Era de Ouro da Animação nos Estados Unidos, neste artigo também identifico sua influência em outros diretores e animadores contemporâneos.

Link para o artigo completo (em inglês):
https://utdallas.box.com/s/qad7hvtjkj7dgxi0cb3u8rydoxgqjvyp

Agradecemos por visitar a exposição virtual e esperamos que esses trabalhos inspirem uma nova apreciação pela animação como um campo de pesquisa acadêmica.

As imagens exibidas nesses pôsteres de pesquisa são usadas exclusivamente para fins educacionais e destinadas apenas ao uso educativo e não comercial.
The images displayed on these research posters are used solely for educational purposes and are intended for non-commercial, educational use only.