ExperimentAnima

Biblioteca

Você já escreveu um trabalho técnico científico sobre animação em algum momento da sua vida acadêmica ou profissional? Compartilhe com a gente!

O espaço Biblioteca do ExperimentAnima tem o objetivo de identificar e divulgar as produções na área de animação, incluindo os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), monografias, dissertações, teses, livros, artigos, entre outros.

É fácil participar! Acesse o formulário do Cadastro Nacional de trabalhos acadêmicos/científicos em animação que está disponível no site do evento em Participe/Cadastros. Preencha com suas informações e envie. Pronto!

A biblioteca é uma iniciativa permanente e fica ativa para consulta durante todas as edições do ExperimentAnima e pode receber atualizações a qualquer momento. Tornando-se assim, um catálogo de referência para consultas de pesquisadores e profissionais. Por isso, não deixe de divulgar seu trabalho!!!

¿Has escrito alguna vez un trabajo técnico-científico sobre animación en algún momento de tu vida académica o profesional? ¡Compártelo con nosotros!

El espacio Biblioteca de ExperimentAnima tiene como objetivo identificar y promover las producciones en el campo de la animación, incluyendo Tesís, monografías, disertaciones, libros, artículos, y más.

¡Es fácil participar! Accede al formulario del Registro Nacional de trabajos académicos/científicos en animación que está disponible en el sitio web del evento en Participa/Registros. Rellena con tus informaciones y envíalo. ¡Listo!

La biblioteca es una iniciativa permanente y permanece activa para consulta durante todas las ediciones de ExperimentAnima y puede recibir actualizaciones en cualquier momento. Así, se convierte en un catálogo de referencia para consultas de investigadores y profesionales. ¡Así que no dejes de divulgar tu trabajo!

Have you ever written a technical-scientific paper on animation at any point in your academic or professional life? Share it with us!

The ExperimentAnima Library space aims to identify and promote productions in the field of animation, including undergraduate research projects, monographs, dissertations, theses, books, articles, and more.

It’s easy to participate! Access the National Registry form for academic/scientific works in animation available on the event’s website under Participate/Registrations. Fill in your information and send it. Done!

The library is a permanent initiative and remains active for consultation during all editions of ExperimentAnima and can receive updates at any time. Thus, it becomes a reference catalog for researchers and professionals. So, don’t forget to share your work!!!

Cadastro Nacional de Trabalhos acadêmicos/científicos em animação

Registro Nacional de Trabajos Académicos/Científicos en Animación / National Registry of Academic/Scientific Works in Animation

AIUB, Fernanda. Ensino de animação 2D. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura – Artes Visuais), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.
Acesso: http://hdl.handle.net/11449/156589

AMARAL, Elidiany Andreia Oliveira do. Animação em motion graphics para a prevenção do bullying em escolas brasileiras. 2019. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13842

ARAÚJO, Pamella Emília de Queiroz. O silêncio lá de baixo: autobiografia em cinema de animação. 2019. 175 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2019.
Acesso:  pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.php?codAcervo=14575

AUDACIO, Edneuci Denise. A história do município de Londrina narrada com uso de animação gráfica – Londrix. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Londrina,2015
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20299

BARROSO, Roberta Filizola Custodio. Política nacional de fomento ao audiovisual e o desenvolvimento do cinema de animação no Ceará. 2019. 90 f. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019
Acesso: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49354

BRAGA, B. A. The unexpected tales ou como multiplicar privilégios para diversificar animação. 2020. 108 p. Trabalho de Conclusão de Curso Superior (Tecnologia em Design Gráfico) – Departamento de Design, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2020.

CAMILO, Eduarda Pelizzari. A formação continuada de professores dos anos iniciais: uma experiência de prática docente com o uso de stop motion em aulas de ciências e science. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Acesso: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31070

CAPDEVILLE, Samantha Claret; Araripe, Thaynara Andressa Frota; PEREIRA, Marcio Ferreira Rodrigues; BARROSO, Roberta Filizola Custódio. Política nacional de fomento ao audiovisual e o desenvolvimento do cinema de animação no Ceará. Passagens, Fortaleza, v. 11, n. 2, 129-150, 2020.
Acesso: http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/60813

COSTA, Eliane Cristina de Assis Teixeira. O filme comercial de animação como recurso didático nas aulas de ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20542

CÔGO, William Figueiredo. Das páginas impressas para as telas: o processo de adaptação de livros ilustrados para cinema de animação. Dissertação (Mestrado Mídias Criativas) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020.

DUTRA, Leonardo R. GINO, Maurício S. Evolution of spatiotemporal resolvability in the technical development of stop-motion. AVANCA Cinema International Conference 2019. Avanca, Portugal. Edições Cineclube de Avanca, 2019. p.723- 732.
Acesso: academia.edu/43666418/Evolution_of_spatiotemporal_resolvability_in_the_technical_development_of_stop-motion

ERNST, Priscila. Cinema e ensino: a produção de cinema de animação para o ensino de ciências por meio do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13799

GORDEEFF, Eliane. A representação do imaginarium diegético pela animação, no cinema live-action. 2018, 426f. Tese (Doutoramento em Belas-Artes, especialidade Multimédia) – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.
Acesso:  https://repositorio.ul.pt/handle/10451/36811?locale=en

GUAZZELLI FILHO, Eloar. Yavox, uma pioneira. 2021.

GUSSO, Mikhael Luitgy de Araujo. Desenvolvimento de um livro infantil multiplataforma, com recursos de realidade aumentada, direcionado para o ensino de karatê. 2019. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Acesso: repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12085

KUBOTA, Isabela M. Desenvolvimento de um curta metragem em stop-motion. 2014. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7679

LEITE, E. C. P. ; GODINHO, M. R. B. Animação teatral com a pequena infância: considerações acerca da expressão dramática na formação de professores. In: ANPED SUL SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, IX., 2012, Caxias do Sul, RS: anais, p. 1 -11.
Acesso: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1467/762

LIMA, Felipe Souza Gomes. Os cativantes personagens da Pixar: Um estudo sobre as técnicas de desenvolvimento de personagens dentro da Pixar Animation Studios. 2017. 81 f. Monografia (Graduação em Cinema e Audiovisual) – Departamento de Cinema e Vídeo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Acesso: app.uff.br/riuff/handle/1/5149

LINARES, Gustavo Duarte; SILVA, Denise Machado Torquato da. Animação para o público infanto-juvenil surdo. 2019. 178 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1
/13826

NETTO, Mariana Passos. QUINTAL: Bíblia de Animação para série infantil inspirada na obra de Manoel de Barros. Orientadores: Tamires Lima e Taygoara Aguiar. 2018. 139 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Design, Colegiado de Design, Escola de Belas Artes/UFBA, Salvador.2018.
Acesso:  http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33627

MOURA, Mônica Totini Leme de. (OvO). 2018. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Artes Plásticas/Escola de Comunicações e Artes/USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018

MOURA, Mônica Totini Leme de. Representação e Realidade –Dos Dispositivos Pré-Cinema às Sequências De Imagens Digitais. Iniciação Científica (Artes Visuais) – Departamento de Artes Plásticas, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.65

MUNHOZ, P. R. O Conceito de Mise-en-technologie. Revista Científica/FAP. Curitiba – Pr. V. 19 n. 2 p. 95-116 jul./dez. 2018
Acesso:  periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/2435

MUNHOZ, P. R.; ARAUJO, D. C. O QUE É ANIMAÇÃO: o conceito de Grau de Controle como elemento distintivo dos campos artístico-técnicos da realização audiovisual. ANIMUS – Revista Interamericana de Comunicação Midiática. E-ISSN 2175-4977. V. 18 n. 38. p. 269-286, 2019. 
Acesso:  periodicos.ufsm.br/animus/article/view/29470 

MUNHOZ, P. R. BRICHOS: uma experiência de realização audiovisual e construção de franquia. In. SIRINO, S. P. M (org.) PINHEIRO, F. L. F (org.). CINEMA BRASILEIRO NA ESCOLA: pra começo de conversa. ISBN: 978-85-68399-00-2. CURITIBA: UNESPAR, 2014, 248 p. CAPÍTULO 18 – p. 210 a 226.

MUNHOZ, P. R. O POETA: a realização de um filme como experiência de construção narrativa e de produção tecnológica. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Curitiba, 2002. 148 p.

MUNHOZ. P. R. GRAVIDADE: da mise-en-scène à mise-en- -technologie. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2018. 219 p. 

OLIVEIRA, Marcos Araújo de. Possibilidades cenográficas no teatro de animação: desdobramentos e transformações da imagem no espaço. 2014. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17194

PASS, Daniele Tem. Mulheres na ciência e tecnologia: uma animação em motion graphics. 2018. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13817

PINTO, Gustavo Mayer. Contribuições para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental através da produção colaborativa de animações. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5109

RAMALHO, Felipe C.; BELO, Fábio. Identidade de gênero não- -inteligível e o cinema de animação o caso de Lenny, de O Espanta Tubarões. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 11, n. 16, 2017.
Acesso:  periodicos.ufrn.br/bagoas/article/download/12522/8644/

RIBEIRO, Rafael João. Curta de animação como organizador prévio no ensino de física. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3517

SAGATIO, R. G.. A evolução do motion graphics: da narrativa do cinema para a autonomia audiovisual. DIÁLOGO COM A ECONOMIA CRIATIVA, v. 4, p. 156-176, 2019.
Acesso: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/article/view/211

SAGATIO, Raphael Guaraná. A evolução do motion graphics: da narrativa do cinema para a autonomia audiovisual. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2018.
Acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12240

SANTOS, David Francisco Viana Mendonça dos. Análise de design dos personagens em ‘Irmão do Jorel’. GRAPHICA: XIII International Conference on Graphics Design for Arts and Design, Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, p. 336-347, set. 2019.
Acesso: http://www.graphica2019.org/assets/doc/Anais_Graphica_2019.pdf

SANTOS, Eliana Cabral dos; BOZEK, Milena Spak. Animação em Stop-motion para incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte. 2015. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13885

SANTOS, S. F. I’m Fine. 2018. 51 f. Projeto Integrador IV – TCC (Técnologo Design de Animação) – Centro Universitário Curitiba, Curitiba, 2018.

SANTOS, Rodrigo Faustini dos. Materia Obscura (2009): metamorfose alquímica e a transmigração analógico-digital. Rebeca, São Paulo, v. 8, n. 1, pp.35-5
Acesso: rebeca.socine.org.br/1/article/view/549/334

SCHIRIGATTI, Elisangela Lobo; GLORIA, Lidia. O ensino de animação em nivel superior e seu impacto no mercado de trabalho: O “BOOM” DOS CURSOS DE ANIMAÇÃO NO BRASIL. VIII Congreso Internacional AsAECA, [s. l.], ed. 8, 28 abr. 2022. Disponível em: http://asaeca.org/. Acesso em: 31 maio 2022.

SILVA, Emilly Fidelix da. PowToon e sala de aula: elementos para uma educação inovadora. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19921

SILVA, Julia Tocci. As cores de “O Menino e o Mundo” estudo sobre sua aplicação e significados. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13828

SILVA, Savio Leite e. As animações subversivas de Terry Gilliam Publicado em REGINATO, Eduardo. Terry Gilliam: O Onírico Anarquista. 1 edição. Rio de Janeiro – Produção editorial: Eduardo Reginato, revisão de textos: Danilo Crespo, capa: Rafael Coutinho, projeto gráfico: Folha Verde Design, 2022.
Acesso: http://blgentretenimento.com.br/terrygilliamrj/A1dEKoAiiQ3UveM0sM

SOVIERZOSKI, Thomaz Costa. O Jogo de Choronzon. 2013. Tecnologia em Design Gráfico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2013

STDREZK, Bruno Henrique Stoco et al. Brilhante: Curta de animação 2D que trata do tema de saúde mental dos jovens ao escolher sua futura carreira 2021

TAVARES SOUZA, Fernanda de Jesus. Morte/Trem Fantasma: a bordo Valêncio Xavier. 2020. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná – Campus Curitiba II/ Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Curitiba, 2020.

TOWS, Giovana. Animação sobre doença celíaca. 2018. 162 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13799

USSUI, Vitor Rebellato. Cola comigo: produzindo uma animação que incentive a prática da colagem entre adolescentes. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13836

VALENTE, Barbara Carranca. Desenvolvimento de material instrucional sobre a construção de bonecos para stop motion. 2019. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019. 
Acesso: repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12065

VIDAL, Julia. The Midnight Gospel e The Duncan Trussell Tamily hour: um estudo de narrativa transmídia. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25354

VOSGERAU NETO, Alberto. Animação digital: uma jornada napoleônica pelo mundo dos mortos egípcio. 2014. 184 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7780