Espaço de livros
Livros e Autores na Área de Animação
Eliane Gordeeff
Aesthetic Interferences, the stop motion technique in the animation narrative, 2018
Sobre o livro: Um livro que fala sobre stop motion em termos estético-narrativos
Redes Sociais: @quadro.vermelho – facebook.com/aestheticinterferences/ – br.linkedin.com/in/eliane-gordeeff-2822871a –
Acesso : https://aestheticinterferences.com
A História da Calcinha
A História da Calcinha é o primeiro doc animado brasileiro (Martins, 2009) animado e dirigido por uma animadora.
Acesso: https://bit.ly/3hpOOeQ
A História da Calcinha | The Panty’s History on Vimeo
Sobre a autora: Animadora, professora, pesquisadora de animação (CIEBA/FBAUL/ Portugal), é membro da ASIFA e da Society for Animation Studies. Produziu, animou e dirigiu +16 curtas de animação, exibidos em vários festivais pelo mundo. Já publicou mais de 60 textos sobre animação, o livro Aesthetic Interference (2018) – sobre stop motion -, escreve sobre animação independente para o zippyframes.com, além de coordenar o academicosdaanimacao.blog.br, que é um índex de textos sobre animação publicados no Brasil.
Marcos Buccini
Release do livro História do Cinema de Animação em Pernambuco
Sobre o livro: Por quase 50 anos a historiografia do cinema feita em Pernambuco ignorou os filmes e os artistas que fazem animação no estado. As citações a obras animadas são raras e superficiais. Assim, a história da animação pernambucana permaneceu desconhecida até mesmo para seus participantes.
Pela primeira vez uma pesquisa conseguiu mapear a produção cinematográfica de animação do estado desde o que se conhece como sua origem até o ano atual. O livro História do Cinema de Animação em Pernambuco preenche esta lacuna ao trazer um mapeamento inédito, que catalogou 267 obras realizadas desde o final da década de 1960 até meados de 2017. Porém, a pesquisa não se limitou apenas a inventariar os títulos. A partir de mais de 50 entrevistas e de uma extensa revisão bibliográfica, foi possível discutir assuntos como o impacto das tecnologias na produção cinematográfica, o perfil dos autores, suas opções estéticas e conceituais, e dados do mercado.
Seu ineditismo também se dá em relação à historiografia do cinema de animação nacional. Pois os pouquíssimos textos e documentários que existem concentram seu foco na produção realizada no eixo Sul/Sudeste. O que acontece (e principalmente aconteceu) em estados ‘periféricos’ permanece ignorado e esquecido. Assim, História do Cinema de Animação em Pernambuco é uma das raras tentativas de se conhecer e preservar um filmografia que sobrevive à margem dos ‘grandes centros’ produtores.
Este livro é o resultado de uma pesquisa de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, e foi patrocinado pelo edital Funcultura Audiovisual.
Quantidade de páginas: 288
Preço de venda: R$ 20,00
Sobre o autor: Marcos Buccini é doutor em Comunicação pela UFPE e bacharel em Design pela mesma instituição. Fez sua primeira animação em 2002: A Árvore do Dinheiro venceu o Anima Mundi Web daquele ano. Em 2005, fundou um Núcleo de Animação na Faculdade Aeso. Lá, realizou os curtas A Morte do Rei de Barro (2005) e Na Corda Bamba (2006), além de videoclipes, comerciais e vinhetas. Em 2008, já como professor do Núcleo de Design da UFPE, em Caruaru, criou o projeto de extensão Animando Histórias e o Maquinário – Laboratório de Animação UFPE, onde orienta trabalhos realizados pelos alunos. Os 10 filmes que produziu já lhe renderam mais de 50 prêmios nacionais e internacionais. Seu primeiro livro, Trajetória do Cinema de Animação em Pernambuco, é baseado na sua tese de doutorado, e foi patrocinado pelo Edital do Funcultura Audiovisual.
Elisangela Lobo Schirigatti
Competences of animation Designers – Perceptions based on a sample of Brazilian professionals
Sobre o livro:
“A pesquisa do seu livro nos leva a confiar numa animação mais estruturada, onde a produção de uma animação segue e atravessa rigorosamente suas fases para chegar ao seu final. O seu livro ensina muito, isto é bastante verdade. A forma de saber como pensam os animadores já é uma forma de compreendê-los melhor e também de nos fazer compreender por eles. Creio que este é para mim, o grande legado da sua pesquisa.” – Wilson Lazaretti – Em Valinhos-SP, 27 de novembro de 2021.
“Competences of animation Designers é o resultado de um estudo bem estruturado com objetivos e metodologia claros. Apresenta o contexto do ensino da animação no Brasil atual com estatísticas importantes, além de dados e conclusões significativos para qualquer profissional ou estudante da área. Mais uma obra da academia brasileira, fundamental para o entendimento das competências profissionais para a “nossa” Animação ;). ” – E. Gordeeff, 01 de dezembro de 2021.
Sobre a autora: Profa. Dra Elisangela Lobo Schirigatti é designer e docente do Departamento Acadêmico de Desenho Industrial (DADIN) da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), onde leciona as disciplinas de fotografia e animação. É coordenadora do Núcleo de Design de Animação e do Núcleo de Fotografia, ambos da UTFPR. É responsável pela organização dos eventos de extensão: Encontro Nacional de Animação Experimental – ExperimentAnima, Semana de Jogos, Quadrinhos e Animação – JoQA, Momento Animação, Roda de Conversa Animada e o Laboratório Aberto de Animação – LAAB. Fez parte da equipe de organização do Seminário Brasileiro de Estudos em Animação – SEANIMA 2020, é membro da Red Latinoamericana de Estudios de Animación – Sur a Sur. Na área da pesquisa coordena os projetos Observatório Internacional do Ensino em Animação e a Cadeia Produtiva da Animação, onde estuda as competências dos profissionais de animação.