Programação 2022
Lives Pré Evento
28/07 - 19:00
Animações Interativas em Ambientes Virtuais
Adriano Bono e Caroline Petian
04/08 - 19:00
Oficina: paralaxe transversal e longitudinal, simulação de espacialidade por meios bidimensionais na obra de Norman McLaren.
Leonardo Dutra
10/08 - 14:00
Cinema, montagem e animação. Nem tudo se anima na animação.
Glaucio Henrique M. Moro
III Mostra de Animação
De 22 à 26/08 - De Segunda a Sexta - Às 10h, 13h e 18h
Local: Miniauditório UTFPR-CT
Chico Liberato faz parte da segunda geração de artistas modernos da Bahia. Autodidata, passou a integrar o mundo da arte desde que entendeu o seu lugar no mundo, abrindo e explorando caminhos próprios de expressão. É artista multimeios: desenhista, pintor, escultor, gravador, cineasta, designer gráfico. Sua obra é reflexo de experiências vivenciadas no exercício dessas múltiplas linguagens visuais, em sete décadas de produção ininterrupta. Completamente identificado com as mais autênticas referências do Nordeste brasileiro, pulsou por justiça social, integração com a natureza, idiossincrasias e sentimentos humanos, em pesquisas e percepções que lhe pautaram vida e obra. O olhar impregnado de sertão e de sentidos transbordou em arte e nos ofertou eclético e diversificado acervo, que hoje compõe o universo da sua criação. O Chico artista contém ainda dimensão de ativista, articulador e gestor cultural, com participação decisiva na realização de eventos que engrandeceram a arte na Bahia e acolheram novas gerações de artistas. Conhecer obra e trajetória de Liberato é se inteirar do quanto pode um fazer contribuir com o coletivo, a reafirmar e reavivar a beleza e humanidade que há em nós.
22/08/2022 - Segunda-Feira
16h – 17h – Mesa 1
Convidados: Talita Gonçalves, Joyce Carr, João Pedro Silva, Bruno Azzani e Thais Taldivo
18h – 19h – Mesa 2
Convidados: Gustavo França, Camila Trevisan, Flavia Lacerda e Ana Aparecida
20h – 21h – Panorama contemporâneo do Puppet Animation
Convidados: Leonardo Dutra
Leonardo
Leonardo Rocha Dutra dedicou suas pesquisas de mestrado em Design (ED-UEMG 2011) e doutorado em Cinema (EBA-UFMG 2020) à tecnologia do personagem de stop-motion. Atuou na Escola de Design da UEMG de 2001 à 2017 tendo orientado mais de 60 TCCs na área, criando disciplinas, coordenando núcleo de estudos, projetos de extensão e iniciações científicas. Produziu artigos e capítulos de livros sobre stop-motion e design audiovisual em publicações e eventos nacionais e internacionais, bem como obteve premiações em motion design e animação em âmbito nacional e internacional. Atua profissionalmente nessa área desde os anos 1990. É residente pós-doutoral em Artes Visuais no Laboratório de Tridimensionalidade da EBA-UFMG.
23/08/2022 - Terça-Feira
14h – 15h – Red Sur a Sur: desafios alcançados e metas para os próximos anos.
Convidados: Alejandro R. González – Córdoba/Argentina
16h – 17h – Projetos de extensão e de pesquisa: origem, história e produções
Convidados: Marcia Alves, Chicolam, Marcos Buccini e Marcos Magalhães
Chicolam
Designer, mestre em Educação Ambiental, quadrinista, desenhista e animador. É professor de animação, desenho de observação, computação gráfica e vídeo do Curso de Design e coordenador do projeto de extensão “Desenho Ambiental” da Universidade da Região de Joinville – Univille. Criador e autor do Menino Caranguejo e da Turma do Mangue, tendo publicado diversas histórias em quadrinhos, tirinhas e dois livros coletânea. Fundador do Instituto Caranguejo de Educação Ambiental, onde atua no desenvolvimento de projetos de produção de materiais lúdicos com a temática ambiental, como o “Almanaque Menino Caranguejo”, “Animações do Caranga”, além de participar de projetos como “GibiKids / Pato Branco da Bienal de Quadrinhos de Curitiba”, “SOS Manguezais” e “Atitudes e Ações Ambientais” em parceria com o Instituto Comar.
Marcos Magalhães
é cineasta de animação autor de “Meow!” (Prêmio Especial do Júri em Cannes), “Animando” (filmado no National Film Board of Canada) e criador do Ratinho de Massinha do programa de TV Castelo Rá-tim-bum, entre outros. Foi o Coordenador do Núcleo de Animação do CTAv e o responsável pela primeira formação oficial de animadores no Brasil, durante o acordo entre National Film Board e Embrafilme nos anos 1980. Artista visitante na USC (University of Southern California) em Los Angeles/USA, em 1998-99, onde realizou o curta “DoiS”. Bolsista da Fundação Guggenheim em 2004. Graduado em Arquitetura na UFRJ, é Professor Doutor de Animação na PUC-Rio.
Marcos Buccini
É formado em Design, mestre em Design da Informação e Doutor em Comunicação pela UFPE. De 2008 a 2019 trabalhou como professor efetivo do Núcleo de Design da UFPE/CAA, onde Coordenou o Maquinário – Laboratório de Animação UFPE. Hoje ministra as disciplinas de animação do Curso de Cinema, na mesma instituição. Em 2005, fundou e coordenou o Núcleo de animação Digital da AESO/Barros Melo. Produziu 10 filmes, ganhando mais de 50 prêmios no total. Pesquisa a história da animação Brasileira com o foco na animação pernambucana. Já publicou diversos artigos científicos sobre os assuntos. Em 2017, lançou o livro História da Animação em Pernambuco, pela Editora Serifa Fina.
Suas redes sociais para divulgação: Chicolam (Instagram: @chicolam @turmadomangue) Univille: (Curso de Design: @designuniville – Mestrado Design: @ppgdesignuniville) Instituto Caranguejo: (www.caranguejo.org.br)
Email: instituto@caranguejo.org.br
18h – 19h – Experimentação Inventiva no processo de animação digital
Convidados: Igor S. Bastos
Do curso de Cinema de Animação e Artes Digitais da Escola da Belas Artes-UFMG, com 23 anos se tornou o Diretor mais jovem da história do Brasil a dirigir um longa-metragem de desenho animado. Faz parte da equipe do MUMIA o 2º maior festival de Desenhos animados do País. É proprietário da Espacial Filmes, onde produz filmes, séries, jogos e vários produtos para mais de 52 países.
Diego Akel ama o desenho, a pintura e as imagens animadas. Junto à sua paixão por viagens e idiomas viaja o mundo fazendo filmes, ministrando cursos e sobretudo fazendo novos amigos com essas paixões em comum. Retrata seu dia-a-dia em seus cadernos e em seus filmes incorpora tudo – trabalhos livres e soltos, expressões de um momento.
24/08/2022 - Quarta-Feira
14h – 15h – Terminei meu curta e agora? – Distribuição no circuito de festivais
Convidados: Flávia Rabachim
Flávia Rabachim é graduada no curso de Administração e Especialista em Produção Executiva.Profissional no Mercado Audiovisual Brasileiro já faz seis anos atuando em projetos nos diversos formatos: Institucional, Videoclipe, Publicidade, Curta e Longa Metragem. Desenvolvedora e Produtora de dois programas de rádio online transmitidos em Portugal, sobre conteúdo cultural e audiovisual.
Suas redes sociais para divulgação: @flavinharabachim
Email: comunicacao.flavia@gmail.com
16h – 17h – Una experiencia docente en la enseñanza de la animación en una universidad argentina
Convidados: Marlene Nascimento
Marlene Nascimento es Comunicadora Social especializadas en medios audiovisuales por la Universidad de Sao Paulo, (USP) y Doctora en Diseño por la Universidad de Buenos Aires (UBA). Se especializa en el estudio de los recursos del lenguaje audiovisual en el lenguaje especifico de la animación. Investiga los recursos que la técnica 3D estereoscópica aporta al lenguaje audiovisual en la era digital. Miembro de la Red Sur a Sur, Red Latinoamericana de estudios de animación. Profesora universitaria. Especializada en didáctica del proyecto. Profesora titular de la asignatura pba Principios y Bases de la Animación en la carrera de Diseño de Imagen y Sonido de la FADU-UBA, Catedra Nascimento. Profesora e investigadora en USAL. Docente en Escuela DAVINCI.
Directora, realizadora, creativa, guionista, productora y post productora. Desarrolla y gestiona proyectos audiovisuales. Su fortaleza es la disciplina proyectual y el desarrollo de proyectos de Animación.
“Marlene Nascimento é Comunicadora Social especializada em mídias audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Design pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Especializa-se no estudo dos recursos da linguagem audiovisual na linguagem específica da animação. Investigar os recursos que a técnica 3D estereoscópica traz para a linguagem audiovisual na era digital. Membro da Red Sur a Sur, Rede Latino-Americana de Estudos de Animação. Professora de universidade. Especializada em didática de projetos. Professora da disciplina pba Princípios e Bases da Animação na carreira de Design de Imagem e Som da FADU-UBA, Catedra Nascimento. Professor e pesquisador da USAL. Professora na Escola DAVINCI.
Diretor, diretor, criativo, roteirista, produtor e pós-produtor. Desenvolver e gerenciar projetos audiovisuais. Sua força é a disciplina de design e o desenvolvimento de projetos de animação.”
Suas redes sociais para divulgação: Facebook: Marlene Nascimento da Silva.
Tenho mais de 10 anos de experiência trabalhando como background artist para vários shows do Netflix, Cartoon e Disney Channel, além de ter trabalhado como diretora de arte na série Mytikah, finalista do Grande Premio do Cinema Brasileiro em 2020 na categoria melhor série de animação. Hoje em dia, desenvolvo conteúdo audiovisual autoral pelo meu estúdio independente.
*Em 2022, meu projeto “Ray em Manny” foi o único projeto do Brasil escolhido pela Ventana Sur para receber o programa de mentoria de Pitchs, que selecionou 5 projetos da America Latina para receberem feedbacks e treinamentos visando o festival Annecy.
https://www.behance.net/paulares
20h – 21h – Como a trilha sonora pode potencializar animações experimentais
Convidados: Ariane Miwa Miake, Bruna Barbosa e Danielly M. A. G.
25/08/2022 - Quinta-Feira
14h – 15h – Animação experimental: processos e iniciativas
Convidados: Leila Monsegur
Leila Monsegur é graduada em Pintura pela Escuela Nacional de Bellas Artes. Instituto Universitário Nacional de Artes IUNA, Argentina. Artista multidisciplinar e arte educadora sua pesquisa percorre a relação criativa das linguagens híbridas, utilizando desenho, pinturas mural, performance multimídia, video-arte e cinema de animação. No cinema de animação encontra o lugar onde articular as narrativas entre o desenho contemporâneo e a dimensão do tempo e movimento, desenvolvendo principalmente animaçóes de caráter autoral.
15h – 16h – Oficina de Flip Book
Convidados: Márcia Alves e Waleska Chagas Sieczkowski Pacheco
Local: CC201 UTFPR-CT
16h – 17h – 20 anos do Mumia – MOSTRA UDIGRUDI MUNDIAL DE ANIMAÇAO
Convidados: Sávio Leite
Sávio é cineasta e professor. Estudou Comunicação e é Mestre em Artes Visuais pela UFMG. É diretor de curtas-metragens, professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA e coordenador de workshops de vídeo e imagem, tendo colaborado ainda em vários projetos cinematográficos. Seus trabalhos foram apresentados e premiados em importantes festivais ao redor do mundo. Nominado quatro vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e vencedor do Melhor Curta Metragem em animação desse prêmio em 2018. Foi júri em festivais na Finlândia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Armênia e em diversos outros no Brasil. Fundador e um dos diretores do TIMELINE – Festival Internacional de Video Arte de Belo Horizonte. Fundador e um dos diretores da Múmia.
18h – 19h – Podcast e suas relações com mercado de animação
Convidados: Vinicius Augusto Bozzo (Se Anime Podcast), Celbi Pegoraro (AnimaSom), Leo Francisco (Papo Animado) e Laryssa Prado (Mulher Anima)
Vinícius
Roteirista, diretor, editor, músico e apresentador. Produziu diversos programas de televisão, séries para web e documentários para TV (“As histórias de Quintino Cunha”, “Luz, Câmera e Barreto” e “Aqui é Flamengo”). Atualmente é diretor da Sinfonia Filmes onde dirigiu a animação “Bambolim – A Diversão Sempre Vence” e “Smartphamily”. Vinicius é membro da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), do Fórum Cearense de Animação e idealizador do Se Anime Podcast.
20h – 21h – Longa de animação durante a pandemia, é possível?
Convidados: Vinicius Augusto Bozzo, Mariana Medina, Telmo Carvalho, Diego Campos Akel
Vinícius
Roteirista, diretor, editor, músico e apresentador. Produziu diversos programas de televisão, séries para web e documentários para TV (“As histórias de Quintino Cunha”, “Luz, Câmera e Barreto” e “Aqui é Flamengo”). Atualmente é diretor da Sinfonia Filmes onde dirigiu a animação “Bambolim – A Diversão Sempre Vence” e “Smartphamily”. Vinicius é membro da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), do Fórum Cearense de Animação e idealizador do Se Anime Podcast.
Mariana Medina
Formada em cinema, participou do curso “Economia e Mercado do Cinema e do Audiovisual” realizado pela Universidade Federal do Ceará. Foi professora do curso de extensão em cinema de animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira/ UFC. É sócia diretora, produtora e roteirista da Tusche Produções. Criou, roteirizou e produziu a série animada para a televisão, Um Conto Em Cada Ponto (Ancine/ EBC). Roteirista do longa-metragem animado “O Menino da Cor Azul”, edital Secult CE 2016. Roteirista e Produtora do longa-metragem Todo Mundo Já Foi Pra Marte, edital Aldir Blanc/ Secult CE 2022.
Suas redes sociais para divulgação:
https://www.instagram.com/tuscheproducoes/
https://www.instagram.com/todomundomarte/
https://www.facebook.com/tuscheproducoes
Telmo Carvalho
Especialista em Cinema de Animação pela Embrafilme e National Film Board off Canadá. Foi um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Universidade Federal do Ceará. É também orientador de cinema de animação em oficinas socioeducativas, tendo produzido mais de 60 filmes com as crianças e jovens participantes. É sócio da Tusche Produções e diretor da série animada para a televisão: Um Conto Em Cada Ponto – Ancine/ EBC. Em 2021 dirigiu o longa-metragem Todo Mundo Já Foi Pra Marte, um documentário em animação experimental.
Suas redes sociais para divulgação:
https://www.instagram.com/tuscheproducoes/
https://www.instagram.com/todomundomarte/
https://www.facebook.com/tuscheproducoes
Diego Campos Akel
Diego Akel é animador, realizador, produtor criativo, curador e instrutor. Seu trabalho no campo da animação experimental é reconhecido internacionalmente, com participação em festivais e oficinas ministradas pelo Brasil e no exterior. Em 2019 foi entrevistado para o livro “Experimental Animation – from analogue to digital”, da editora Routledge. Entre suas pesquisas, Akel estuda a animação como uma forma espontânea de criação artística, mesclando tecnologias de ponta com abordagens artesanais.
Redes sociais: @diego.akel (instagram)
26/08/2022 - Sexta-Feira
14h – 15h – Apresentação da Mostra de Animação
Convidados: Bruno Azzani Braga, Marcelo Abilio Públio, Sávio Leite e Eliane Gordeeff
Bruno Azzani Braga
Bruno é graduado em pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP), técnico em Design de Jogos pela MICROCAMP e graduando em Tecnologia de Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná (UTFPR), suas áreas de interesse e estudo são educação, animação, estratégia e estudos culturais, entendendo que interdisciplinaridade do conhecimento pode ajudar na construção de um futuro mais justo. Cofundador do projeto de extensão Design Anima-Ação na UTFPR onde atuou como professor voluntário com o objetivo de ensinar os processos de animação e seguir com o objetivo primário dessa iniciativa de fomentar a cultura desta área no ambiente universitário e fora dele de maneira gratuita e aberta ao público interno e externo da faculdade. Já atuou sendo ministrante convidado para dar minicursos de animação com a técnica de Motion Graphics com a plataforma after effects na UTFPR de forma voluntária. Participou da organização e foi um dos idealizadores do tema da Semana Acadêmica de Design na UTFPR Câmpus Curitiba, o Algures 14 com a presença de quase 500 encontristas. Ex-membro da empresa júnior Estalo Design onde atuou na área de estratégia. Participou como seminarista e palestrantes em eventos de pesquisas científicas nas áreas de animação como o SEANIMA e Experimenta Anima, apresentando os resultados de suas pesquisas sobre a importância do estudo da animação e desenvolvimento de processo e técnicas, além de ter obras de animação exibidas em festivais como o MOVA Festival. Trabalha há quase 3 anos como Animador/Motion Designer e Designer Gráfico, tendo a oportunidade de desenvolver projetos culturais, produções audiovisuais (principalmente usando as linguagens animadas) para videoclips ou mercado comercial e desenvolvimento de trabalhos com clientes internacionais como EUA, Inglaterra e Alemanha.
Marcelo Abilio Públio
Marcelo Abilio Públio é docente com dedicação exclusiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Co-coordenador dos núcleos de design de animação e de fotografia nessa Universidade. Doutor em animação pela Université de Picardie Jules Verne na França onde estudou as políticas francesas para promover séries de desenhos animados que promovem as tecnociências e as pesquisas espaciais durante a gerra fria (ESA, Roskosmos, NASA, etc…). Estuda também os interesses políticos que envolvem a difusão dos desenhos animados na televisão francesa. Possui mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2001) e graduação em Comunicação pela ESPM São Paulo (1997).
Sávio Leite
Sávio é cineasta e professor. Estudou Comunicação e é Mestre em Artes Visuais pela UFMG. É diretor de curtas-metragens, professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA e coordenador de workshops de vídeo e imagem, tendo colaborado ainda em vários projetos cinematográficos. Seus trabalhos foram apresentados e premiados em importantes festivais ao redor do mundo. Nominado quatro vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e vencedor do Melhor Curta Metragem em animação desse prêmio em 2018. Foi júri em festivais na Finlândia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Armênia e em diversos outros no Brasil. Fundador e um dos diretores do TIMELINE – Festival Internacional de Video Arte de Belo Horizonte. Fundador e um dos diretores da Múmia.
Eliane Gordeeff
Eliane Gordeeff é Animadora, professora, pesquisadora de animação (colaboradora do CIEBA/FBAUL/ Portugal), é membro da ASIFA e da Society for Animation Studies. Produziu, animou e dirigiu +16 curtas de animação, exibidos em festivais como Cinanima e Monstra (Portugal), Nuevo Latinoamericano de Havana (Cuba), Anima Mundi (Brasil), Sicaf (Coreia do Sul), Anima (Argentina), Encounters (Reino Unido), NewFestival (EUA).
16h – 17h – Storytelling e Produção Criativa em Animação
Convidados: Ulisses Brandão e Erickson Marinho
Ulisses Brandão é jornalista e produtor de audiovisual, com mais de uma década de experiência. Na atuação jornalística, venceu por cinco vezes o Prêmio Cristina Tavares, o mais importante do Norte-Nordeste. No audiovisual, desde 2012, atua como coordenador de projetos da Viu Cine. Na área de animação, produziu as séries “A Turma do Zé Alegria”, “Além da Lenda”, “As Aventuras de Pedrinho e a Chuteira da Sorte” e “Zoopedia”, além do curta “Pedrinho e a Chuteira da Sorte” e do longa “Além da Lenda – FILME”, o primeiro a ser produzido em Pernambuco.
A produção colaborativa como alternativa para o desenvolvimento do mercado nacional de cinema de animação. Será abordado também as questões ligadas às experiências internacionais, a formação técnica dos profissionais e a experiência na UFPel com a plataforma Kinecom.org.
20h – 21h – O papel e contribuições da ABCA para a pesquisa em animação
Convidados: Gil Caserta e Rafa Milani
Rafa Milani
Rafaella Milani Santos é animadora e pesquisadora em animação, formada pela FAAP no ano de 2019, atualmente desenvolvendo uma tese de mestrado pela faculdade Célia Helena Centro de Artes e Educação sobre estudos teatrais aplicados à animação. Foi aluna de Eliseu durante a graduação e por incentivo deste tornou-se membra associada da ABCA.
Gilberto Caserta
Sorocabano, mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso – Universidade de Sorocaba; publicitário pela Escola Superior de Propaganda e Marketing SP. Atuou em produção audiovisual digital desde 1984 e atualmente dedicado às áreas de animação e finalização. Professor no curso de graduação de Animação na Faap – Fundação Armando Álvares Penteado desde 2017. Professor nos cursos de graduação em Design e Jogos Digitais na Uniso, Universidade de Sorocaba de 2011 a 2021. Organizador local do DIA Internacional da Animação na cidade de Sorocaba desde 2006.
Suas redes sociais para divulgação: @abca.animacao / @milani.rafa.art / @gilkserta
Email: diretoria@abca.org.br