ExperimentAnima

Biblioteca

Você já escreveu um trabalho técnico científico sobre animação em algum momento da sua vida acadêmica ou profissional? Compartilhe com a gente!

O espaço Biblioteca do ExperimentAnima tem o objetivo de identificar e divulgar as produções na área de animação, incluindo os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), monografias, dissertações, teses, livros, artigos, entre outros.

É fácil participar! Acesse o formulário do Cadastro Nacional de trabalhos acadêmicos/científicos em animação que está disponível no site do evento em Participe/Cadastros. Preencha com duas informações e envie. Pronto!

A biblioteca é uma iniciativa permanente e fica ativa para consulta durante todas as edições do ExperimentAnima e pode receber atualizações a qualquer momento. Tornando-se assim, um catálogo de referência para consultas de pesquisadores e profissionais. Por isso, não deixe de divulgar seu trabalho!!!

Cadastro Nacional de Trabalhos acadêmicos/científicos em animação

AIUB, Fernanda. Ensino de animação 2D. 2017. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura – Artes Visuais), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.
Acesso: http://hdl.handle.net/11449/156589

AMARAL, Elidiany Andreia Oliveira do. Animação em motion graphics para a prevenção do bullying em escolas brasileiras. 2019. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13842

ARAÚJO, Pamella Emília de Queiroz. O silêncio lá de baixo: autobiografia em cinema de animação. 2019. 175 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Mestrado em Artes Visuais, Florianópolis, 2019.
Acesso:  pergamumweb.udesc.br/biblioteca/index.php?codAcervo=14575

AUDACIO, Edneuci Denise. A história do município de Londrina narrada com uso de animação gráfica – Londrix. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Federal Tecnológica do Paraná, Londrina,2015
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20299

BARROSO, Roberta Filizola Custodio. Política nacional de fomento ao audiovisual e o desenvolvimento do cinema de animação no Ceará. 2019. 90 f. Monografia (Graduação em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019
Acesso: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49354

BRAGA, B. A. The unexpected tales ou como multiplicar privilégios para diversificar animação. 2020. 108 p. Trabalho de Conclusão de Curso Superior (Tecnologia em Design Gráfico) – Departamento de Design, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2020.

CAMILO, Eduarda Pelizzari. A formação continuada de professores dos anos iniciais: uma experiência de prática docente com o uso de stop motion em aulas de ciências e science. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Acesso: https://riut.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31070

CAPDEVILLE, Samantha Claret; Araripe, Thaynara Andressa Frota; PEREIRA, Marcio Ferreira Rodrigues; BARROSO, Roberta Filizola Custódio. Política nacional de fomento ao audiovisual e o desenvolvimento do cinema de animação no Ceará. Passagens, Fortaleza, v. 11, n. 2, 129-150, 2020.
Acesso: http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/60813

COSTA, Eliane Cristina de Assis Teixeira. O filme comercial de animação como recurso didático nas aulas de ciências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino)- Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20542

CÔGO, William Figueiredo. Das páginas impressas para as telas: o processo de adaptação de livros ilustrados para cinema de animação. Dissertação (Mestrado Mídias Criativas) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2020.

DUTRA, Leonardo R. GINO, Maurício S. Evolution of spatiotemporal resolvability in the technical development of stop-motion. AVANCA Cinema International Conference 2019. Avanca, Portugal. Edições Cineclube de Avanca, 2019. p.723- 732.
Acesso: academia.edu/43666418/Evolution_of_spatiotemporal_resolvability_in_the_technical_development_of_stop-motion

ERNST, Priscila. Cinema e ensino: a produção de cinema de animação para o ensino de ciências por meio do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 2017. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13799

GORDEEFF, Eliane. A representação do imaginarium diegético pela animação, no cinema live-action. 2018, 426f. Tese (Doutoramento em Belas-Artes, especialidade Multimédia) – Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.
Acesso:  https://repositorio.ul.pt/handle/10451/36811?locale=en

GUAZZELLI FILHO, Eloar. Yavox, uma pioneira. 2021.

GUSSO, Mikhael Luitgy de Araujo. Desenvolvimento de um livro infantil multiplataforma, com recursos de realidade aumentada, direcionado para o ensino de karatê. 2019. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Acesso: repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12085

KUBOTA, Isabela M. Desenvolvimento de um curta metragem em stop-motion. 2014. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7679

LEITE, E. C. P. ; GODINHO, M. R. B. Animação teatral com a pequena infância: considerações acerca da expressão dramática na formação de professores. In: ANPED SUL SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, IX., 2012, Caxias do Sul, RS: anais, p. 1 -11.
Acesso: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1467/762

LIMA, Felipe Souza Gomes. Os cativantes personagens da Pixar: Um estudo sobre as técnicas de desenvolvimento de personagens dentro da Pixar Animation Studios. 2017. 81 f. Monografia (Graduação em Cinema e Audiovisual) – Departamento de Cinema e Vídeo, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Acesso: app.uff.br/riuff/handle/1/5149

LINARES, Gustavo Duarte; SILVA, Denise Machado Torquato da. Animação para o público infanto-juvenil surdo. 2019. 178 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1
/13826

NETTO, Mariana Passos. QUINTAL: Bíblia de Animação para série infantil inspirada na obra de Manoel de Barros. Orientadores: Tamires Lima e Taygoara Aguiar. 2018. 139 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Design, Colegiado de Design, Escola de Belas Artes/UFBA, Salvador.2018.
Acesso:  http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33627

MOURA, Mônica Totini Leme de. (OvO). 2018. 47p. Trabalho de Conclusão de Curso – Departamento de Artes Plásticas/Escola de Comunicações e Artes/USP, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018

MOURA, Mônica Totini Leme de. Representação e Realidade –Dos Dispositivos Pré-Cinema às Sequências De Imagens Digitais. Iniciação Científica (Artes Visuais) – Departamento de Artes Plásticas, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.65

MUNHOZ, P. R. O Conceito de Mise-en-technologie. Revista Científica/FAP. Curitiba – Pr. V. 19 n. 2 p. 95-116 jul./dez. 2018
Acesso:  periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/2435

MUNHOZ, P. R.; ARAUJO, D. C. O QUE É ANIMAÇÃO: o conceito de Grau de Controle como elemento distintivo dos campos artístico-técnicos da realização audiovisual. ANIMUS – Revista Interamericana de Comunicação Midiática. E-ISSN 2175-4977. V. 18 n. 38. p. 269-286, 2019. 
Acesso:  periodicos.ufsm.br/animus/article/view/29470 

MUNHOZ, P. R. BRICHOS: uma experiência de realização audiovisual e construção de franquia. In. SIRINO, S. P. M (org.) PINHEIRO, F. L. F (org.). CINEMA BRASILEIRO NA ESCOLA: pra começo de conversa. ISBN: 978-85-68399-00-2. CURITIBA: UNESPAR, 2014, 248 p. CAPÍTULO 18 – p. 210 a 226.

MUNHOZ, P. R. O POETA: a realização de um filme como experiência de construção narrativa e de produção tecnológica. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Tecnologia. Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Curitiba, 2002. 148 p.

MUNHOZ. P. R. GRAVIDADE: da mise-en-scène à mise-en- -technologie. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, 2018. 219 p. 

OLIVEIRA, Marcos Araújo de. Possibilidades cenográficas no teatro de animação: desdobramentos e transformações da imagem no espaço. 2014. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17194

PASS, Daniele Tem. Mulheres na ciência e tecnologia: uma animação em motion graphics. 2018. 182 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13817

PINTO, Gustavo Mayer. Contribuições para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental através da produção colaborativa de animações. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5109

RAMALHO, Felipe C.; BELO, Fábio. Identidade de gênero não- -inteligível e o cinema de animação o caso de Lenny, de O Espanta Tubarões. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 11, n. 16, 2017.
Acesso:  periodicos.ufrn.br/bagoas/article/download/12522/8644/

RIBEIRO, Rafael João. Curta de animação como organizador prévio no ensino de física. 2011. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3517

SAGATIO, R. G.. A evolução do motion graphics: da narrativa do cinema para a autonomia audiovisual. DIÁLOGO COM A ECONOMIA CRIATIVA, v. 4, p. 156-176, 2019.
Acesso: http://dialogo.espm.br/index.php/revistadcec-rj/article/view/211

SAGATIO, Raphael Guaraná. A evolução do motion graphics: da narrativa do cinema para a autonomia audiovisual. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2018.
Acesso: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12240

SANTOS, David Francisco Viana Mendonça dos. Análise de design dos personagens em ‘Irmão do Jorel’. GRAPHICA: XIII International Conference on Graphics Design for Arts and Design, Rio de Janeiro: Colégio Pedro II, p. 336-347, set. 2019.
Acesso: http://www.graphica2019.org/assets/doc/Anais_Graphica_2019.pdf

SANTOS, Eliana Cabral dos; BOZEK, Milena Spak. Animação em Stop-motion para incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte. 2015. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13885

SANTOS, S. F. I’m Fine. 2018. 51 f. Projeto Integrador IV – TCC (Técnologo Design de Animação) – Centro Universitário Curitiba, Curitiba, 2018.

SANTOS, Rodrigo Faustini dos. Materia Obscura (2009): metamorfose alquímica e a transmigração analógico-digital. Rebeca, São Paulo, v. 8, n. 1, pp.35-5
Acesso: rebeca.socine.org.br/1/article/view/549/334

SCHIRIGATTI, Elisangela Lobo; GLORIA, Lidia. O ensino de animação em nivel superior e seu impacto no mercado de trabalho: O “BOOM” DOS CURSOS DE ANIMAÇÃO NO BRASIL. VIII Congreso Internacional AsAECA, [s. l.], ed. 8, 28 abr. 2022. Disponível em: http://asaeca.org/. Acesso em: 31 maio 2022.

SILVA, Emilly Fidelix da. PowToon e sala de aula: elementos para uma educação inovadora. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Acesso: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19921

SILVA, Julia Tocci. As cores de “O Menino e o Mundo” estudo sobre sua aplicação e significados. 2017. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13828

SILVA, Savio Leite e. As animações subversivas de Terry Gilliam Publicado em REGINATO, Eduardo. Terry Gilliam: O Onírico Anarquista. 1 edição. Rio de Janeiro – Produção editorial: Eduardo Reginato, revisão de textos: Danilo Crespo, capa: Rafael Coutinho, projeto gráfico: Folha Verde Design, 2022.
Acesso: http://blgentretenimento.com.br/terrygilliamrj/A1dEKoAiiQ3UveM0sM

SOVIERZOSKI, Thomaz Costa. O Jogo de Choronzon. 2013. Tecnologia em Design Gráfico, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, 2013

STDREZK, Bruno Henrique Stoco et al. Brilhante: Curta de animação 2D que trata do tema de saúde mental dos jovens ao escolher sua futura carreira 2021

TAVARES SOUZA, Fernanda de Jesus. Morte/Trem Fantasma: a bordo Valêncio Xavier. 2020. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná – Campus Curitiba II/ Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Curitiba, 2020.

TOWS, Giovana. Animação sobre doença celíaca. 2018. 162 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13799

USSUI, Vitor Rebellato. Cola comigo: produzindo uma animação que incentive a prática da colagem entre adolescentes. 2017. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13836

VALENTE, Barbara Carranca. Desenvolvimento de material instrucional sobre a construção de bonecos para stop motion. 2019. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2019. 
Acesso: repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12065

VIDAL, Julia. The Midnight Gospel e The Duncan Trussell Tamily hour: um estudo de narrativa transmídia. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/25354

VOSGERAU NETO, Alberto. Animação digital: uma jornada napoleônica pelo mundo dos mortos egípcio. 2014. 184 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Acesso: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/7780