Autor: Ismael Scheffler

Ano: 2025

Editora: Arte Final

Sinopse:

No livro Processos criativos no teatro: encenação, cenografia e trilha sonora,estão reunidos textos que registram alguns aspectos dos processos de criação de seis espetáculos apresentados em Curitiba, Paraná, e região metropolitana, no período de 2006 a 2016: O ovo (2006); Ubu Rei (2008-2009), A Breve Dança de Romeu e Julieta (2009); Babel (2013-20014), Alice Quântica (2015) e Esperança (2016). Exceto Alice Quântica, Ismael Scheffler dirigiu os demais espetáculos e assina a dramaturgia de O ovo, Babel e Esperança, além da adaptação de A Breve Dança de Romeu e Julieta.

Destes espetáculos, três foram produzidos pelo TUT – Teatro da UTFPR-Curitiba, grupo universitário de extensão universitária: Ubu Rei, A Breve Dança de Romeu e Julieta e Babel, sendo ainda Alice Quântica, outro espetáculo produzido no âmbito extensionista da UTFPR, embora não uma realização do TUT. As outras duas peças foram produções independentes: O ovo e Esperança.

Este livro é uma compilação de textos escritos ao longo de uma década, entre 2008 e 2017. Não se trata, portanto, de uma obra única, com um mesmo estilo e abordagem. O foco está no registro de processos criativos de espetáculos teatrais, variando entre memoriais e artigos científicos. Cada texto foi produzido para um contexto específico, todos já publicados, a maioria em Anais de eventos acadêmicos.

A diversidade de enfoques que os capítulos apresentam tem a ver com algum aspecto que remarcou o espetáculo em questão. Todos perpassam pela encenação. Dois textos abordam questões sobre trilha sonora, quatro capítulos refletem sobre cenografia, outros temas são abordados como o trabalho e a expressão corporal das atrizes e atores, preceitos sobre dramaturgia autoral, havendo também ponderações sobre tradução de dramaturgia, assim como pontuações sobre a relação com o público.

Baixe gratuitamente o PDF

Categorias: Sem categoria